Shaft (1971)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Shaft
 Estados Unidos
1971 • cor • 100 min 
Direção Gordon Parks
Produção Joel Freeman
Elenco Richard Roundtree, Moses Gunn, Charles Cioffi
Gênero Policial
Idioma Inglês
Música Isaac Hayes
Lançamento 2 de julho de 1971

Shaft é um filme norte-americano do gênero blaxploitation de 1971 dirigido por Gordon Parks e estrelado por Richard Roundtree. Trata-se de um filme de ação com elementos do film noir, Shaft conta a história de um detetive negro, John Shaft, que viaja através do Harlem e se envolve com a máfia italiana a fim de encontrar a filha desaparecida de um mafioso negro.

O elenco conta com Richard Roundtree como John Shaft, Moses Gunn como Bumpy Jonas, Charles Cioffi como Vic Androzzi entre outros. O filme foi adaptado por Ernest Tidyman e John DF Black do romance de mesmo nome de 1971 escrito pelo próprio Tidyman.

O filme é um ótimo exemplo do gênero blaxploitation. O álbum da trilha sonora de Shaft, gravado por Isaac Hayes, também foi um grande sucesso, tendo a música "Theme from Shaft" ganhado o Oscar de melhor trilha sonora original de 1972.

Sequências[editar | editar código-fonte]

O filme teve duas sequências: Shaft's Big Score em 1972, e Shaft in Africa em 1973. Esses foram seguidos pela série de TV Shaft, que tinha Roundtree como Shaft e foi ao ar pela rede de televisão norte-americana CBS de 1973 a 1974.

Em 2000, foi feita uma sequência estrelando Samuel L. Jackson no papel principal. Jackson protagoniza o sobrinho do personagem de Roundtree, que retorna como John Shaft, ainda um detetive particular que tenta fazer com que seu sobrinho junte-se a ele.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]