Zuleyka Rivera

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Zuleyka Rivera
Data de nascimento 3 de outubro de 1987 (26 anos)
Local de nascimento Cayey, Porto Rico
Nacionalidade Porto Rico porto-riquenha
Altura 1,75
Títulos Miss Universo 2006

Zuleyka Jerris Rivera Mendoza (Cayey, Porto Rico, 3 de Outubro de 1987) é uma modelo que venceu os concursos de Miss Porto Rico e de Miss Universo em 2006. No concurso nacional, representou a cidade de Salinas. Ficou em segundo lugar no Miss Teen Porto Rico. Com dezoito anos de idade, foi a mais jovem a ser coroada Miss Universo.

Miss Universo 2006[editar | editar código-fonte]

Zuleyka Rivera foi eleita Miss Universo 2006 em concurso reaizado no Shrine Auditorium em Los Angeles, California, em 23 de Julho. É a quinta porto-riquenha a ostentar esse título, fazendo com que o país se torne o terceiro colocado no ranking de conquistas (perdendo apenas para os Estados Unidos e Venezuela).

O fim de um tabu[editar | editar código-fonte]

Com a vitória de Zuleyka, cinco anos após Denise Quiñones ser eleita Miss Universo, o território norte-americano passou à frente da Venezuela. Zuleyka foi coroada por sua antecessora, a russa naturalizada canadense Natalie Glebova. Após o concurso, foi elogiada pela imprensa por causa do vestido que usou na competição do traje de gala. (ver notícia completa no site News da Austrália).

O reinado[editar | editar código-fonte]

Como Miss Universo, Zuleyka representará a Organização Miss Universo, que compreende os Estados Unidos e outros países com representação no concurso. Ela morou, durante um ano, em um apartamento em Nova Iorque, juntamente com a Miss EUA, Tara Conner/Rachel Smith, e com a Miss Teen EUA 2006, Katie Blair, eleita em agosto.

Em novembro de 2006, Zuleyka Rivera se tornou madrinha de uma ONG de prevenção e combate a AIDS na América Latina, parceira do Miss Universo.

Viagens Internacionais[editar | editar código-fonte]

  • Em setembro, fez sua primeira visita a seu país de origem após a eleição de Miss Universo. Dois meses depois, coroou a nova Miss Porto Rico Universo, Wilma "Uma" Blasini, que tentou (mas não conseguiu) um feito inédito na história do concurso: trazer um bicampeonato para a ilha administrada pelos Estados Unidos na condição de Estado-livre associado.
  • Além de Porto Rico, Zuleyka já visitou outros países, como Japão, Indonésia, Índia, Grécia, Cazaquistão e França.
  • No dia 14 abril de 2007, Zuelyka participou como convidada especial da 53ª edição do concurso Miss Brasil, no Rio de Janeiro. Sua agenda de compromissos também incluiu uma rápida passagem por São Paulo, onde visitou uma entidade de apoio a crianças portadoras de câncer e concedeu uma entrevista coletiva na cidade de Atibaia, onde ficou hospedada.

Vida após o reinado[editar | editar código-fonte]

Após passar a coroa para a japonesa Riyo Mori em 28 de maio de 2007, Zuleyka passou a viver em Nova York, onde planeja a sua carreira de atriz. Em diversas entrevistas antes do Miss Universo 2007, ela reiterou a sua intenção de também trabalhar como apresentadora de TV.

No domingo, 10 de junho, Zuleyka participou de um evento festivo da comunidade portorriquenha na cidade norte-americana.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Zuleyka Rivera

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Natalie Glebova
Miss Universo
2006
Sucedido por
Riyo Mori