Immigrant Song

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"Immigrant Song"
Canção de Led Zeppelin
do álbum Led Zeppelin III
Lançamento 5 de outubro de 1970 (1970-10-05)
Gravação Maio–Agosto de 1970
Gênero(s) Hard rock, heavy metal
Duração 02:25
02:23 (single)
Gravadora(s) Atlantic
Letrista(s) Jimmy Page, Robert Plant
Produção Jimmy Page
Faixas de Led Zeppelin III
Último
Último
Friends
(2)
Próximo
Próximo

"Immigrant Song" é a primeira faixa do terceiro álbum da banda britânica Led Zeppelin, Led Zeppelin III, lançado em 1970.

A canção foi escrita durante uma turnê do grupo britânico no início da década de 1970. O primeiro concerto desta turnê foi em Reykjavik (Islândia), que inspirou o vocalista Robert Plant a compor a canção. Apenas seis dias após a apresentação do Led Zeppelin na capital islandesa, a banda tocou Immigrant Song pela primeira vez durante o Bath Festival de 1970.

Sua letra é dedicada a Leif Ericson e faz explícita referência às conquistas vikings e a antiga religião dos povos nórdicos ("To fight the horde, singing and crying / Valhalla, I am coming!"). Cantada pela perspectiva dos vikings remando para o oeste da Escandinávia à procura de novas terras, seu ritmo regular evoca a determinação dos conquistadores e seus remos golpeando a àgua. O verso "The hammer of the gods will drive our ships to new lands" levou muitos a chamar a música de Led Zeppelin de "Hammer of the Gods". A mesma frase acabou usada para dar título à famosa biografia da banda, "Hammer of the Gods: The Led Zeppelin Saga", de Stephen Davis.

"Immigrant Song" foi usada para abrir concertos do Led Zeppelin entre 1970 e 1972. Versões ao vivo desta canção se encontram nos álbuns How the West Was Won e BBC Sessions. Ao vivo, o guitarrista Jimmy Page toca um solo não incluso na versão de estúdio.

Além disto, a canção foi uma das poucas do Led Zeppelin lançadas com single, o que ocorreu - contra a vontade da banda - em outubro de 1970, pelo selo Atlantic Records. "Immigrant Song" alcançou a posição #16 na parada musical da Billboard. Seu lado B foi "Hey Hey What Can I Do". A canção também é uma das raras autorizadas pelo grupo a tocar em um filme - em 2003, em School of Rock.

Créditos[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um single é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.