Terminal de Integração do Centro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Terminal de Integração do Centro
Terminal de Integração do Centro
Plataforma A do TICEN
Uso atual Terminal rodoviário Terminal de Integração
Administração COTISA
Principais destinos Norte da Ilha, Sul da Ilha, Leste da Ilha, Continente, Região Central, São José, Palhoça, Biguaçu
Sigla TICEN
Posição Superfície
Níveis 1
Plataformas 4 (A, B, C, D)
Serviços Acesso à deficiente físico Restaurante Farmácia Rede sem fio aberta (Wi-Fi) Caixa Eletrônico Banheiro Bebedouro Venda de Bilhetes
Informações históricas
Inauguração Agosto de 2003
Endereço Avenida Paulo Fontes, Centro, Florianópolis, SC
País Brasil

O Terminal de Integração do Centro, mais conhecido pela sigla TICEN, é o principal terminal de ônibus urbano de Florianópolis, sendo o maior do Sistema Integrado de Mobilidade da cidade. Sua posição central o coloca como um dos principais pontos de referência do Centro e da Grande Florianópolis.

História[editar | editar código-fonte]

Até 2003, o sistema de ônibus de Florianópolis era centralizado - praticamente todas as linhas iam pro Centro, dificultando a vida de quem precisava ir de um bairro a outro e inchando o sistema.

O TICEN foi inaugurado junto com o Sistema Integrado, em 2003. Sua missão era melhorar o transporte de ônibus da capital catarinense e da região metropolitana. Com o novo sistema, o TICEN ficou com as linhas municipais, desativando dois outros terminais - o último, o Terminal Cidade de Florianópolis, ficou com as linhas intermunicipais. Do TICEN partiriam linhas diretas até os terminais regionais da ilha e no continente, evitando as paradas e teoricamente acelerando o trajeto.

Com o tempo, porém, o TICEN também acabou ficando cheio, com muitas linhas intermunicipais passando pra ele e com as linhas continentais usando ele como central - os dois terminais do continente nunca foram usados. Atualmente, a empresa municipal - o Consórcio Fênix - e as intermunicipais - Estrela, Biguaçu, Jotur e Santa Terezinha usam o TICEN.

Plataformas[editar | editar código-fonte]

Linha Tapera saindo escoltada do TICEN durante os atentados contra o transporte público de 2013.

O TICEN conta com 4 plataformas. É o único do sistema com mais de uma plataforma.

A Plataforma A concentra as linhas da região central, incluindo as universidades UFSC e UDESC, e o leste da Ilha, enquanto a Plataforma B fica com as linhas para o norte, sul e continente. Nessas duas o acesso é pré-pago com o cartão municipal.[1] Na Plataforma C ficam as linhas sociais municipais, as linhas da madrugada e as intermunicipais, que também ficam na D.[2] O setor da Jotur na plataforma C também é pré-pago, fazendo parte do Sistema Integrado de Transporte da Palhoça.

Estrutura e Administração[editar | editar código-fonte]

O TICEN conta com um setor de serviços com lotérica, caixas eletrônicos, padaria e farmácia, além dos setores de venda de passe e administração. As plataformas contam com lanchonetes, banheiros e bebedouros. A rede de wi-fi do Consórcio Fênix atende todo o terminal.

O terminal, assim como os outros do sistema, é administrado pela Companhia Operadora de Terminais de Integração S/A, a COTISA, uma empresa formada pelas próprias empresas que foram o Consórcio Fênix - Estrela, Transol, Insular, Emflotur-Biguaçu e Canasvieiras - e a empreiteira Sulcatarinense.[3]

Impacto na cidade[editar | editar código-fonte]

Entrada e saída de pessoas do TICEN, na Avenida Paulo Fontes. Esse ponto é um dos mais movimentados da cidade e costuma ser palco de atos e manifestações.

A posição do TICEN faz com que ele seja um grande ponto de encontro da cidade, sendo a região entre as plataformas e a entrada do terminal e a Avenida Paulo Fontes, em frente a ele, uma das maiores concentrações de pessoas da cidade.[4] Ali também acontece manifestações políticas, espetáculos e feiras.[5] A instalação do TICEN também tirou parte do público da região do Terminal Cidade de Florianópolis, o chamado Centro Velho, contribuindo para o estado de abandono da área.[6]

Referências[editar | editar código-fonte]