Volkswagen T-Cross

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Volkswagen T-Cross
Volkswagen T-Cross
Visão geral
Fabricante Volkswagen
Modelo
Classe Crossover Segmento B
"SUV Compacto" no Brasil
Carroceria SUV de 5 portas
Modelos relacionados Volkswagen Polo
Volkswagen T-Roc
Renault Captur
Peugeot 2008
Nissan Kicks
Honda HR-V
Chevrolet Tracker
Renault Duster
Hyundai Creta
Jeep Renegade
Ford EcoSport
Toyota RAV4
Volkswagen T-Cross R-Line

O T-Cross é um SUV crossover compacto (segmento B) urbano produzido pela montadora alemã Volkswagen, baseado no Volkswagen Polo VI.[1] Foi apresentado em 25 de outubro de 2018,[2] e comercializado no Brasil a partir de 19 de abril de 2019. Assim como nos demais veículos SUVs da Volkswagen, seu nome começa com um "T" (T-Cross, T-Roc, Tiguan, Touareg).

Seus principais concorrentes são Renault Captur, Peugeot 2008, SEAT Arona, entre outros.

Características[editar | editar código-fonte]

É baseado na plataforma MQB A04 que compartilha com o Polo, e a Volkswagen anuncia que mede 4,11 metros de comprimento. Esta plataforma impede tecnicamente que seja capaz de oferecer uma unidade all-wheel, por isso é uma unidade de duas rodas com jantes de 16 a 18 polegadas.

O T-Cross oferece um assento traseiro deslizante que varia o volume do porta-malas de 385 a 455 dm e, em seu painel herdado do Polo, ele recebe a tela "Active Info Display" para informações e entretenimento.

Como seu concorrente recente, o Citroën C3 Aircross, oferece faróis em dois andares com uma leve assinatura na parte superior.

A parte dianteira do T-Cross destaca-se por sua altura. O design é carismático, com uma grade ampla e faróis de LED integrados e diferencia-se do desenho do modelo europeu – aqui nota-se a influência direta dos designers brasileiros no desenvolvimento de atributos exclusivos para a região.

Todas as versões do T-Cross serão equipadas com luz de condução diurna (DRL) em LED, integrada ao farol de neblina ou na própria carcaça do farol quando equipado com faróis full-LED.

Nas laterais, uma linha característica acentuada divide os espaços. Atrás, ela forma uma seção dos ombros impactante, e assinala na traseira um novo elemento de design da Volkswagen: a faixa de refletores estendida transversalmente na parte traseira e emoldurada por um painel preto.

Serão oito as opções de cores para a carroceria: branco puro, preto ninja, prata sargas, cinza platinum, vermelho crimson, azul norway e as novas laranja energetic e bronze namibia – haverá também opção de teto na cor preta, para um visual ainda mais diferenciado e moderno.

Referências

  1. «AutoFoco.PT - Quase o… T-Cross». Autofoco. 5 de setembro de 2018. Consultado em 11 de fevereiro de 2020 
  2. «Volkswagen mostra seu 1° SUV compacto, o T-Cross, no Brasil». G1. 25 de outubro de 2018. Consultado em 11 de fevereiro de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Volkswagen T-Cross
Ícone de esboço Este artigo sobre automóveis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.