Wikipédia:Projetos/Aviação/Consenso de Padronização da Escala de Importância

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A discussão abaixo e o consenso dela foram realizados na página de discussão do projeto Aviação entre 02h55min de 11 de agosto de 2015 (UTC) e 01h34min de 14 de agosto de 2015 (UTC). Nesse período a proposta foi discutida, modificada e nenhum membro ativo do projeto se posicionou contrário a sua implementação como política facultativa.

Olá colegas de projeto, segue a minha proposta para a padronização de escala de importância que seria colocada na página de Políticas do projeto, criando uma orientação geral para a classificação dos artigos. Minha ideia é colocar o padrão em tom facultativo, servindo mais como "guia básico" do que regra, já que esse tipo de classificação depende se interpretação subjetiva.

Nível de importância Critérios de classificação Exemplos de artigos
Artigos em destaque, artigos bons, artigos de importância vital para o projeto. É um pilar de informação sobre o tema do projeto. Artigos indispensáveis. Artigos sobre personalidades com notoriedade internacional, inventores e empreendedores históricos da aviação. Acidentes e incidentes aéreos, Aeronáutica, Aeronave, Aeroporto, Aviação militar, Base aérea, Ciências aeronáuticas, Hangar, Helicóptero, Irmãos Wright, Piloto, Santos Dumont, Transporte aéreo, Trem de pouso, Turbofan.
Importante para o projeto. Cobre uma área geral do conhecimento abrangido no projeto. O artigo versa sobre temas do projeto de uma forma geral ou pessoas bem conhecidas no tema ou sobre aspectos significantes (históricos, culturais, sociais, etc). Artigos que descrevem subtópicos mais importantes dos artigos-chave. Artigos sobre grandes fabricantes de aeronaves, aeroportos e empresas aéreas com notoriedade histórica, eventos históricos, organizações e agências reguladoras, organizações militares e aeronaves únicas e/ou notórias. 14-bis, Aeroporto de Congonhas, Airbus, ANAC, Ataque a Pearl Harbor, Batalha de Midway, Boeing, Concorde, Desastre aéreo de Tenerife, Esquadrilha da Fumaça, Eurocontrol, FAA, Força Aérea Brasileira, Força Aérea Portuguesa, Hindenburg, IATA, ICAO, Luftwaffe, Wright Flyer.
De importância relativa para o projeto. Cobre uma área do conhecimento mais específica. O assunto tratado poderá ou não ser comummente conhecido fora do tópico. O artigo versa sobre assuntos relativamente conhecidos. Artigos que versem sobre subtópicos menos importantes dos artigos-chave. Artigos sobre aeronaves comuns, experimentais ou pouco conhecidas ao público. Empresas e aeroportos menos importantes. Batalhões e agrupamentos militares sem notoriedade histórica. Acordos internacionais, congressos, convenções internacionais e legislação específica de elevada importância. Listas de assuntos gerais. Acidentes, incidentes e acontecimentos regionais. Simuladores, programas e equipamentos pouco conhecidos ao público geral. Acordo Bilateral de Transporte Aéreo, Convenção de Chicago, Convenção de Montreal, Frota de aeronaves da Oceanair Linhas Aéreas (Avianca), Infraero, Liberdades do ar, Lista de destinos da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, Voo Germanwings 9525, Voo Gol 1907, X-Plane.
De pouca importância para o projeto. Cobre uma área do conhecimento muito específica ou um assunto obscuro. O artigo foca um tópico muito especializado, e não é geralmente conhecido por não especialistas ou entusiastas da área. Terminologia especializada. Equipamentos ou sistemas específicos, pouco desenvolvidos ou desconhecidos ao público. Protótipos de aeronaves incompletos ou não levados a fase de produção. Aeródromos regionais ou inoperantes. Legislação específica regional. Filmes, seriados e músicas sobre aviação inexatos ou com tratativa ficcional. Catch Me If You Can, Força Aérea Um, No-show, O Aviador, Overbooking, Sistema de Vigilância da Amazônia, WNF Wn 16.
De importância desconhecida para o projeto. Não foi ainda avaliado


  • - Qualquer artigo eleito como bom ou como destacado poderá ser colocado como de importância "4" não importando o assunto tratado, pois ele representará a qualidade editorial do projeto. Se eventualmente ele perder o status, deve retornar a classificação mais adequada.
  • - A Lista acima representa um guia básico para lhe ajudar a decidir, não sendo ele, uma regra fixa, uma vez que cada artigo pode possuir particularidade de importância não prevista.

Obviamente procuro pela validação e opinião de vocês, senão já o teria postado. Qualquer sugestão ou crítica será sempre bem vinda! =)

Gabs Diga! Fiz! 02h55min de 11 de agosto de 2015 (UTC)

Concordo! Com os critérios para a classificação! Luz28(Msgn) 03h42min de 11 de agosto de 2015 (UTC).
Eu estou em dúvida sobre a politica em relação à importância 3 e 4... concordo com o facto de que os artigos bons e destacados devem ser de importância quatro, mas também com importância quatro estariam inventores e personalidades? Tenho duvidas em relação a isto. Aeronave é de importância 4, mas não Erich Hartmann. Será que deveriam ter o mesmo peso na balança da importância? E mais conhecido e importante que Hartmann, foi uma aeronave, o Bf 109. No entanto, sendo um avião, teria que ficar com importância 3...
Acho que com importância quatro deveriam apenas estar os artigos destacados, os bons, e todos os termos intrínsecos à aviação, que diga-se já são centenas... são termos que nunca mudarão na história, nunca mudarão... agora pessoas e aviões serão sempre ultrapassados... Acho que não me consegui explicar muito bem... O que acham? Tristeza Luís Angelo "Tuga1143 17h30min de 11 de agosto de 2015 (UTC)
Entendi Luís, mas observe o seguinte: Grau de importância é subjetivo na melhor das hipóteses. Por isso coloquei o comentário "[...]um guia básico para lhe ajudar a decidir, não sendo ele, uma regra fixa, uma vez que cada artigo pode possuir particularidade de importância não prevista." Só para citar um exemplo eu sequer conhecia o Bf 109 até você cita-lo acima. Mas eu concordo que pode ser menos subjetivo se na explicação der a entender que o editor deve decidir, no caso entre o "4" e o "3" que podem aceitar pessoas com grau de importância diferentes, proponho a seguinte modificação:
"4" - [...]Artigos sobre grandes personalidades com notoriedade internacional que tenham contribuído de forma substancial para a história da aviação.[...]
"3" - [...]Artigos sobre pessoas com notoriedade regional ou pouco conhecidas ao público geral.[...]
Gabs Diga! Fiz! 01h11min de 12 de agosto de 2015 (UTC)
Ou talvez colocar qualquer pessoa na categoria "3" e aeronaves "únicas" (Aquelas que ficam famosas por um determinado feito) na categoria "4". qual você acha melhor?
Gabs Diga! Fiz! 01h32min de 12 de agosto de 2015 (UTC)
Concordo com o ponto em que pessoas muito importantes internacionalmente possam atingir o grau 4... e as restantes, apenas famosas regionalmente, fiquem em três... mas e em relação a aeronaves? O que fazemos com as pessoas, fariamos também com as aeronaves, ou não? Luís Angelo "Tuga1143 08h25min de 12 de agosto de 2015 (UTC)

Comentário! As aeronaves podem ser classificadas pelo ponto de vista histórico, como o Luís citou sobre o Bf 109, que foi sem dúvida a grande arma de Hitler, e como não citar também o P-51 Mustang e o Supermarine Spitfire. Também tem os que são recordistas em algum quesito a exemplo do C-130 Hercules a aeronave mais produzida, o Antonov An-225 que é a aeronave de maior envergadura do mundo, tem também as aeronaves dos pioneiros que tiveram grande destaque em inovação. Luz28(Msgn) 13h57min de 12 de agosto de 2015 (UTC).

Realmente Luís e Luz28, o padrão que eu citei acima pode ser aplicado a aeronaves também:
"4" - [...]Artigos sobre aeronaves e pessoas com notoriedade internacional ou que tenham contribuído de forma substancial para a história da aviação.[...]
"3" - [...]Artigos sobre aeronaves e pessoas com notoriedade regional ou pouco conhecidas ao público não especialista.[...]

Ficou então:

Nível de importância Critérios de classificação Exemplos de artigos
Artigos em destaque, artigos bons;
Artigos de importância vital para o projeto;
É um pilar de informação sobre o tema do projeto;
Artigos indispensáveis;
Artigos sobre aeronaves e pessoas com notoriedade internacional ou que tenham contribuído de forma substancial para a história da aviação.
14-bis, Acidentes e incidentes aéreos, Aeronáutica, Aeronave, Aeroporto, Aviação militar, Base aérea, Ciências aeronáuticas, Concorde, Hangar, Helicóptero, Hindenburg, Irmãos Wright, Piloto, Santos Dumont, Transporte aéreo, Trem de pouso, Turbofan.
Artigos Importantes para o projeto;
Cobre uma área geral do conhecimento abrangido no projeto;
Artigo que versam sobre temas do projeto de uma forma geral;
Artigos que descrevem subtópicos mais importantes dos artigos-chave;
Artigos sobre aeronaves e pessoas com notoriedade regional ou pouco conhecidas ao público geral;
Artigos sobre fabricantes de aeronaves, aeroportos, empresas aéreas, eventos históricos, organizações e agências reguladoras com notoriedade histórica.
Aeroporto de Congonhas, Airbus, ANAC, Ataque a Pearl Harbor, Batalha de Midway, Boeing, Desastre aéreo de Tenerife, Esquadrilha da Fumaça, Eurocontrol, FAA, Força Aérea Brasileira, Força Aérea Portuguesa, IATA, ICAO, Luftwaffe, Wright Flyer.
De importância relativa para o projeto;
Cobre uma área do conhecimento mais específica;
O assunto tratado poderá ou não ser comummente conhecido fora do tópico;
O artigo versa sobre assuntos relativamente conhecidos;
Artigos que versem sobre subtópicos menos importantes dos artigos-chave;
Empresas e aeroportos menos importantes;
Batalhões e agrupamentos militares sem notoriedade histórica;
Acordos internacionais, congressos, convenções internacionais e legislação específica da indústria;
Listas de assuntos gerais;
Acidentes, incidentes e acontecimentos regionais;
Simuladores, programas e equipamentos muito específicos.
Acordo Bilateral de Transporte Aéreo, Convenção de Chicago, Convenção de Montreal, Frota de aeronaves da Oceanair Linhas Aéreas (Avianca), Infraero, Liberdades do ar, Lista de destinos da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, Voo Germanwings 9525, Voo Gol 1907, X-Plane.
De pouca importância para o projeto;
Cobre uma área do conhecimento muito específica ou um assunto obscuro;
Artigos que focam em um tópico muito especializado, e não é geralmente conhecido por não especialistas ou entusiastas da área;
Terminologia especializada;
Equipamentos ou sistemas específicos, pouco desenvolvidos ou desconhecidos ao público;
Protótipos de aeronaves incompletos ou não levados a fase de produção;
Aeródromos regionais ou inoperantes sem importância histórica;
Legislação específica regional;
Filmes, seriados e músicas sobre aviação inexatos ou com tratativa ficcional.
Catch Me If You Can, Força Aérea Um, No-show, O Aviador, Overbooking, Sistema de Vigilância da Amazônia, WNF Wn 16.
De importância desconhecida para o projeto. Não foi ainda avaliado

Todos de acordo? Alga a acrescentar? Algo a retirar?
Gabs Diga! Fiz! 01h35min de 13 de agosto de 2015 (UTC)
Concordo! Está ótimo! Dúvida, Gabs, iremos fazer a reavaliação de todos os artigos? Luz28(Msgn) 02h00min de 13 de agosto de 2015 (UTC).
Luz28, não vejo necessidade de reavaliar todos seguindo a tabela, o meu intuito ao propor esse padrão era mais servir como orientação do que "regra", principalmente para os artigos ainda não classificados mas também porque as orientações antigas estavam um pouco deslocadas na minha opinião. Eu não me oponho se você quiser reavaliar alguns, apenas fique atento que muitos podem "fugir da regra" e merecem análise caso-a-caso. Como eu disse anteriormente, importância é uma questão com subjetividade de ponto de vista. A Tabela também pode ajudar na resolução de conflitos sobre o assunto. Se tudo estiver de acordo com o Luís, colocarei uma observação indicando o uso facultativo da tabela na mesma página.
Gabs Diga! Fiz! 02h24min de 13 de agosto de 2015 (UTC)
Por mim, pode avançar, vamos experimentar e ver como as coisas correm. Luís Angelo "Tuga1143 08h51min de 13 de agosto de 2015 (UTC)

Feito! Agradeço a atenção de todos!
Gabs Diga! Fiz! 01h34min de 14 de agosto de 2015 (UTC)