Wikipédia:Escolha do anexo em destaque

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Percurso para um anexo em destaque
  1. Inicie uma nova página ou edite uma já existente.
  2. Escreva um óptimo anexo
  3. Examine os critérios
  4. Apresente a candidatura
  5. Parabéns!
Escolha do Conteúdo destacado
Escolha do artigo em destaque
Escolha do anexo em destaque
Escolha do portal em destaque
Escolha do tópico em destaque
Esta estrela simboliza um candidato a anexo em destaque
Esta página tem como função a escolha do anexo em destaque pela comunidade da Wikipédia em língua portuguesa. Um anexo em destaque é um anexo que em função da sua elevada qualidade foi eleito para figurar entre os melhores da Wikipédia.

Antes de apresentar uma candidatura certifique-se que o anexo se adequa ao perfil de um anexo em destaque. O anexo deve apresentar o tema de uma forma aprofundada (não pode por isso ser um esboço ou mínimo), não deve violar qualquer tipo de direitos de autor e deve seguir o princípio da imparcialidade e verificabilidade. Para além disso, deve estar formatado segundo o estabelecido no Livro de Estilo (não pode por exemplo possuir ligações vermelhas nem secções em branco) e deve ter pelo menos uma imagem. Caso se trate da tradução de um anexo de outra Wikipédia, a tradução deve estar bem feita. Não candidate um anexo se ele desobedecer a qualquer uma destas condições.

Para um anexo ser promovido a Anexo Destacado, tem de ser estabelecido consenso que o anexo cumpre todos os critérios. O consenso é construído entre os nomeadores e os avaliadores. Os nomeadores devem estar familiarizados o suficiente com o assunto do artigo para responder a críticas durante o processo de avaliação. Aos nomeadores que não sejam contribuidores significativos para o anexo, devem consultar os editores regulares da página antes de a nomearem.

Assume-se que todas as nomeações têm boa qualidade. Esta é a razão porque o foco do processo é gerar e resolver comentários críticos em relação ao critérios, e porque é dado mais peso a isto do que a declarações de apoio.

actualizar

Como apresentar uma candidatura

  1. Certifique-se que o anexo cumpre todos os critérios para ser um anexo destacado ou bom.
  2. Na caixa que está localizada mais abaixo nesta página, com o título "Coloque o título da proposta aqui", escreva o nome do anexo na barra e clique em "Criar proposta".
  3. Surgirá uma nova página, na qual você deve escrever os motivos pelos quais candidata o anexo (não se esqueça de assinar). O prazo de candidatura surgirá de modo automático.
  4. Clique aqui e coloque o seguinte código logo abaixo do cabeçalho da tabela, lembrando-se de substituir "nome do anexo" pelo nome do candidato a destaque e corrigir o prazo:
    {{LinkEAnD|nome do anexo}}
  5. Coloque a predefinição {{candidato a destaque}} no topo da página de discussão do anexo que deseja candidatar.

Regras

  1. Antes de se posicionar: Por favor leia integralmente o anexo candidato antes de comentar. Não se argumenta pelo tema, mas pela qualidade do conteúdo. Evite argumentar com base em simpatias (ou antipatias) de natureza nacional, regional, ideológica, religiosa ou clubística.
  2. Como se posicionar: São admitidas posições de {{apoio}} e {{não apoio}}, que devem ser colocados na secção correspondente, sempre em um novo parágrafo. Caso tenha estado activamente envolvido na edição do anexo poderá ou não manifestar sua posição sobre ele.
  3. Votos válidos: Apenas são considerados como válidos os votos de usuários registrados que efectuem o login antes de votar. Os usuários devem ainda ter a sua primeira contribuição válida há mais de 90 dias antes do início da votação e ter um número de edições válidas no domínio principal superior a 300 edições antes do início da mesma (ver: Direito ao voto).
  4. Justificação: Recomenda-se que todas as posições sejam justificadas, pois desta forma torna-se possível responder às críticas levantadas e melhorar os aspectos apontados. Os editores que se posicionarem contra são convidados a editar o anexo para melhorá-lo. Posições contra sem qualquer tipo de justificação serão ignorados.
  5. Cancelar sua posição: Pode alterar a sua posição durante o período de discussão. Para retirar uma posição é preferível riscá-lo (utilizando <s>....</s>) do que apagá-lo.
  6. Proposta interrompida: Qualquer proposta pode ser interrompida, independentemente de seu resultado, se o anexo não cumpre os critérios apresentados em O que é um anexo em destaque. Nesse caso a ligação para a página de proposta é transposta para a secção candidaturas interrompidas. O aviso pode ser colocado com {{Candidatura interrompida|motivo|~~~~}}.
  7. Período de discussão: O período de discussão para cada anexo é de 30 dias (encerrando no mesmo horário em que começou)[1] .

Como encerrar uma discussão

Terminado o tempo padrão de discussão (30 dias) verifica-se a existência ou não de consenso. Por razões óbvias, nem o proponente nem os principais editores do anexo devem encerrar a discussão.

Candidatura aprovada (anexo destacado)

  1. Um anexo será considerado "destacado" quando se verifique a seguinte condição:
    • Consenso obtido, sendo todas as críticas respondidas de maneira satisfatória.
  2. Para encerrar a proposta, edite a página da mesma e insira a predefinição {{Resultado destaque1|data de término da proposta|tipo=1}} no topo da página e a predefinição {{Resultado EAD/2}} no fim da página.
  3. Edite o anexo em si e acrescente a predefinição {{anexo destacado}} no fundo da página (abaixo das categorias)
  4. Na página de discussão do anexo substitua {{candidato a destaque}} pela predefinição {{Destacado|oldid=oldid|data=}}.
  5. Acrescente o anexo à lista de anexos destacados.
  6. Retire da lista abaixo a ligação para a página da proposta do anexo.
  7. Adicione o nome do anexo à Predefinição:NovoCD seguindo as instruções, e ao fundo da lista de {{anexo destacado aleatório}} e {{anexo em destaque/listagem}}.
  8. Acrescente o artigo à lista de candidaturas aprovadas. A ligação para a página da proposta ("Wikipédia:Escolha do anexo em destaque/Nome do artigo") também deverá ser incluída.

Candidatura aprovada (anexo bom)

  1. Um anexo será considerado "bom" quando se verifique a seguinte condição:
    • Consenso obtido, sendo todas as críticas respondidas de maneira satisfatória.
  2. Para encerrar a proposta, edite a página da mesma e insira a predefinição {{Resultado destaque1|data de término da proposta|tipo=2}} no topo da página e a predefinição {{Resultado EAD/2}} no fim da página ou secção.
  3. Edite o anexo em si e acrescente a predefinição {{anexo bom}} no fundo da página (abaixo das categorias)
  4. Na página de discussão do anexo substitua {{candidato a destaque}} pela predefinição {{Bom|oldid=oldid|data=data de término da proposta}}.
  5. Acrescente o anexo à lista de anexos bons.
  6. Retire da lista abaixo a ligação para a página de proposta do anexo.
  7. Adicione o nome do anexo ao fundo da lista de Predefinição:Anexo bom aleatório.
  8. Acrescente o artigo à lista de candidaturas aprovadas. A ligação para a página da proposta ("Wikipédia:Escolha do anexo em destaque/Nome do artigo") também deverá ser incluída.

Candidatura recusada

  1. Se o anexo não foi eleito destacado ou bom dirija-se à página de discussão do mesmo e troque a predefinição {{candidato a destaque}} por {{história do artigo}}.
  2. Para encerrar a proposta, edite a página da mesma e insira a predefinição {{Resultado destaque1|data de término da proposta}} no topo da página e a predefinição {{Resultado EAD/2}} no fim da página.
  3. Retire da lista abaixo a ligação para a página de proposta do anexo.
  4. Acrescente a ligação para a proposta à lista de candidaturas reprovadas.

Recandidatura de um anexo

  1. O anexo só poderá ser recandidatado passados 30 dias sobre o fim da proposta anterior[2] e apenas se ocorreram modificações significativas do seu conteúdo.

Notas


Listagem cronológica de anexos destacados
2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014
Anexo de candidaturas reprovadas
2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014
Anexo de candidaturas interrompidas
lista

Candidaturas

Coloque o título da proposta aqui


Propostos em setembro

Anexo Links Prazo
Turnês de Christina Aguilera Anexo / Disc 21h35min UTC de 7 de outubro de 2014

Candidaturas interrompidas

Ver também