Rombicosidodecaedro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rombicosidodecaedro.jpg
Rhombicosidodecahedron

Em geometria, o rombicosidodecaedro, ou pequenas rombicosidodecaedro, é um sólido de Arquimedes, um dos treze sólidos convexos isogonais não prismáticos construídos a partir de faces de dois ou mais tipos de polígonos regulares.

Tem 62 faces, das quais 20 são triângulos regulares, 30 são quadrados, e 12 são pentágonos regulares, 60 vértices e 120 arestas.

O nome rombicosidodecaedro refere-se ao fato de que as 30 faces quadradas ficam no mesmo plano, como as 30 faces do triacontaedro rômbico que é dual para o icosidodecaedro.

Ele também pode ser chamado de um expandido dodecaedro ou icosaedro, a partir de operações de truncamento no poliedro uniforme.

Relações geométricas[editar | editar código-fonte]

Se você expandir um icosaedro movendo sua face para longe da origem, na quantidade certa, sem alterar a orientação ou tamanho das faces, e fazer o mesmo com o seu dodecaedro dual e o trecho dos buracos do quadrados no resultado, você obtém um rombicosidodecaedro. Portanto, ele tem o mesmo número de triângulos como um icosaedro e o mesmo número de pentágonos como um dodecaedro, com um quadrado para cada aresta de qualquer outro.

O rombicosidodecaedro ações vértice de um acordo com o pequeno estrelado dodecaedro truncado, e com o uniforme de compostos de seis ou doze pentagrammic prismas.

O Zometool kits para fazer cúpulas geodésicas e outros poliedros uso de fenda bolas como conectores. As bolas são "expandido" rhombicosidodecahedra, com as praças substituído por retângulos. A expansão é escolhido de modo que a resultante retângulos são retângulos áureos.

Coordenadas cartesianas[editar | editar código-fonte]

As coordenadas cartesianas para os vértices de um rombicosidodecaedro com o comprimento da aresta 2 centrada na origem, são todas permutações de:[1]

(±1, ±1, ±φ3),
φ2, ±φ, ±2φ),
(±(2+φ), 0, ±φ2),

onde φ = 1 + 52 é a razão de ouro.

Projeções ortogonais[editar | editar código-fonte]

O rombicosidodecaedro tem cinco especial projeções ortogonais, centralizado, em um vértice, em dois tipos de bordas, e três tipos de faces: triângulos, quadrados e pentágonos. Os dois últimos correspondem a A2 e H2 nos planos Coxeter.

Projeções ortogonais
Centrado por Vértice Aresta

3-4

Aresta

5-4

Face

Quadrada

Face

Triângular

Face

Pentagonal

Imagem
Projeção

de simetria

[2] [2] [2] [2] [6] [10]
Imagem

Dual

Ladrilhos esféricos[editar | editar código-fonte]

O rombicosidodecaedro também pode ser representado como ladrilhos esféricos, e projetados para o plano através de uma projeção estereográfica. Esta projeção é conformal, preservanvando os ângulos, mas não áreas ou comprimentos. Linhas retas sobre a esfera são projetados como arcos circulares no plano.


Pentágono-centrado


Triângulo-centrado


Quadrado-centrado

Projeção ortográfica Estereográfica projeções

Poliedros relacionados[editar | editar código-fonte]

A expansão de um dodecaedro ou um icosaedro cria um rombicosidodecaedro.

Mutações simétricas[editar | editar código-fonte]

Este poliedro é topologicamente relacionado como parte de uma sequência de poliedros cantilados com vértice na figura 3.4.n.4), que continua como estrutura do plano hiperbólico. Esta figura de vértice-transitivo (*n32) tem simetria reflexiva.

Sólidos de Johnson[editar | editar código-fonte]

Existem 13 Sólidos de Johnson relacionados, 5 por diminuição, e 8 incluindo rotações:

Diminuição
J5

76

80

81

83

Rotação
72

73

74

75

77

78

79

82

Arranjo do vértice[editar | editar código-fonte]

O rombicosidodecaedro compartilha seu arranjo de vértice com três poliedros uniformes não convexos: o pequeno dodecaedro estrelado truncado, o pequeno dodecicododecaedro (tendo a forma triangular e faces pentagonais em comum), e o pequeno rombidodecaedro (com faces quadradas em comum).

Ele também compartilha seu arranjo de vértice com o poliedro uniforme e compostos de seis ou doze prismas pentagramas.


Rombicosidodecaedro


Pequeno dodecicosidodecahedron


Pequeno rombidodecaedro


Pequeno estrelado dodecaedro truncado


Composto de seis prismas pentagramas


Composto de doze prismas pentagramas

Gráfico do rombicosidodecaedro[editar | editar código-fonte]

Em matemática no campo da teoria dos grafos, um gráfico do rombicosidodecaedro é o gráfico de vértices e arestas do rombicosidodecaedro, um dos sólidos de Arquimedes. Ele tem 60 vértices e 120 bordas, e é um gráfico quártico dos gráficos de Arquimedes.[2]

Diagramas Schlegel


Veja também[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. Weisstein, Eric W. «Icosahedral group» (em inglês). MathWorld 
  2. Read, R. C.; Wilson, R. J. (1998), An Atlas of Graphs, Oxford University Press, p. 269 

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Cromwell, P. Polyhedra. [S.l.: s.n.] ISBN 0-521-55432-2 
  • A Teoria do Big Bang Série 8 Episódio 2 - O Junior Professor Solução: características deste sólido como uma resposta a um improviso ciência quiz quatro principais personagens têm em Leonard e Sheldon apartamento, e é também ilustrado na Chuck Lorre's a Vaidade de Cartão #461 no final do episódio.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]