Need for Speed: Carbon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Need for Speed: Carbon
Capa do jogo
Desenvolvedora EA Canada
EA Black Box (PC)
Rovio Mobile (Celular)
Publicadora(s) Electronic Arts
Produtor Mark Little
Compositor(es) Trevor Morris
Motor EAGL 3
Plataforma(s) Microsoft Windows
Mac OS X
PlayStation 3
Xbox 360
Wii
PlayStation 2
Xbox
GameCube
Game Boy Advance
Nintendo DS
PlayStation Portable
Celular
Zeebo
Arcade
Série Need for Speed
Data(s) de lançamento
Gênero(s) Corrida
Mundo aberto
Modos de jogo Single-player, Multiplayer
Número de jogadores 1–4
Classificação BBFC (Reino Unido)
Inadequado para menores de 14 anos i DEJUS (Brasil)
Inadequado para menores de 13 anos i ESRB (América do Norte)
Permitido para todas as idades i OFLCA (Austrália)
Inadequado para menores de 12 anos i PEGI (Europa)
Inadequado para menores de 12 anos i USK (Alemanha)
Mídia CD-ROM, DVD, Blu-ray, Disco óptico da Nintendo, Nintendo Optical Disc, UMD
Requisitos mínimos PC:
Processador: 1.7GHz
Memória RAM: 512MB
Placa de vídeo: 64MB de memória
DirectX: 9.0c ou superior
Disco rígido: 5.3GB ou mais
Idioma Inglês
Hardware
Vídeo 16:9, 4:3
Último
Último
Need for Speed: Most Wanted (2005)
Need for Speed: ProStreet (2007)
Próximo
Próximo

Need for Speed: Carbon é um jogo eletrônico de corrida da franquia Need for Speed produzido pelo estúdio Black Box em Vancouver, no Canadá. Considerado por muitos fãs como um dos melhores jogos da série,[1] Carbon foi o game com o maior número de personalizações disponíveis da franquia e o primeiro classificado etariamente para maiores de 12 anos, tendo sido lançado pela Electronic Arts para as plataformas GameCube, Game Boy Advance, Nintendo DS, Nintendo Wii, PC, PlayStation 2, PlayStation 3, PSP, Xbox, Xbox 360 e Zeebo, sendo que na versão para os portáteis e para o Zeebo, que foi nomeada Need For Speed Carbon: Own The City, o jogo sofreu diversas alterações no enredo, nas habilidades dos companheiros de equipe e na localização da narrativa.

Quando lançado, o game destacou-se muito pelos seus gráficos realistas e elegantes, além de carros mais bem elaborados em relação a seus antecessores, possuindo a atmosfera noturna como principal característica, já que depois de seu antecessor Need for Speed: Most Wanted ter se passado sempre ao dia, muitos fãs pediram para que o próximo título se passasse à noite em razão de ser algo muito mais comum nas rachas de rua. O principal carro do jogo é o Audi Le Mans Quattro, hoje conhecido como Audi R8, cujo dono é o principal vilão do jogo, Darius.

História[editar | editar código-fonte]

Depois de ser perseguido pela polícia na cidade de Rockport, o jogador, através do desfiladeiro de Carbon, foge para a cidade de Palmont. No entanto, durante a rota, um flashback do que parece ser uma corrida contra Kenji, Angie e Wolf vem à mente do personagem. Um incidente da polícia no final da prova obriga o jogador a fazer uma fuga precipitada de Palmont. Nos dias de hoje, o ex-sargento da polícia e agora caçador de recompensas Cross (interpretado por Dean McKenzie), em seu Chevrolet Corvette C6 Z06 persegue o jogador abaixo do desfiladeiro, fazendo com que sua BMW M3 GTR seja destruída. Pouco antes de Cross prender o jogador, Darius e seu clã chegam. Darius dá a Cross US $ 150.000, e o jogador se encontra com Nikki (interpretada por Emmanuelle Vaugier), uma ex-namorada, em condições ruins.

Darius diz o jogador com a ajuda de Nikki para limpar sua imagem, vencendo as equipes de corrida rivais para ganhar território e para recuperar sua reputação como um corredor de rua em Palmont. Vencendo corridas, uma a uma, o jogador adquire territórios e, finalmente, os distritos de Kenji (Downtown), Angie (Kempton) e Wolf (Fortuna). Depois de vencer cada corrida, o jogador se encontra com um ex-membro do clã de corrida, que quer se juntar ao clã do jogador e revelar as suas observações sobre a noite, onde foi a corrida. Tendo todos os três distritos, Darius pede ao jogador para se encontrar com ele, onde ele revela que só estava usando o jogador o tempo todo para obter mais território. Quando Darius deixa, o jogador, à beira de ser preso por Cross, é salvo por Nikki, que lhe diz que agora ela percebe tudo o que aconteceu meses depois de juntar sua visão da noite e as opiniões dos outros pilotos.

Percebendo que Darius acabou sendo responsável por tudo oque aconteceu aquela noite, antes de uma corrida em Silverton Darius recebe um telefonema de Nikki para sua equipe e contrata os três chefes anteriores Kenji (Mazda RX-7 ), Angie (Dodge Charger 1969), e Wolf (Aston Martin DB9). O jogador tenta conquistar Silverton, e expulsar Darius e seu clã Stacked Deck, para limpar a reputação do jogador, uma vez por todas.

Vencendo corridas contra o Stacked Deck, o jogador começa a sua chance de correr com Darius no canyon. Mas ele diz que o jogador irá, novamente, ter que vencer os três últimos chefes (Kenji, Angie, Wolf) no canyon e cidade para correr com ele. Após vencê-los, o jogador finalmente corre contra Darius (na cidade e no canyon) e o derrota. No final do jogo, Darius entrega seu Audi Le Mans Quattro e diz: "deguste ele enquanto dura, há sempre alguém lá fora que é um pouco mais rápido do que você é, e mais cedo ou mais tarde ele vai aparecer" ...», então Darius sai da cidade dirigindo o Jaguar XK de David

Modos de jogo[editar | editar código-fonte]

  • Carreira - Domine cada área da cidade até ela estar totalmente sobre seu controle
  • Corrida - Corrida em meio as ruas da cidade
  • Drift - Corrida de derrapagem por pontos
  • Canyon Race - Corrida em desfiladeiro
  • Canyon Drift - Corrida de derrapagem em desfiladeiro, por pontos
  • Canyon Duel - Duelo em desfiladeiro dividido em duas partes:
    • Primeiro o jogador persegue seu rival, quanto mais perto, mais pontos se ganha;
    • Na segunda parte o jogador é perseguido, quando mais longe de seu rival, menos pontos se perde;
    • Para vencer deve-se chegar ao final da segunda etapa com pontos;
    • Se o perseguidor perder seu alvo de vista por 10 segundos, ele perde;
    • Caso o perseguidor ultrapasse seu rival por 10 segundos, ele vence.
  • Pursuit - Um jogador deve fugir enquanto todos os outros devem persegui-lo. Quem alcançá-lo deixa de ser policial e se torna o fugitivo
  • Last man (Online) - A cada volta, o último corredor se torna um policial
  • Free Roam - Passear livremente por Palmont City (somente no modo carreira)

Personalização[editar | editar código-fonte]

Equipe[editar | editar código-fonte]

Escolha os melhores membros de sua equipe estrategicamente e use suas respectivas habilidades nas pistas e nas garagens para ajudá-lo a vencer corridas e tunar seus carros, e deixá-los melhores.

Estão disponíveis: Blockers (Bloqueadores), Scouts ("Exploradores") e Drafters (Lançadores) Os Blockers se lançam contra outros carros, deixando que você passe a frente Os Scouts procuram e lhe mostram atalhos da pista Os Drafters ficam na sua frente e te dão vácuo, fazendo você ficar muito mais rápido.

AutoSculpt[editar | editar código-fonte]

O revolucionário AutoSculpt, ferramenta para personalizar peças, lhe dá o poder de desenhar, montar ou correr com seu carro dos sonhos, já que lhe permite um amplo leque de possibilidades de personalização. Mas lembre se de sempre deixar o carro com melhor aerodinâmica para que faça-o correr mais, opte por para-choques mais "pontudos", aerofólios do tamanho da cabine do motorista, e rebaixe o seu carro pois isso lhe dá mais controle sobre o carro.

Performance[editar | editar código-fonte]

Destrave upgrades para motor, suspensão, óxido nitroso, turbo, entre outros, para manter seu carro em primeiro lugar.

Visual[editar | editar código-fonte]

Vença as corridas e os desafios para habilitar novos adesivos, pinturas, película escura, etc.

Clãs de Palmont City[editar | editar código-fonte]

Bushido[editar | editar código-fonte]

O líder deste grupo chama-se Kenji, dirige um Mazda RX-7 e possui o dominio do leste da cidade. A região é uma mistura da área urbana de San Diego, Los Angeles e San Francisco. Ambiente urbano, esquinas com muitos prédios. A Bushido corre com carros Tuners, que têm o controle e a dirigibilidade como pontos fortes e velocidade máxima ruim.

21St Street crew[editar | editar código-fonte]

A líder deste grupo chama-se Angie, cujo carro é um Dodge Charger R/T e possui o dominio do sul da cidade. Kempton, em sua maior parte, é um local industrial, tem muitos lugares com casas abandonadas, escuros, misteriosos, mas também tem partes com prédios. Este clã corre com carros Muscles, cuja aceleração é incrívelmente rápida, e seu potencial de velocidade é muito bom, mas com controle ruim.

TFK[editar | editar código-fonte]

Wolf é o líder deste clã, que corre com carro Aston Martin DB9 e com carros Exotics - modelos caros e que privilegiam a velocidade máxima. Possui o lado oeste da cidade: Fortuna. Nesta região de Palmont City, vivem muitas pessoas com alto padrão de vida. Fortuna é muito parecida com Hollywood e Beverly Hills.

Stacked Deck[editar | editar código-fonte]

O líder deste clã é também o vilão do jogo: Darius que dirige um Audi Le Mans Quattro de estrada. Ele possui o lado norte da cidade, com vários cassinos, provavelmente baseado na cidade de Las Vegas. este clã corre com Tuners, Muscles e Exotics só do Tier 3, e neste clã ingressam os 3 outros chefes com novos carros, depois de vencidos: Kenji (Mitsubishi Lancer Evolution IX MR), Angie (Dodge Challenger Concept) e Wolf (Lamborghini Murciélago). Tenha cuidado ao andar por esta parte da cidade, pois a circulação de policiais é alta.

Carros[editar | editar código-fonte]

Os carros do Need for Speed: Carbon são divididos em três classes, cada uma com um ponto forte, investir no que eles possuem de bom, é uma ótima forma de modificar-los na parte da mecânica e também na carroceria, pois o que deixa o possante bonito, nem sempre deixa eficiênte.Seus pontos fortes são:

  • Tuners: Ótima direção, perfeitos para Drift, corrida de muitas curvas e para esquivar de outros veículos normais e policiais ou obstaculos, porém, fracos em retas, pois não possuem boa aceleração;
  • Muscles: Carros brutos de forte aceleração e muito imponentes devido ao tamanho e são ótimos para destruir veículos policiais devido à tamanha brutalidade.Matadores nas retas, porém, toda curva é uma batida se não souber domar essas feras;
  • Exotics: Velozes e habilidosos, com formas exóticas e desenho inspirado em aeronaves, uma mistura de carros de luxo com modelos de F1. Geralmente não possuem pontos fracos quando bem equipados com tudo bem regulado, porém são exigente quanto à habilidade do piloto. Um exemplar deste mal regulado ou neglicenciado acaba perdendo muitas corridas e dando a impressão de dinheiro mau gasto.

Melhores carros[editar | editar código-fonte]

Tuners

Muscle

Exotics

Essa lista dos melhores carros de cada grupo é a lista dos mais rápidos e melhores carros do jogo. Contudo, cada jogador é diferente do outro então essa lista não é perfeitamente correta. Os carros bônus não estão incluídos na lista.

Bônus[editar | editar código-fonte]

São carros especiais que não estão disponíveis para compra, apenas ao finalizar o jogo, correr em eventos multiplayer ou destravando as cartas bônus.

Ao todo são 54 carros.

My Cars[editar | editar código-fonte]

My Cars é uma opção do jogo onde o jogador pode personalizar até 20 carros diferentes ou repetir o mesmo modelo dos carros liberados no modo carreira que estão no Stock. O jogador pode modificar e personalizar seus caros sem eliminar os originais e tudo gratuito, ou seja, não será preciso usar o dinheiro ganho no modo carreira.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Lista de carros[editar | editar código-fonte]

Este jogo contém vários carros, são eles:

Trilha sonora original (OST)[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Gamespot. Need for Speed: Carbon. Visitado em 29 de dezembro de 2010.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Need for Speed: Most Wanted
Need for Speed
2006
Sucedido por
Need for Speed: ProStreet