Sistema planetário

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Uma concepção artística de um sistema planetário

Um sistema planetário consiste em objetos não-estelares que orbitam uma estrela, tal como planetas, Satélites Naturais, asteróides, meteoros, cometas e poeira cósmica. [1] [2] O sistema planetário ao qual pertence o planeta Terra é denominado Sistema Solar. Aos demais, se dá a denominação de extra-solares.

Origem e Evolução[editar | editar código-fonte]

Acredita-se que os sistemas planetários formam-se através do mesmo processo que a formação das estrelas. Algumas das primeiras teorias envolvem a passagem de outra estrela muito próximo do Sol, o que implica o afastamento de material do mesmo que formará depois novos planetas. Contudo, a probabilidade dessa tão próxima colisão é demasiado pequena para que esta teoria se torne viável. As teorias que são aceitáveis atualmente discutem que um disco protoplanetário forma através de um colapso gravitacional uma nuvem de moléculas e que se desenvolve num sistema planetário através de colisões e captura gravitacional.

Alguns sistemas planetários podem se formar de forma diferente.

Lista de sistemas planetários[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Dsrling, David J.. The Universal Book of Astronomy, from the Andromeda Galaxy to the Zone of Avoidance (em <Língua não-reconhecida>). New Jersey: Wiley, 2004. p. 394. ISBN 0471265691.
  2. Illingworth, Valerie. Collins Dictionary of Astronomy (em <Língua não-reconhecida>). Londres: Collins, 2000. ISBN 0007102976.

Predefinição:Desenho corrigido-astronomia