Since I've Been Loving You

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"Since I've Been Loving You"
Canção de Led Zeppelin
do álbum Led Zeppelin III
Lançamento 5 de outubro de 1970
Gravação Maio - Agosto, 1970
Gênero(s) Blues rock
Duração 7:23
Gravadora(s) Atlantic
Composição Jimmy Page, Robert Plant, John Paul Jones
Produção Jimmy Page
Faixas de Led Zeppelin III
"Celebration Day"
(3)
"Out on the Tiles"
(5)

"Since I've Been Loving You" é uma canção de blues da banda britânica de rock Led Zeppelin, lançada em 1970 em seu terceiro álbum de estúdio Led Zeppelin III.

História[editar | editar código-fonte]

Esta foi uma das primeiras músicas a ser preparadas para o Led Zeppelin III.[1] Ela foi gravada ao vivo no estúdio com quase nenhum overdub. John Paul Jones tocou Órgão Hammond usando os pedais para a linha de baixo.[2] Foi a única faixa do álbum que chegou a ser tocada em concerto pela banda antes do lançamento, mas foi considerada a mais difícil de ser gravada.[3] Uma das histórias menciona o guitarrista Jimmy Page desistindo brevemente após inúmeras tentativas de gravar o solo. Aparentemente incapaz de conseguir o que queria, ele deixou o instrumento de lado e começou a caminhar pelo estúdio para tentar organizar as idéias. Do lado de fora da área de gravação havia um amplificador desligado, e foi este que ele acabou usando na gravação que ficou famosa. O engenheiro de som Terry Manning considerou o solo "o melhor solo de guitarra do rock de todos os tempos".

Como a gravação foi feita ao vivo, é uma das poucas músicas onde se pode ouvir o rangido do pedal do baterista John Bonham no estúdio, sendo os outros "The Ocean", "The Rain Song" e "Dancing Days" do Houses of the Holy de 1973, a própria "Houses Of The Holy" e "Ten Years Gone" do Physical Graffiti de 1975, "Bonzo's Montreux" e "I Can't Quit You Baby" do álbum Coda de 1982. Em uma entrevista para a revista Guitar World, em 1993, Jimmy Page comentou sobre isso enquanto falava sobre a remasterização dos álbuns do Led Zeppelin:

Créditos[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Lewis, Dave (2004). Led Zeppelin: The Complete Guide to Their Music. p. 24. ISBN 1-84449-141-2.
  2. Chris Welch (1994) Led Zeppelin, Londres: Orion Books. pp. 53. ISBN 1-85797-930-3
  3. Brad Tolinski e Greg Di Bendetto, "Light and Shade", Guitar World, Janeiro de 1998.
  4. Jimmy Page interview IEM.