Bring It On Home

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A página está num processo de expansão ou reestruturação.
Esta página está a atravessar um processo de expansão ou reestruturação. A informação presente poderá mudar rapidamente, podendo conter erros que estão a ser corrigidos. Todos estão convidados a dar o seu contributo e a editar esta página. Caso esta não tenha sido editada durante vários dias, retire esta marcação.

Esta página foi editada pela última vez por Zoldyick (D C) 5 meses atrás. (Recarregar)

"Bring It On Home"
Single de Sonny Boy Williamson II
do álbum The Real Folk Blues
Lado B "Down Child"
Lançamento 1966 (1966)
Formato(s) 7" 45 RPM
Gravação 11 de janeiro de 1963 na Chess Records em Chicago, Illinois[1]
Gênero(s) Blues
Duração 02:35
Gravadora(s) Checker
Letrista(s) Willie Dixon
Produção Leonard Chess, Phil Chess, Willie Dixon

"Bring It On Home" é uma canção escrita pelo compositor e baixista norte americano Willie Dixon. A primeira gravação conhecida da música foi por Sonny Boy Williamson II, em 1963. A canção foi gravada pelo Led Zeppelin, em 1969, o que levou a uma ação judicial porque a banda não tinha dado Willie Dixon crédito por escrever a sua versão da canção.

Gravação de Sonny Boy Williamson II[editar | editar código-fonte]

A versão de Sonny Boy Williamson II da canção foi gravado em 11 de janeiro de 1963, em Chicago, Illinois. Acompanhando Sonny Boy no vocal e gaita estavam Matt "Guitar" Murphy na guitarra, Milton Rector no baixo, Al Duncan na bateria, e Lafayette Leake ou Billy Emerson em um órgão.[1]

A versão de Sonny Boy não foi liberada até três anos após sua gravação no começo de 1966, quando apareceu em The Blues Real Folk e foi lançado como um single (Checker 1134).[2] [3]

Versão do Led Zeppelin[editar | editar código-fonte]

"Bring It On Home"
Canção de Led Zeppelin
do álbum Led Zeppelin II
Lançamento 22 de outubro de 1969 (1969-10-22)
Gravação 1969 na Atlantic Studios, Nova Iorque
Gênero(s) Hard rock, heavy metal, blues
Duração 04:21
Letrista(s) Jimmy Page, Robert Plant, Willie Dixon
Produção Jimmy Page
Faixas de Led Zeppelin II
Último
Último
"Moby Dick"
(8)
Próximo
Próximo

Em 1969, a banda britânica de rock Led Zeppelin gravou uma versão da música para o seu álbum Led Zeppelin II. A introdução era uma homenagem deliberada à canção de Sonny Boy Williamson, enquanto o resto da música era uma composição original de Jimmy Page e Robert Plant.[4] No entanto, não foi dado à Dixon o crédito na letra da canção. Em 1972, a Arc Music, o braço editorial da Chess Records, trouxe um processo contra o Led Zeppelin por violação de direitos autorais sobre "Bring It On Home", o caso foi resolvido fora do tribunal por uma quantia não revelada.

Em uma entrevista em 1977, Page revelou:

A coisa com "Bring It On Home", há apenas um pouquinho tomado a partir da versão de Sonny Boy Williamson e nós tocamos como se fosse um tributo a ele. As pessoas dizem: "Oh, Bring It On Home é plagio". Bem, há apenas um pouco na canção que diz respeito a qualquer coisa que ele tinha criado antes, apenas o fim.[5]

A parte de harmônica de Plant foi gravada em Vancouver. A banda saiu em turnê com as fitas master de Led Zeppelin II, e depois parou em um estúdio para gravar as partes.

"Bring It On Home" foi tocada na reunião de membros sobreviventes do Led Zeppelin encenando a recepção de casamento de Jason Bonham, em maio de 1990.[4]

Crédito[editar | editar código-fonte]

Versão do Led Zeppelin

Referências

  1. a b Chess Blues 1947-1967 (em inglês) MCA Records/Chess Records (1992). Visitado em 12 de dezembro de 2012.
  2. sonnyboy.com Sonny Boy Williamson's Checker singles discography
  3. Checker label single releases
  4. a b Lewis, Dave. The Complete Guide to the Music of Led Zeppelin (em ). [S.l.]: Omnibus Press, 1994. 96 pp. ISBN 0-7119-3528-9.
  5. 1977 Jimmy Page Interview (em inglês) Guitar Player Modern Guitars (julho 1977). Visitado em 11 de março de 2013.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Lewis, Dave. The Complete Guide to the Music of Led Zeppelin (em ). [S.l.]: Omnibus Press, 2004. 96 pp. ISBN 0-7119-3528-9.
  • Welch, Chris. Led Zeppelin: Dazed and Confused: The Stories Behind Every Song (em ). [S.l.]: Thunder's Mouth Press, 1998. 160 pp. ISBN 1-56025-818-7.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um single é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.