Wikipédia:Escolha da lista em destaque

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Percurso para uma lista em destaque
  1. Inicie uma nova página ou edite uma já existente.
  2. Elabore uma óptima lista
  3. Examine os critérios (lista destacada / lista boa)
  4. Apresente a candidatura
  5. Parabéns!
Escolha do Conteúdo destacado
ArtigosListasPortaisTópicos
Esta estrela simboliza um candidato a lista em destaque
Esta estrela simboliza um candidato a lista em destaque
Esta página centraliza a escolha da lista em destaque e de listas boas pela comunidade da Wikipédia. Uma lista em destaque representa o melhor que a Wikipédia tem a oferecer. Uma lista boa, por sua vez, é uma lista com qualidade acima da média.

Antes de apresentar uma candidatura certifique-se que a lista se adequa ao perfil de uma lista em destaque. A lista deve apresentar o tema de uma forma aprofundada (não pode por isso ser um esboço ou mínimo), não deve violar qualquer tipo de direitos de autor e deve seguir o princípio da imparcialidade e verificabilidade. Para além disso, deve estar formatada segundo o estabelecido no Livro de Estilo (não pode por exemplo possuir ligações vermelhas nem secções em branco) e deve ter pelo menos uma imagem. Caso se trate da tradução de uma lista de outra Wikipédia, a tradução deve estar bem feita. Não candidate uma lista se esta desobedecer a qualquer uma destas condições.

Para uma lista ser promovida a Lista Destacada, tem de ser estabelecido consenso que a página cumpre todos os critérios. O consenso é construído entre os nomeadores e os avaliadores. Os nomeadores devem estar familiarizados o suficiente com o assunto do artigo para responder a críticas durante o processo de avaliação. Aos nomeadores que não sejam contribuidores significativos para a lista, devem consultar os editores regulares da página antes de a nomearem.

Assume-se que todas as nomeações têm boa qualidade. Esta é a razão porque o foco do processo é gerar e resolver comentários críticos em relação ao critérios, e porque é dado mais peso a isto do que a declarações de apoio.

Como apresentar uma candidatura

Apenas editores com o estatuto de autorrevisor podem apresentar novas candidaturas.[1]

  1. Certifique-se que a lista cumpre todos os critérios para ser uma lista destacada ou boa.
  2. Na caixa que está localizada mais abaixo nesta página, com o título "Coloque o título da proposta aqui", escreva o nome da página na barra e clique em "Criar proposta".
  3. Surgirá uma nova página, na qual você deve escrever os motivos pelos quais candidata a lista (não se esqueça de assinar). O prazo de candidatura surgirá de modo automático.
  4. Clique aqui e coloque o seguinte código logo abaixo do cabeçalho da tabela, lembrando-se de substituir "nome da página" pelo nome do candidato a destaque e corrigir o prazo:
    {{LinkELD|nome da página}}
  5. Coloque a predefinição {{lista candidata a destaque}}, caso seja candidata a destaque, ou a {{lista candidata a boa}}, caso seja candidata a boa, no topo da página da própria lista que deseja candidatar.[2]

Regras

  1. Antes de se posicionar: Por favor leia integralmente a página candidata antes de comentar. Não se argumenta pelo tema, mas pela qualidade do conteúdo. Evite argumentar com base em simpatias (ou antipatias) de natureza nacional, regional, ideológica, religiosa ou clubística.
  2. Como se posicionar: São admitidas posições de {{apoio}} e {{não apoio}}, que devem ser colocados na secção correspondente, sempre em um novo parágrafo. Caso tenha estado activamente envolvido na edição da lista poderá ou não manifestar sua posição sobre ele.
  3. Votos válidos: Apenas são considerados como válidos os votos de usuários registrados que iniciem a sessão na Wikipédia antes de votar. Os usuários devem ainda ter a sua primeira contribuição válida há mais de 90 dias antes do início da votação e ter um número de edições válidas no domínio principal superior a 300 edições antes do início da mesma (ver: Direito ao voto).
  4. Justificação: Recomenda-se que todas as posições sejam justificadas, pois desta forma torna-se possível responder às críticas levantadas e melhorar os aspectos apontados. Os editores que se posicionarem contra são convidados a editar a página para melhorá-la. Posições contra sem qualquer tipo de justificação serão ignorados.
  5. Cancelar sua posição: Pode alterar a sua posição durante o período de discussão. Para retirar uma posição é preferível riscá-lo (utilizando <s>....</s>) do que apagá-lo.
  6. Proposta interrompida: Qualquer proposta pode ser interrompida, independentemente de seu resultado, se a lista não cumpre os critérios apresentados em O que é uma lista em destaque. Nesse caso a ligação para a página de proposta é transposta para a secção candidaturas interrompidas. O aviso pode ser colocado com {{Candidatura interrompida|motivo|~~~~}}.
  7. Período de discussão: O período de discussão para cada lista é de 30 dias (encerrando no mesmo horário em que começou)[3].

Como encerrar uma discussão

Terminado o tempo padrão de discussão (30 dias) verifica-se a existência ou não de consenso. Apenas editores com o estatuto de autorrevisor podem encerrar a candidatura.[4] Por razões óbvias, nem o proponente nem os principais editores da página devem encerrar a discussão.

Candidatura aprovada (lista destacada)

  1. Uma lista será considerada "destacada" quando se verifique a seguinte condição:
    • Consenso obtido, sendo todas as críticas respondidas de maneira satisfatória.
  2. Para encerrar a proposta, edite a página da mesma e insira a predefinição {{Resultado ELD|data de término da proposta|tipo=1}} no topo da página e a predefinição {{Resultado EAD/2}} no fim da página.
  3. Edite a página em si e acrescente a predefinição {{lista destacada}} no fundo da página (abaixo das categorias)
  4. Na página de discussão da lista substitua {{lista candidata a destaque}} pela predefinição {{Destacado|oldid=oldid|data=|tipo=lista}}.
  5. Acrescente a lista ao repertório de destacadas.
  6. Retire da lista abaixo a ligação para a página da proposta.
  7. Adicione o nome da lista à Predefinição:NovoCD seguindo as instruções, e ao fundo da lista de {{lista destacada aleatória}}.
  8. Acrescente o artigo à lista de candidaturas aprovadas. A ligação para a página da proposta ("Wikipédia:Escolha da lista em destaque/Nome") também deverá ser incluída.
  9. No Wikidata, altere o emblema da página para "lista destacada".

Candidatura aprovada (lista boa)

  1. Uma lista será considerada "boa" quando se verifique a seguinte condição:
    • Consenso obtido, sendo todas as críticas respondidas de maneira satisfatória.
  2. Para encerrar a proposta, edite a página da mesma e insira a predefinição {{Resultado ELD|data de término da proposta|tipo=2}} no topo da página e a predefinição {{Resultado EAD/2}} no fim da página ou secção.
  3. Edite a página em si e acrescente a predefinição {{lista boa}} no fundo da página (abaixo das categorias)
  4. Na página de discussão da lista substitua {{lista candidata a boa}} pela predefinição {{Bom|oldid=oldid|data=data de término da proposta|tipo=lista}}.
  5. Acrescente a lista ao repertório de boas
  6. Retire da lista abaixo a ligação para a página da proposta.
  7. Adicione o nome da página ao fundo da lista de Predefinição:Lista boa aleatória.
  8. Acrescente a página à lista de candidaturas aprovadas. A ligação para a página da proposta ("Wikipédia:Escolha da lista em destaque/Nome da página") também deverá ser incluída.
  9. No Wikidata, altere o emblema da página para "lista boa".

Candidatura recusada

  1. Se a lista não foi eleita destacada ou boa dirija-se à página de discussão da mesma e troque a predefinição {{lista candidata a destaque}} ou {{lista candidata a boa}} por {{história do artigo}}.
  2. Para encerrar a proposta, edite a página da mesma e insira a predefinição {{Resultado ELD|data de término da proposta}} no topo da página e a predefinição {{Resultado EAD/2}} no fim da página.
  3. Retire da lista abaixo a ligação para a página de proposta da página.
  4. Acrescente a ligação para a proposta à lista de candidaturas reprovadas.

Recandidatura de uma lista

  1. A lista só poderá ser recandidatada passados 30 dias sobre o fim da proposta anterior[5] e apenas se ocorreram modificações significativas do seu conteúdo.

Notas


Listagem cronológica de listas destacadas
2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021 2022 2023
Anexo de candidaturas reprovadas
2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021 2022 2023
Anexo de candidaturas interrompidas
lista

Candidaturas

Coloque o título da proposta aqui

Propostos em março

Lista Links Prazo
Lista de couraçados pré-dreadnought do Reino Unido Lista / Disc 14h08min UTC de 31 de março de 2024

Propostos em fevereiro

Lista Links Prazo
Singles de Madonna Lista / Disc 20h58min UTC de 21 de março de 2024

Candidaturas interrompidas

Ver também