The Need for Speed

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Road & Track Presents:
The Need for Speed
The Need for Speed
Produtora(s) Electronic Arts Canada
Editora(s) Electronic Arts
Produtor(es) Hanno Lemke
Programador(es) Brad Gour
Artista(s) Markus Tessmann
Plataforma(s) 3DO, DOS, PlayStation, Sega Saturn, Windows 95
Lançamento EUA - 1994
Gênero(s) Corrida
Need for Speed II

Road & Track Presents: The Need for Speed, chamado no Japão de Over Drivin', é um jogo eletrônico de simulação de corrida de carros produzido em 1994 pela Eletronic Arts Canada e distribuído pela Eletronic Arts para os consoles 3DO, em 1995 uma versão para PC executada em DOS, e PlayStation e Sega Saturn em 1996. Além de sua Edição Especial para Microsoft Windows [1]

Foi o primeiro título da série Need for Speed, que renderia muitos outros títulos sob o mesmo nome. O jogo foi produzido conjuntamente com uma revista especializada em carros esportivos, a Road & Track, que inclusive cedeu seu nome ao jogo, para que através de testes o comportamento real dos carros fosse reproduzido no jogo, do desempenho ao som das trocas de marcha. Foram incluídos ainda vídeos, fotos e comentários sobre os veículos do jogo.

Por ser focada no realismo, esta é considerada uma das melhores versões já produzidas, por muitos fãs da série. Este enfoque na simulação foi deixado cada vez mais de lado pela Electronic Arts, a medida que novas versões foram lançadas, deixando o jogo com um estilo mais "arcade", Porém algumas vezes é lançado algum jogo seguindo a receita "old school" do primeiro NFS, como é o caso do Need for Speed: Porsche Unleashed e, mais recentemente, Need for Speed: Shift

Características[editar | editar código-fonte]

O jogo já possuía características que marcam os jogos da série:

  • Presença de veículos de marcas famosas como Porsche, Dodge, Ferrari e Lamborghini.
  • Perseguição policial em rodovias abertas.
  • Tráfego local em pistas abertas.
  • Destruição de elementos da pista (placas, por exemplo).

E algumas características presentes apenas em algumas versões:

  • Comentários sobre os carros do jogo.
  • Prisão do jogador se multado mais de duas vezes pela polícia.
  • Replay da corrida em múltiplos ângulos.

Edições[editar | editar código-fonte]

3DO[editar | editar código-fonte]

Lançado em Dezembro de 1994. Road & Track Presents: The Need for Speed dispunha somente das três pistas principais (City / Coastal / Alpine) no estilo Point-to-Point (Ponta à ponta) e os oito carros. Os gráficos são muito bons para 1994; tem interface simples, mas apresenta tudo necessário para o jogo. Além de apresentar alguns vídeos que mostravam o "oponente" do jogador, chamado de 'X-Man'. O jogo foi um grande sucesso.

MS-DOS[editar | editar código-fonte]

Em Setembro de 1995 chega a primeira conversão do Need For Speed para computador roda no velho MS-DOS, tendo bons gráficos para a época e interface mudada.

PS1/Sega Saturn[editar | editar código-fonte]

Em 1996, é lançado a terceira edição do jogo, inclui três circuitos de corrida (Autumn Valley / Rusty Springs / Vertigo Ridge). Não há mais os vídeos do oponente, ao invés disso são adicionados slideshows e videos (FMVs/Full-Motion Videos) dos carros.

Edição Especial (Windows 95)[editar | editar código-fonte]

Também em '96, a edição especial, conhecida como The Need For Speed SE, foi a primeira a ter suporte ao Windows, e é quase que uma atualização da versão original de DOS, com muitos detalhes ligeiramente melhorados. Ela inclui duas novas pistas (Transtropolis / Burnt Sienna) e opções de áudio em rock ou techno.

Carros[editar | editar código-fonte]

Foram incluídos carros de marcas que são ícones no mundo esportivo, ícones americanos, importados japoneses importado alemão e ícones italianos:

Referências

  1. Gamespot. «The Need For Speed». Consultado em 26 de dezembro de 2010 



Precedido por
Nenhum
Need for Speed
1994/1995/1996
Sucedido por
Need for Speed II / Need for Speed II Special Edition
Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.