Tema da Vitória

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O "Tema da Vitória" ficou bastante identificado com as vitórias de Ayrton Senna na Fórmula 1

O Tema da Vitória é uma canção instrumental brasileira composta pelo maestro Eduardo Souto Neto, a pedido da Rede Globo para uso nas transmissões da Fórmula 1.

História[editar | editar código-fonte]

A canção foi sugerida pelo diretor Aloysio Legey.1 Foi gravada em 1981 pelo grupo Roupa Nova, porém foi executada a partir de 1983.

O Tema da Vitória foi composto para ser a trilha sonora das vitórias no Grande Prêmio do Brasil (independentemente da nacionalidade), as transmissões do GP eram geradas pela Rede Globo. Assim sendo, a música foi executada pela primeira vez com a vitória de Nelson Piquet no Grande Prêmio do Brasil de 1983.1

A vitória de Alain Prost no GP de 1984 foi embalada com o Tema da Vitória.1

Somente em 1986, a música passou a ser executada a cada vitória de um brasileiro.1 A canção marcou a conquista do tricampeonato de Piquet em 1987 e os títulos de Ayrton Senna em 1988, 1990 e 1991.

Por sete anos a música deixou de ser tocada devido a falta de vitórias dos brasileiros na categoria. Foi entre o GP da Austrália de 1993 vencido por Senna e o GP da Alemanha de 2000, conquistado por Rubens Barrichello.

Em 2006, o tema foi tocado pela primeira vez para Felipe Massa na vitória do GP da Turquia.

O Tema da Vitória também foi tocado, após a vitória da seleção brasileira, na Copa do Mundo de 1994. Naquela ocasião, Ayrton Senna foi homenageado em campo pelos jogadores brasileiros, após a vitória nos pênaltis contra a Itália. Isso se repetiu na Copa do Mundo de 2002, quando o Brasil foi pentacampeão, vencendo a Alemanha por 2x0, no Estádio Internacional de Yokohama, no Japão. Galvão Bueno afirmou que Senna conquistou os três títulos sempre no Circuito de Suzuka e que o penta veio no Japão.

Em 2009, o Tema da Vitória teve um arranjo diferente, pois, quando Rubens Barrichello venceu o Grande Prêmio da Europa, o Brasil conquistou a centésima vitória na história da Fórmula 1.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.