RMS Adriatic (1907)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
RMS Adriatic
RMS Adriatic postcard.jpg
RMS Adriatic em um cartão postal.
Carreira
Proprietário White Star Line
Fabricante Harland and Wolff
Lançamento 20 de setembro de 1906
Viagem inaugural 8 de maio de 1907
Estado Desmontado
Características gerais
Tonelagem 24 541 t
Comprimento 222,7 m
Propulsão Expansão Quádruplo, hélices gêmeas
Velocidade 17 nós
Carga 2 825 passageiros

RMS Adriatic foi um transatlântico da White Star Line. Ele foi o quarto dos quatro navios que mediam mais de 20.000 toneladas, apelidado de The Big Four. O navio era o único dos quatro que nunca foi o maior navio do mundo, no entanto, era o mais rápido. O Adriatic foi o primeiro transatlântico a ter uma piscina no interior e um banho turco.

Adriatic visto da popa.

Ele foi construído por Harland and Wolff e foi lançado no dia 20 de setembro de 1906 (no mesmo dia que foi lançado o RMS Mauretania da Cunard Line, empresa rival da White Star Line). Ele partiu em sua viagem inaugural de Liverpool a Nova York no dia 8 de maio de 1907 sob o comando do capitão Edward Smith (que foi capitão do RMS Titanic). O Adriatic estava em Nova York no dia 15 de abril de 1912, e muitos passageiros do Titanic viajaram de volta a Grã-Bretanha a bordo dele, incluindo o presidente da White Star Line, o J. Bruce Ismay e Millvina Dean, a sobrevivente mais jovem do desastre.

Durante a Primeira Guerra Mundial, o Adriatic serviu como navio de tropas e sobreviveu a guerra sem incidentes. Após o fim da guerra, ele voltou para o serviço de passageiros. Em 1933, ele foi retirado da rota do Atlântico Norte e foi convertido em cruzeiro.

Adriatic deixou Liverpool pela última vez no dia 19 de dezembro de 1934, que foi sua viagem mais longa, e logo em seguida foi desmantelado em Mihara, no Japão em 1935.

Referências