Zond 3

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Zond 3, uma integrante do programa soviético Zond, foi a primeira nave espacial Zond a completar de forma bem sucedida a sua missão (sobrevoar a Lua) e obteve um grande número de fotos consideradas espetaculares para a sua época, apesar de se acreditar que ela tinha o objetivo original de sobrevoar Marte, junto com a Zond 2 porém esta perdeu sua janela. A espaçonave, uma Mars 3MV-4A, foi lançada de uma plataforma Tyazheliy Sputnik (65-056B) orbitando a Terra, para chegar à Lua e ao espaço interplanetário. A nave foi equipada com uma câmera f106 mm e um sistema de TV que permitia o processamento de filmes automático pela nave durante sua missão. Em 20 de Julho o vôo sobre a lua ocorreu aproximadamente 33 horas após o lançamento com uma aproximamação máxima de 9200 km. 25 fotos de boa qualidade foram tiradas do lado distante da lua de distâncias variando entre 11,570 a 9960 km em um período de 68 minutos. As fotos cobriam 19,000,000 km² da superfície lunar. As transmissões eram retornadas para a Terra por facsimile de uma distância de 2,200,000 km e eram retransmitidas de uma distância de 31,500,000 km (alguns sinais ainda sendo transmitidos da distância da órbita de Marte), provando as habilidades do sistema de comunicações. Após o vôo lunar, a Zond 3 continuou a exploração espacial em uma órbita heliocêntrica.

O projeto da nave espacial era similar ao da Zond 2, alêm do sistema de imagens ela carregava um magnetômetro, espectrógrafos ultravioletas (0.25 a 0.35 micrômetros e 0.19 a 0.27 micrômetros) e infravermelhos (3 a 4 micrômetros), sensores de radiação (descarga de gases e contadores de brilho), um radiotelescópio e um instrumento micrometeórico. Ela também possuía um propulsor de ions experimental.

Acredita-se que a Zond 3 foi projetada inicialmente com uma nave companheira para a Zond 2 que seria lançada para Marte pela janela de lançamento. A oportunidade do lançamento estava perdida, e a nave havia sido lançada para uma trajetória rumo a Marte, apesar de Marte estar fora de alcance, como um teste da nave espacial.

  • Data/Hora de lançamento: 18 de julho de 1965 às 14:38:00 UTC
  • Massa em órbita: 960 kg

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]