Portal:Áustria-Hungria/Biografia selecionada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Biografia selecionada/1[editar código-fonte]

Sigismund Schlomo Freud (Příbor, 6 de maio de 1856Londres, 23 de setembro de 1939), mais conhecido como Sigmund Freud, foi um médico neurologista judeu-austríaco, fundador da psicanálise. Freud nasceu em Freiburg, na época pertencente ao Império Austríaco; atualmente a localidade é denominada Příbor, na República Tcheca.

Freud iniciou seus estudos pela utilização da hipnose como método de tratamento para pacientes com histeria. Ao observar a melhoria de pacientes de Charcot, elaborou a hipótese de que a causa da doença era psicológica, não orgânica. Essa hipótese serviu de base para seus outros conceitos, como o do inconsciente. Freud também é conhecido por suas teorias dos mecanismos de defesa, repressão psicológica e por criar a utilização clínica da psicanálise como tratamento da psicopatologia, através do diálogo entre o paciente e o psicanalista. Freud acreditava que o desejo sexual era a energia motivacional primária da vida humana, assim como suas técnicas terapêuticas. Ele abandonou o uso de hipnose em pacientes com histeria, em favor da interpretação de sonhos e da livre associação, como fontes dos desejos do inconsciente.

Suas teorias e seu tratamento com seus pacientes foram controversos na Viena do século XIX, e continuam a ser muito debatidos hoje. Suas ideias são frequentemente discutidas e analisadas como obras de literatura e cultura geral em adição ao contínuo debate ao redor delas no uso como tratamento científico e médico.

Ler mais ...



Biografia selecionada/2[editar código-fonte]

Franz Graf Conrad von Hötzendorf.

Franz Conrad von Hötzendorf, ou Conde (em alemão Graf) Franz Conrad von Hötzendorf (Penzing, Viena, 11 de novembro de 1852 - Bad Mergentheim, Alemanha, 25 de agosto de 1925) foi marechal de campo austríaco e comandante do exército da Áustria-Hungria entre 1907 e 1916. No contexto das crises dos Balcãs que se seguiram até 1914, era um defensor da guerra preventiva contra a Sérvia como medida para proteger territorialmente o Império Austro-Húngaro naquela época instável. Ele também liderou as forças armadas austro-húngaras durante a Primeira Guerra Mundial.


Ler mais ...



Biografia selecionada/3[editar código-fonte]

Stefan Zweig (Viena, 28 de Novembro de 1881Petrópolis, 23 de Fevereiro de 1942) foi um escritor, romancista, poeta, dramaturgo, jornalista e biógrafo austríaco de origem judaica. A partir da década de 1920 e até sua morte foi um dos escritores mais famosos e vendidos do mundo. Suicidou-se durante seu exílio no Brasil, deprimido com a expansão da barbárie nazista pela Europa, durante a Segunda Guerra Mundial.


Ler mais ...



Biografia selecionada/4[editar código-fonte]

Béla Ferenc Dezsõ Blaskó, mais conhecido como Béla Lugosi, (Lugoj, 20 de Outubro de 1882Los Angeles, 16 de Agosto de 1956) foi um ator húngaro nascido no então Império Austro-Húngaro, na região do Banat. Ficou conhecido por ter desempenhado o Conde Drácula na peça da Broadway e na versão em filme posterior, bem como ter protagonizado vários filmes de baixo orçamento de Ed Wood nos últimos anos de sua carreira.


Ler mais ...



Biografia selecionada/5[editar código-fonte]

Sofia Chotek, Duquesa de Hohenberg, num postal da época

Sofia Maria Josefina Albina de Chotek, Condessa de Chotkov e Wognin (em checo: Žofie Marie Josefína Albína hraběnka Chotková z Chotkova a Vojnína; em alemão: Sophie Maria Josephine Albina Gräfin Chotek von Chotkow und Wognin) (Stuttgart, 1 de março de 1868 - Sarajevo, 28 de junho de 1914) foi a esposa do arquiduque da Áustria, Francisco Fernando, herdeiro do Império Austro-Húngaro. Seu assassinato e de seu marido desencadearam a Primeira Guerra Mundial.


Ler mais ...