Ultra Violet (Light My Way)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ultraviolet (Light My Way))
"Ultra Violet (Light My Way)"
Canção de U2
do álbum Achtung Baby
Lançamento 19 de novembro de 1991
Gênero(s) Rock
Duração 5:31
Gravadora(s) Island
Letra Bono
Composição
Produção
Faixas de Achtung Baby
Tryin' to Throw Your Arms Around the World
(9)
Acrobat
(11)

"Ultra Violet (Light My Way)"[1] é uma canção da banda de rock irlandesa U2 e a décima faixa do seu álbum Achtung Baby. Com tema aparente sobre amor e dependência, a música também presta a interpretações religiosas, com intuito dos ouvintes encontrarem alusões no Livro de Jó e escritas com significado espiritual em sua invocação do espectro de luz.

A composição e gravação da canção de incorporar dois elementos graves e descartáveis, em consonância com o resto de Achtung Baby. Apesar de não ser lançada como single, a canção apareceu em dois filmes e um empreendimento comercial do U2 foi nomeado depois dele. "Ultra Violet" desempenhou um papel de destaque durante os encores da banda na Zoo TV Tour (1992–1993) e U2 360° Tour (2009–2011).

Gravação[editar | editar código-fonte]

"Ultra Violet (Light My Way)" começou com dois diferentes demos, um a chamar de "Ultra Violet" e "69" (que eventualmente evoluiu para o B-side "Lady with the Spinning Head")[2] e uma demonstração arranjada alternadamente chamada de "Light My Way".[3] Ao longo das sessões de gravações, a banda adicionou vários overdubs para a música, mas o produtor Brian Eno acreditava que essas adições tinha um impacto negativo sobre a canção. Eno ajudou o grupo na edição do baixo da música, e ele explicou sua assistência, tais como: "Eu entrar e dizer: A música se foi, tudo o que você gostou sobre esta música não está mais lá. Às vezes, por exemplo, a canção teria desaparecido sob camadas de overdubs".[4]

Performance ao vivo[editar | editar código-fonte]

Atuações de "Ultra Violet" na 360° Tour; composto por Bono usando um laser embutido na jaqueta e cantando com um microfone incorporado a um volante brilhante pendurado acima.

Depois de aposentada durante as turnês Popmart Tour, Elevation Tour e Vertigo Tour, é revivida depois de uma década e meia mais tarde, com o lançamento da nova turnê do álbum No Line on the Horizon, a 360º Tour, em 30 de Junho de 2009, em Barcelona, onde foi novamente realizado como encore. A banda adotou um modelo bem inovador durante a apresentação de "Ultra Violet", começando pela aparência de Bono, trajando uma jaqueta-laser em um palco escuro iluminado apenas por um "volante" em forma de microfone brilhante pendurado em cima do palco.[5] A banda também tocou a canção durante a sua aparição na televisão em Saturday Night Live em 26 de Setembro de 2009.[5] Em um aspecto que evitou tanto os seus singles recentes e conhecidos sucessos, "Ultra Violet" foi jogado como terceiro número do grupo na turnê 360º Tour.[5]

Referências

  1. Some publications have spelled the song as "Ultra Violet (Light My Way)". The back cover of the album shows it as two words "ULTRA violet" in the mixed-case style of the track listing, but the inside package material has it as one word.
  2. «Zoo TV Station Talent». Propaganda (16). 1 de junho de 1992 
  3. Stokes (2005), pp. 102, 106
  4. "Eno". Propaganda (16). 1992-06-01.
  5. a b c Kreps, Daniel (25 de julho de 2010). «U2 Bring 360 Show to “Saturday Night Live” Premiere». Rolling Stone