Usuário(a):Carlosluca01/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Comunidade Católica Obra de Maria é uma Associação Internacional Privada de Fiéis (Comunidades Novas) e membra da Catolic Fraternity (Associação Internacional das Novas Comunidades), que possuí personalidade jurídica aprovada pelo Vaticano, através do Conselho Pontifício para Leigos, formado por vários “estados de vida”, nas quais os fiéis, clérigos ou leigos, ou conjuntamente clérigos e leigos, se empenham, mediante esforço comum, para fomentar uma vida mais perfeita, isto é, com iniciativas de evangelização, exercício de obras de piedade ou caridade, e animação da ordem temporal com espírito cristão. Os membros consagrados são chamados a "Evangelizar de todas as formas com alegria!", estando à disposição da Igreja naquilo que ela necessitar.

História[editar | editar código-fonte]

Vendo as comunidades católicas Canção Nova e Shalom e seus consagrados, Gilberto Gomes e outros jovens sentiram-se impulsionados a entregar suas vidas de uma maneira mais ao Senhor e a Igreja, fundando assim em 1990 a Comunidade Obra de Maria. Tudo começou com sete jovens que deram os primeiros passos que mesmo tendo de enfrentar inúmeras dificuldades, foram aos poucos se confirmando e crescendo em número de vocações.

Sua espiritualidade tem base na vivência dos carismas, conforme ensina a Renovação Carismática Católica. Tem Maria como modelo de fidelidade e como santos patronos: São José, São João Evangelista, São Padre Pio, Santa Teresinha e São João Paulo II. Ainda no início, quando ainda era um pequeno grupo, Frei Fulgêncio, frade capuchinho de Maceió – AL, fez a seguinte profecia: "A Comunidade Obra de Maria crescerá no Brasil e no mundo". Anos depois surgiram os primeiros grupos de peregrinações e a partir daí o Senhor definiu a principal missão desta comunidade que é a peregrinação aos lugares santos, dentro do carisma que é "Evangelizar de todas as formas com alegria", vivendo o "Servir ao Senhor com Alegria", lema estampado em suas camisetas. A missão da Comunidade Obra de Maria não se define em uma única forma, pois tem como característica fundamental o desejo de evangelizar de todas as formas, para que Jesus seja conhecido e amado.

No Brasil, a Obra de Maria está presente em 16 Estados, mais o Distrito Federal: Goiás, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, São Paulo, Tocantins, Ceará, Pará, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Acre, Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Estão em 76 dioceses, sendo 28 fora do Brasil, totalizando 236 paróquias. Estamos presentes em 12 países: Brasil, Israel, Palestina, Portugal, Açores, Angola, Moçambique, Costa do Marfim, Paraguai, Bolívia, Benin, Togo e Itália. Somos um total de 3.000 membros a serviço da evangelização dos mais pobres e da necessidade urgente da Igreja. Possuem uma grande missão na Africa, onde evangelizam através dos Cenáculos, na área de saúde e educação de crianças e jovens. Atendem diariamente pessoas no Hospital. No internato masculino e feminino o trabalho é com 500 jovens, e 930 alunos na escola que trabalhamos em conjunto com a Fazenda da Esperança.

Fundadores[editar | editar código-fonte]

Gilberto Gomes Barbosa, fundador da Comunidade Católica Obra de Maria, é um Pernambucano, nascido a 12 de abril de 1968, no município de Surubim, num lugarejo chamado Boca de Dois Rios. Em 1983, morou com um parente em Recife, e em 1985 teve o primeiro contato com a Renovação Carismática Católica. Conheceu sua esposa, Alzira Maria , através de uma amiga que trabalhava num colégio de religiosas, onde ela residia e trabalhava com crianças. Casou em 10/02/1990 e hoje tem três filhas: Débora, Daniele e Maria Raquel. Juntos formam mais uma família da Comunidade. É formado em Filosofia e Teologia pela Escola Teológica do Mosteiro de São Bento em Olinda-PE, Psicanalista Clínico e Pós-graduado em Psicanálise. É membro ativo da Renovação Carismática Católica, tendo participado de vários encontros no país e no exterior. Participa da organização das delegações brasileiras para diversos encontros internacionais da Renovação Carismática Católica. É membro da AILA (Academia Internacional de Literatura e Arte). É Presidente da FRATER (Fraternidade Internacional das Novas Comunidades).

Maria Salomé Ventura da Silva, co-fundadora é uma Paraibana, nascida na cidade de Monteiro, tem uma filha Rebeca e mora junto com sua mãe, Maria Rosa e sua irmã Conceição, e juntas formam mais uma família da Comunidade Obra de Maria. É formada em Turismo pela Universidade Católica de Brasília, Psicanalista Clínica e Pós-graduada em Psicanálise. É escritora e Pregadora de Retiros e Congressos. Participa da Renovação Carismática Católica desde 1987. É membro da AILA (Academia Internacional de Literatura e Arte).

Membros[editar | editar código-fonte]

A Comunidade Obra de Maria é composta por homens e mulheres que são chamados a um dos três estados de vida: Celibato, Matrimônio e Sacerdócio. Vivem-se como uma só família de irmãos e irmãs, cada um com seu estado de vida escolhido, numa mesma consagração e em iguais condições. Assumi-se a missão de viver a vida fraterna e evangelizar de todas as formas com alegria.

Comunidade Obra de Maria e Canção Nova[editar | editar código-fonte]

"Porventura caminharão juntos dois homens, se não tiverem chegado previamente a um acordo?" (Amós 3,3). A Comunidade Obra de Maria e a Canção Nova celebram esta parceria para a evangelização dos povos. Partilhar o dom que têm. Foi este o motivo pelo qual levou os dois fundadores: Pe. Jonas Abib (Com. Canção Nova) e Gilberto Gomes Barbosa (Com. Obra de Maria) a iniciarem este trabalho de peregrinar pelos lugares santos. Desde 1995 e a cada ano, o próprio Deus tem confirmado essa unidade dos carismas.

A Igreja cresce quando os líderes partilham seus dons para a evangelização, pois é necessário viver a comunhão tão bem pregada e vivida pelo Papa João Paulo II e continuada por nosso querido Bento XVI.

Peregrinações[editar | editar código-fonte]

A Rainha da Paz Peregrinações é sua uma de suas principais missões. Evangelizar através das peregrinações é uma forma concreta de evangelização, porque levam as pessoas a terem uma experiência do amor de Deus através da visitação dos lugares onde, verdadeiramente, aconteceram os fatos mais importantes da nossa fé. Os Santuários Marianos espalhados pelo Brasil, América Latina e Europa e outros tantos lugares, são uma comprovação daquilo que acreditamos.

Cenáculos[editar | editar código-fonte]

O Cenáculo na Obra de Maria é uma inspiração de Deus no coração do fundador Gilberto, que dentro do carisma vem ensinar como Maria que sai da sua casa e vai visitar Isabel, nesta missão dos Cenáculos, os missionários rezam terço na casa das famílias, meditamos a palavra e temos momento de partilha e oração comunitária. Hoje a Obra de Maria coordena mais de 200 Cenáculos, com o intuito deste número aumentar a cada ano. Sabendo que a fé vem pelo ouvir à palavra de Deus, além de proclamá-la ela é também partilhada e aplicada na vida de cada um. Com esse trabalho já se formaram mais de 4.000 grupos familiares, nos quais se somam cerca de 40.000 pessoas participantes dos vários cenáculos em todas as missões da Obra de Maria, que acontecem em horários diversos, de acordo com a disponibilidade da família que acolhe uma vez por mês os missionários, em data previamente determinada. Acontece assim uma inclusão daquela família na vida paroquial. O objetivo do Cenáculo é tornar a família orante, integrando-a nas atividades da Igreja local. A Palavra de Deus nos diz em Atos 16.31: “Crê no Senhor Jesus e será salvo tu e tua casa” esta é a promessa de Deus que precisamos tomar posse.

Caminho de Formação[editar | editar código-fonte]

A Comunidade Obra de Maria é uma escola de formação permanente. Inicia-se a primeira etapa de formação com pré-discipulado, que tem a duração de uma ano, onde conhecemos a comunidade e seu carisma; na segunda etapa de formação, temos o Discipulado, por dois anos, onde receberão uma formação baseada nos valores do Evangelho e confirmada pelo magistério da Igreja, bem como em serviços, chamados de ministérios, onde ela crescerá como uma autêntica testemunha de Cristo, pronta para partir em missão. Daí então acontece a Consagração, que é renovável por cinco anos. Após esse período o consagrado poderá fazer conforme a sua vontade, os compromissos de “Obra de Maria Para Sempre”. Portanto é necessária que cada membro tenha percorrido todas as etapas da formação,

Ligações externas[editar | editar código-fonte]