Shin Megami Tensei III: Nocturne

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Shin Megami Tensei III: Nocturne
Desenvolvedora Atlus
Publicadora(s) Japão Atlus
Estados Unidos Atlus
União Europeia Ghostlight
Compositor(es) Shōji Meguro
Artista Kazuma Kaneko
Plataforma(s) PlayStation 2
Série Shin Megami Tensei
Data(s) de lançamento
  • JP 20 de fevereiro de 2003
  • AN 12 de outubro de 2004
  • EU 1 de julho de 2005
Gênero(s) RPG eletrônico
Modos de jogo Um jogador
Classificação Inadequado para menores de 17 anos i ESRB (América do Norte)
Mídia 1 DVD-ROM

Shin Megami Tensei: Nocturne (No original em japonês: 真・女神転生III-NOCTURNE, também chamado de Shin Megami Tensei III: Nocturne), é o terceiro jogo na série de RPG eletrônico Shin Megami Tensei, e foi lançado para Playstation 2. O jogo se passa em um mundo pós-apocalíptico, infestado de demônios, e o jogador controla um personagem meio-demônio que deve tomar parte na concepção de um novo mundo.

História[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

O jogador controla um estudante que não possui nome pré-definido e cujo nome o próprio jogador decide. O jogo começa com o protagonista a caminho do hospital em que vai, junto a seus melhores amigos, Chiaki Hayasaka e Isamu Nitta, visitar sua professora, Yuko Takao, que se encontra doente. Lá, eles sentem um clima estranho no ar, e após alguns acontecimentos estranhos, o personagem perde a consciência. Ao acordar, ele se encontra em um lugar chamado Vortex World, habitado por demônios. Ele então encontra um menino loiro acompanhado de uma senhora de idade. O menino dá ao protagonista um ser chamado Magatama, que dá a ele poderes especiais, e o transforma em uma criatura meio-demônio, meio-humana.

Com o decorrer da história o protagonista descobre que o Vortex World na verdade é o nosso mundo, que agora encontra-se em um processo de reconstrução: o mundo antigo foi destruído e agora o que restou foram suas ruínas. Também há o surgimento de Kagutsuchi, uma lua cujas fases afetam o comportamento dos demônios. Para que o novo mundo seja criado, é necessário que alguém portando um Razão vá até Kagutsuchi, e o novo mundo será criado de acordo com essa Razão.

O protagonista se depara com vários demônios e até alguns humanos, como seus amigos que também sobreviveram ao fim do mundo, que estão em busca de criar o novo mundo de acordo com suas próprias Razões.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

O jogo possui dois momentos distintos: a exploração e as batalhas. Na exploração o jogador controla o personagem em um ângulo de terceira pessoa, em um mundo livremente explorável, em que é possível interagir com NPC's e objetos específicos e com batalhas aleatórias, não sendo possível ver os inimigos, apesar de a coloração do mapa mudar quando o jogador está perto de entrar em um combate. Durante as batalhas, tanto a equipe do jogador quanto os adversários são visíveis na tela.

Batalha[editar | editar código-fonte]

O combate se dá por turnos, em que as ações de cada um são escolhidas em um menu, e todos na equipe do jogador são controláveis. É possível também trocar membros da equipe, sendo o protagonista o único que não pode ser removido da equipe. Também é possível conversar com os inimigos para tentar convencê-los a se juntarem a equipe ou obter itens.

O sistema de turnos é o Press Turn System, em que é dado um turno para cada personagem na equipe. Podem ser obtidos novos turnos ao atingir a fraqueza de algum inimigo. Quando uma investida falha (o alvo desvia, bloqueia ou reflete o ataque), se perde um turno.

Magatamas[editar | editar código-fonte]

Para que o protagonista aprenda habilidades especiais (Skills) é preciso que ele ingira Magatamas, que são parasitas definidos como a própria essência de um demônio. Quando ingeridos, esses Magatamas alteram os valores dos status básicos do personagem, sua relação com certos elementos e aumentam algum status quando ele sobe de nível. Eles também ficam agitados quando estão perto de ensinar uma habilidade nova ao jogador. Porém, para aprender a habilidade o jogador deve equipar o Magatama e subir de nível.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Protagonista: Um estudante do ensino, não possui nome definido, cabendo ao jogador dar a ele um nome e apelido. Após o fim do mundo, conhece uma criança loira, que terá um importante papel no jogo e que dá a ele um magatama, que transforma o protagonista em um meio demônio, que fica conhecido no jogo como o Hito-Shura, um ser com os poderes de um demônio e o coração de humano. Ele está destinado a ter um importante papel na criação do novo mundo, mas como não pode conceber uma Razão própria, deve escolher uma Razão concebida por outro ser. Essa escolha se dá através das decisões do jogador durante a trama.

Chiaki Hayasaka: Uma das melhores amigas do protagonista, vêm de uma rica família. Acaba sobrevivendo ao fim do mundo, mas se sente sozinha e perdida, já que agora nada mais é como antes. Após se machucar muito, chega a conclusão de que o mundo é um lugar para os fortes, e concebe a Razão Yosuga, que cria um mundo baseado na força em que o mais forte sobrevive e governa sobre os mais fracos.

Isamu Nitta: Outro amigo do protagonista, é auto-centrado e covarde. Sempre está procurando suporte nos outros, apesar de ser egoísta. Após o fim do mundo, acaba criando a Razão Musubi, de um mundo baseado na individualidade, em que as pessoas não interfeririam nas vidas umas das outras.

Yuko Takao: A professora do protagonista, ela faz parte do Culto à Gaea, e participa no processo da Concepção, na esperança de criar um mundo livre, mas acaba descobrindo que ela foi traída e usada por Hikawa. Após ser salva pelo protagonista, acaba se aliando a Aradia, uma falsa deusa, que por não existir nesse mundo e por isso não pode agir nesse mundo e só pode dar esperança a seus seguidores, que possui Yuko para se influenciar o protagonista a criar um mundo em que ela possa "existir". Aradia acaba abandonando Yuko, que não consegue desenvolver sua própria Razão.

Hikawa: Líder do Culto à Gaea, ele é o responsável por invocar a Concepção, que traz o fim do mundo. É o criador da Assembly of Nihilo. Deseja criar um novo mundo baseado no silêncio, em que todos sejam deuses e iguais, e que não exista paixão ou emoção, toda a existência seria como uma máquina. Ele acaba concebendo a Razão de Shijima.

Futomimi: Líder e profeta dos manikins. Sonha em criar um mundo em que todos sejam iguais e felizes. Porém manikins não podem conceber, pois não deveriam existir no Vortex World.

Versões[editar | editar código-fonte]

Após o lançamento do jogo, a Atlus lançou no Japão uma nova versão chamada Shin Megami Tensei: Nocturne Maniax, que seria uma versão do diretor. Nossa nova versão foram adicionadas uma nova dungeon opicional, o Labyrinth of Amala, um final adicional, novas batalhas contra chefes e a presença do personagem Dante da franquia Devil May Cry, da Capcom. Foi lançada também uma versão PAL, na Europa chamada Shin Megami Tensei: Lucifer's Call.

No Japão ainda foi lançada uma outra versão chamada Shin Megami Tensei III: Nocturne Maniax Chronicle Edition, que trazia o personagem Raidou Kuzunoha, protagonista do jogo Devil Summoner no lugar de Dante.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]