Proteína do soro do leite

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Whey protein)
Ir para: navegação, pesquisa
Star of life caution.svg
Advertência: A Wikipédia não é consultório médico nem farmácia.
Se necessita de ajuda, consulte um profissional de saúde.
As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento.
A proteína do soro do leite é frequentemente usada por praticantes de musculação e considerada um dos melhores suplementos.

A Proteína do soro do leite, sendo seu nome comercial mais conhecido como Whey Protein, é uma proteína de baixo peso molecular obtida do soro do leite através de um processo de troca iônica , o que proporciona o mais alto valor biológico de proteína e capacidade de absorção. Possui alto teor de aminoácidos essenciais e de cadeia ramificada BCAA, necessários para o ganho de massa muscular magra.

Conhecida por conter altos teores de Lactoalbumina, nome genérico com o qual os cientistas batizaram a proteína, este complemento alimentar possui pequenas concentrações de gordura e proteína de elevado grau de pureza. As proteínas do soro representam até 20% das fontes proteicas de alimentação, e estão divididas em quatro grupos: caseínas, proteínas do soro do leite, proteínas das membranas dos glóbulos de gorduras e outras.

A proteína do soro do leite é comercializada de diversas formas para consumo, de acordo com a necessidade de concentração do consumidor. Os médicos recomendam consultas a especialistas antes de se consumir este produto.

Evidências científicas[editar | editar código-fonte]

A segurança e efetividade de seu uso ainda não foi provada para todas as suas indicações. Há evidencia científica forte para indicá-la na prevenção de alguns tipos de alergia.

Mais estudos são necessários para testar a utilização da lactoalbumina na suplementação dietética, supressão do apetite, perda de peso, ganho de massa magra, tratamento do diabetes, acne, esclerose lateral amiotrófica, câncer, constipação, eczema, diarréia, entre outros. [1]

História da Proteina do Soro de Leite (Whey Protein)[2] [editar | editar código-fonte]

500 a.C. Hipócrates já recomendava tomar leite para fortalecer o sistema imunológico, aumentar a força e a construção de músculos.

Seculo XVI - Fazendeiros suíços descobriram que porcos que comiam lavagem com soro de leite se desenvolviam mais rápido do que porcos que comiam outro tipo de lavagem, esse foi considerado o renascimento do Whey Protein, um marco de descobrimento

Em 1900 Pesquisas em processamento do leite e seus derivados foram conduzidos na Universidade de Illinois.

Em 1970 o crescimento do Fisiculturismo encorajou mais pesquisas em processamento do soro, mas o Whey Protein bruto causava indigestão e alergia em muitas pessoas.

Referências