Miss Universo 2013

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Miss Universo 2013
María Gabriela Isler cropped.jpg
María Gabriela Isler, Miss Universo 2013
Data: 9 de novembro de 2013 [1]
Apresentadores: Transmissão oficial:
Thomas Roberts, Mel B (palco) e Jeannie Mai (comentários) [2]
Transmissão para o Brasil:
Band: Renata Fan (estúdio), Simone Montgomery Troula e Malcolm Forest (tradução simultânea)
TNT: Juliana Camargo (comentários), Delano Vaz e Regina Pierantoni-McCarthy (tradução simultânea)
Atrações Musicais: Panic! At The Disco,Emin [3] e Steven Tyler [4]
Local: Crocus City Hall, Krasnogorsk, Oblast de Moscou,  Rússia [5]
Emissora: Perviy Kanal, NBC e Telemundo (transmissão oficial); Rede Bandeirantes, Band.com.br e TNT (transmissão para o Brasil)
Candidatas: 86
Estreantes no concurso: Azerbaijão
Não participaram do concurso: Albânia, Chipre, Irlanda,Geórgia, Ilhas Cayman, Kosovo, Montenegro, Santa Lúcia e Uruguai
Voltaram a participar do concurso: Áustria,Cazaquistão, Eslovênia,Myanmar e Turcas e Caicos
Vencedora: Maria Gabriela Isler
Venezuela Venezuela
Miss Simpatia: Jin Ye
República Popular da China China

Miss Universo 2013 foi a 62ª edição do concurso Miss Universo, realizada no dia 9 de novembro de 2013, no Crocus City Hall, em Krasnogorsk, Oblast de Moscou, Rússia[6] . Maria Gabriela Isler, Miss Venezuela, recebeu o título da americana Olivia Culpo, Miss Universo 2012, no final do evento. Pela primeira vez, o concurso foi realizado no Leste Europeu e em uma ex-república soviética. Esta também foi a terceira edição realizada na Europa (a última tinha sido em Nicósia, Chipre, em 2000).

Resultados[editar | editar código-fonte]

Colocação País
Miss Universo 2013
2º. Lugar
3º. Lugar
4º. Lugar
5º. Lugar
(Top 10)
Semifinalistas
(Top 16)
Semifinalistas

Ordem dos Anúncios[editar | editar código-fonte]

Premiações Especiais[editar | editar código-fonte]

Mapa das posições das nações competidoras nesta edição
Colocação País
Miss Simpatia
Miss Fotogenia
Melhor Traje Típico
Miss Internet

Cidade-Sede[editar | editar código-fonte]

Crocus City Hall, sede do Miss Universo 2013

Poucos dias após o Miss Universo 2012, que até 2014,foi a edição mais tardia da história, a Miss Universe Organization imediatamente começou a procurar uma sede para o concurso de 2013.

Cumprindo suas funções como Miss Universo 2012, Olivia Culpo foi convidada para ser jurada do Miss Rússia 2013 em março. Essa participação despertou o interesse do empresario russo-azeri Aras Ağalarov, dono do complexo Crocus City, no extremo norte de Moscou. Após o concurso, o cantor Emin Ağalarov, filho do empresário, convidou Culpo para participar no seu clipe mais recente, dando pistas sobre uma suposta sede do concurso até então. Em junho de 2013, Culpo e os diretores da MUO retornaram a Moscou para iniciar a assinatura dos contratos relativos a realização do concurso na cidade, restando apenas a de Donald Trump. Em 16 de junho de 2013, durante a transmissão do Miss USA 2013 pela NBC, Trump, co-proprietário da MUO (ao lado de Culpo), concluiu a fase de assinatura de contratos e anunciou que o Miss Universo 2013 seria realizado no Crocus City Hall, em 9 de novembro[7] .

Em julho de 2013, Paula Shugart, presidente da MUO, viajou a Moscou para inspecionar o Crocus City Hall e definir, com a organização local, horários (ver tópico), datas e logística relativa ao evento.[8] .

Controvérsias[editar | editar código-fonte]

Com uma iminente realização do concurso em solo russo, organizações que defendem a causa gay e dos direitos humanos decidiram criar uma petição online para pedir que a MUO mudasse o concurso de sede, como consequência de leis recentemente sancionadas pelo presidente Vladimir Putin, consideradas homófobas. Essas entidades planejam um boicote ao concurso, apesar de já ter sido confirmada a sua realização em Moscou.[9] [10] . Como consequência desta situação, Andy Cohen,apresentador em 2011 e 2012 e bissexual assumido, desistiu de sua possível participação na função, apesar de não se ter conhecimento de um possível convite de Trump.[11] .

Um dos apresentadores foi Thomas Roberts, jornalista e apresentador americano também abertamente gay. Ao responder as críticas que aceitou o convite de Trump para apresentar o evento em Moscou por causa de sua opção sexual, respondeu que "não é o momento de se afastar, é tempo de se apresentar, e de assegurar o que está fazendo e já que sendo visto e responsável em pé de igualdade"[12] .

Problemas Geopolíticos[editar | editar código-fonte]

A Rússia não reconhece Kosovo como um país independente, pelo qual Mirjeta Shala, Miss Kosovo, não poderia entrar no país com o passaporte kosovar. O fotográfo Fadil Berisha, diretor nacional do concurso para o país e também para a Albânia, como medida de segurança e de protesto decidiu não enviar também Fioralba Dizdari, Miss Albânia.

Horário[editar | editar código-fonte]

Por decisão dos organizadores locais, o concurso ocorreu às 21h locais de Moscou, o que inviabilizou a transmissão ao vivo por parte das redes americanas NBC e Telemundo, detentoras dos direitos do Miss Universo desde 2003 para os Estados Unidos. Nesse país, ambas as redes apresentaram uma edição gravada, às 21h de Nova York. No entanto, o sinal internacional foi transmitido ao vivo para as emissoras abertas e canais pagos detentores dos direitos de alguns países que se interessaram em fazê-lo.

No Brasil, a TNT e Band.com.br fizeram a transmissão ao vivo em TV fechada e Internet a partir das 16h (Horário de Brasília) do dia 9 de novembro. Devido ao choque de horário entre o concurso e o jogo entre Palmeiras e Joinville, válido pelo Campeonato Brasileiro de Futebol de 2013 - Série B, a Rede Bandeirantes decidiu exibir um VT do Miss Universo 2013 às 22h15 (hora de Brasília, de acordo com o Horário Brasileiro de Verão).

Consequências na audiência[editar | editar código-fonte]

Como a NBC foi forçada a exibir o Miss Universo 2013 pré-gravado a emissora perdeu 2,3 milhões de telespectadores em relação ao Miss Universo 2012, exibido ao vivo. Na faixa entre 21 e 23h (horário da costa leste americana), a emissora registrou a pior audiência para uma edição do certame desde o início das medições de audiência pela Nielsen Ratings, em 1974: 3,76 milhões de telespectadores, média de 0,9 entre os telespectadores na faixa de 18 a 49 anos e share domiciliar de 2 pontos[13] .

Já na exibição brasileira da Rede Bandeirantes, o prejuízo foi menor, tomando como base os números consolidados do Ibope na Grande São Paulo. Em comparação ao ano anterior, a emissora perdeu 1 ponto na faixa entre 22h15 e 0h15,com o VT do Miss Universo 2013, que registrou média de 3 pontos, contra 4 no ano anterior[14] . Foi a terceira pior média de uma edição do Miss Universo desde que a emissora paulista comprou os direitos do certame, em 2003 (à frente apenas dos concursos de 2009 [realizado num domingo] e 2010 [numa segunda-feira], que registraram médias de 2 e 0,4 ponto, respectivamente).

Forma de disputa[editar | editar código-fonte]

Preliminares[editar | editar código-fonte]

No dia 5 de novembro, todas as candidatas competiram em trajes de gala (escolhidos pessoalmente por cada uma e concebidos pelos estilistas designados pelas coordenações nacionais) e trajes de banho (iguais para todas) durante as preliminares (chamado pela organização de Presentation Show).

Dois dias antes, elas tinham sido entrevistadas individualmente (e de forma reservada) por cada um dos jurados. Na véspera do Presentation, as candidatas foram avaliadas no aspecto plástico. Nesta etapa foram definidas nove das 16 classificadas.

Classificação das 16 semifinalistas[editar | editar código-fonte]

O formato do concurso, usado desde 2011, selecionou um grupo de 16 semifinalistas, conhecido no final do segundo bloco da transmissão ao vivo e não se deu conhecida qual foi a forma de escolha delas. Este grupo foi montado da seguinte forma:

  • O júri preliminar escolheu as candidatas que mais se destacaram nas três etapas de competição durante as preliminares (traje de banho, traje de gala e entrevista), reservando nove vagas;
  • A organização e o staff do Miss Universo reservaram outros 6 lugares para aquelas candidatas que, nas suas respectivas avaliações, foram uma boa opção para seguirem adiante na disputa da coroa, baseados no desempenho durante a programação de atividades e na apresentação pessoal perante os membros da organização;
  • A última vaga foi para aquela que teve mais votos filtrados pelo site oficial do concurso.

Jurados[editar | editar código-fonte]

Da final televisionada de 09/11/2013[editar | editar código-fonte]

Da apresentação preliminar de 05/11/2013[editar | editar código-fonte]

Em 29 de outubro, a Miss Universe Organization anunciou os sete jurados da etapa preliminar[15] :

  • Alicia Quarles - jornalista;
  • Corinne Nicolas - presidente da Trump Models;
  • David Perozzi - jornalista;
  • Elena Semikina - Miss Universo Canadá 2010;
  • Gabriel Rivera-Barraza - jornalista e relações-públicas;
  • Irina Agalarova - empresária;
  • Jose Sariego - vice-presidente de negócios e assuntos legais da Telemundo Media.

Programação Musical[editar | editar código-fonte]

Candidatas[editar | editar código-fonte]

86 candidatas participaram da disputa:

País Candidata Idade Altura Cidade Natal
África do Sul Marilyn Ramos 22 1.75 Klerksdorp
 Alemanha Anne-Julia Hagen 23 1.78 Berlin
 Angola Vaumara Rebelo 21 1.78 Luanda
 Argentina Brenda González 20 1.79 Rosario
 Aruba Stefanie Evangelista 24 1.81 De Vuyst
 Austrália Olivia Wells 19 1.81 Black Rock
 Áustria Doris Hofmann 23 1.79 Steyr
 Azerbaijão Aysel Manafova 21 1.80 Baku
 Bahamas Lexi Wilson 22 1.75 Nassau
 Bélgica Noémie Happart 20 1.78 Liège
 Bolívia Alexia Viruez 19 1.79 Santa Cruz
Botswana Tsaone Macheng 20 1.73 Gaborone
 Brasil Jakelyne Oliveira 20 1.76 Rondonópolis
 Bulgária Veneta Krusteva 21 1.76 Sofia
 Canadá Riza Santos 26 1.72 Calgary
Cazaquistão Aygerim Kozhakanova 19 1.78 Astana
 Chile Maria Jesús Matthei 21 1.80 Santiago
 China Jin Ye 24 1.80 Shijiazhuang
 Colômbia Lucia Aldana 21 1.70 Cali
 Coreia do Sul Yu-mi Kim 23 1.76 Seul
Costa Rica Fabianna Granados 23 1.73 Guanacaste
 Croácia Melita Fabečić 18 1.78 Zagreb
Curaçao Eline de Pool 19 1.72 Willemstad
 Dinamarca Cecilia Iftikhar 26 1.73 Kokkedal
Equador Constanza Báez 22 1.75 Quito
Flag of Spain.svg Espanha Patricia Yureana Rodríguez 23 1.82 San Cristóbal de La Laguna
 Estados Unidos Erin Brady 25 1.73 East Hampton
El Salvador Alba Delgado 22 1.73 San Salvador
 Eslovênia Nina Đurđević 22 1.78 Maribor
 Estónia Kristina Karjalainen 23 1.81 Helsinque
 Etiópia Mhadere Tigabe 21 1.83 Adis Abeba
Filipinas Ariella Arida 24 1.72 Alaminos
 Finlândia Lotta Hintsa 24 1.68 Jyväskylä
 França Hinarani de Longeaux 23 1.79 Papeete
Gabão Jennifer Ondo 20 1.81 Haut-Ogooué
Gana Hanniel Jamin 18 1.76 Accra
 Grécia Anastasia Sidiropoulou 19 1.73 Atenas
Guam Alixes Scott 18 1.78 Tamuning
 Guatemala Andrea Paullete Samayoa 23 1.74 Petén
Guiana Katherina Roshana 23 1.73 Georgetown
Haiti Mondiana J'hanne Pierre 19 1.82 Port-au-Prince
Honduras Diana Schausten Mendoza 23 1.77 Tela
 Hungria Rebeka Kárpáti 18 1.70 Budapeste
Ilhas Virgens Britânicas Sharie De Castro 21 1.65 Road Town
 Índia Manasi Moghe 21 1.73 Indore
Indonésia Whulandary Herman 24 1.78 Pariaman
 Israel Yityish Titi Aynaw 21 1.83 Netanya
 Itália Luna Voce 25 1.78 Crotone
 Japão Yukimi Matsuo 25 1.73 Mie
 Jamaica Kerrie Simone Baylis 25 1.80 Kingston
Líbano Karen Ghrawi 22 1.75 Beirute
 Lituânia Simona Burbaitė 21 1.80 Vilnius
 Malásia Carey Ng 23 1.78 Kuala Lumpur
Maurícia Diya Beeltah 23 1.73 Port Louis
 México Cynthia Duque 20 1.78 Monterrey
Myanmar Moe Set Wine 25 1.78 Yangon
Namíbia Paulina Malulu 24 1.78 Windhoek
Nicarágua Nastassja Bolívar 24 1.78 Diriamba
Nigéria Stephanie Okwu 19 1.85 Imo
 Noruega Mari Chauhan 24 1.74 Oslo
 Nova Zelândia Holly Michelle Cassidy 22 1.75 Auckland
 Países Baixos Stephanie Tency 22 1.73 Amsterdam
 Panamá Carolina Brid 22 1.82 Veraguas
Paraguai Guadalupe González 21 1.74 Lambaré
 Peru Cindy Mejía 25 1.74 Lima
 Polónia Paulina Krupinska 25 1.79 Varsóvia
 Porto Rico Monic Pérez 23 1.78 Arecibo
 Reino Unido Amy Willerton 20 1.78 Bristol
 República Checa Gabriela Kratochvílová 23 1.77 Chotebor
República Dominicana Yaritza Reyes 18 1.81 Comendador
Eslováquia República Eslovaca Jeanette Borhyová 20 1.73 Ivanka pri Dunaji
 Roménia Oana Andrei 26 1.78 Târgovişte
 Rússia Elmira Abdrazakova 18 1.75 Mezhdurechensk
 Sérvia Ana Vrcelj 19 1.80 Zemun Polje
 Singapura Shi Lim 24 1.78 Singapura
Sri Lanka Amanda Ratnayake 23 1.73 Colombo
 Suécia Alexandra Friberg 18 1.80 Estocolmo
Suíça Dominique Rinderknecht 24 1.75 Zurique
Tanzânia Betty Boniphace 20 1.75 Dar es Salaam
 Tailândia Chalita Yaemwannang 25 1.78 Nakhon Ratchasima
Trinidad e Tobago Catherine Miller 21 1.80 Westmoorings
 Turcas e Caicos Snwazna Adams 26 1.80 Providenciales
 Turquia Berrin Keklikler 18 1.78 Gelsenkirchen
 Ucrânia Olga Storozhenko 21 1.79 Vinnytsia
 Venezuela María Gabriela Isler 25 1.80 Maracay
 Vietname Truong Thi May 25 1.73 Cidade de Ho Chi Minh

Voltam a participar[editar | editar código-fonte]

Estreante no Concurso[editar | editar código-fonte]

Não participaram[editar | editar código-fonte]

  •  Albânia - O coordenador nacional da Albânia e de Kosovo, Fadil Berasha não autorizou a participação de Fioralba Dizdari por razões de segurança,já que a participação da Miss Kosovo não foi autorizada.
  •  Chipre- As datas do Miss Chipre 2013 coincidiram com o Miss Universo 2013.
  • Ilhas Cayman e Santa Lúcia: As coordenações locais não demostraram o interesse de enviar as suas candidatas a Moscou.[16]
  •  Irlanda - O concurso nacional foi remarcado para o próximo ano.
  •  Geórgia - Janeta Kerdikoshvilli foi forçada a renunciar a sua participação por problemas de saúde.
  • Kosovo - Mirjeta Shala foi forçada a se retirar da competição devido a razões políticas,já que a Rússia,não reconhece Kosovo como país e Mirjeta não poderia entrar em território russo.
  •  Montenegro - Nikoleta Jovanović foi forçada a desistir por não se enquadrar nos critérios de idade.Nicoleta irá competir em Miami 2014
  • Uruguai - Micaela Orsi foi forçada a se retirar do concurso porque o seu pedido de visto foi negado pelo Consulado Russo em Nova Iorque e também por ter quebrado algumas cláusulas contratuais junto a franquia local.

Substituições[editar | editar código-fonte]

  •  Canadá Denise Garrido chegou a ser coroada como Miss Universo Canadá 2013, mas depois de algumas horas Garrido foi substituída por Riza Santos, devido a um erro de digitação descoberto no top 5, que impactaram significativamente os resultados finais da competição. Este é o primeiro exemplo desse tipo de erro nos últimos 11 anos que a Organização Beauties of Canada (BOC) produziu o concurso Miss Universo Canadá. Riza que havia sido a segunda colocada do concurso assumiu o posto de Denise Garrido .
  • Cazaquistão Zhazira Nurimbetova foi substituída por Ajgerim Kozhakanova.
  •  Sérvia Nikolina Bojic foi coroada Miss Sérvia 2013, mas foi destronada depois que foi revelado que ela era casada. Aleksandra Doknic (anteriormente Miss Sérvia Universo 2013) tomou seu lugar como Miss Mundo Sérvia 2013, enquanto Ana Vrcelj tornou-se a nova Miss Sérvia Universo 2013.

Indicações[editar | editar código-fonte]

  •  Alemanha: Anne-Julia Hagen foi indicada como a Miss Universo Alemanha 2013 após um casting. Ela foi a Miss Alemanha em 2010.,
  •  Áustria: Doris Hofmann foi indicada para representar a Áustria. Ela foi a segunda colocada no Miss Áustria 2013.[17]
  •  Azerbaijão: Aysel Manafova foi indicada por Aras Ağalarov, um dos principais organizadores do concurso deste ano. Ela foi a Miss Azerbaijão 2012.
  •  Grécia: Anastasia Sidiropoulou foi indicada como a Miss Universo Grécia 2013 por Vassilis Prevelakis, diretor local do Miss Universo no país. Anastasia foi, em 2010, Miss Grécia Teen.[18]
  •  Lituânia: Simona Burbaitė foi indicada como Miss Universo Lituânia 2013. Ela foi a segunda colocada do Miss Lituânia 2013.[19]
  •  Vietname: Truong Thi May foi indicada como Miss Universo Vietnã 2013 pela Unicorp, empresa dona da franquia local no Vietnã.[20]

Crossovers[editar | editar código-fonte]


Referências

  1. [1]
  2. [2]
  3. [3]
  4. [url=http://www.theglobaldispatch.com/steven-tyler-and-panic-at-the-disco-to-perform-at-miss-universe-2013/]
  5. [4]
  6. [5]
  7. [6]
  8. [7]
  9. [8]
  10. [9]
  11. [10]
  12. [11]
  13. "Histórico da audiência americana do Miss Universo (1974-2013)", TV em Análise Críticas, 11-11-2013.
  14. "Histórico de audiência do concurso Miss Universo na Band (2003-2013)", TV em Análise Críticas, 11-11-2013.
  15. "Jurados preliminares do Miss Universo 2013 são anunciados", Miss Universe Organization, 29-10-2013.
  16. [12]
  17. Miss Universe Austria 2013 girlscontestupdate.com. Visitado em 2013-09-14.
  18. Anastasia Sidiropoulou Appointed Miss Universe Greece 2013 beautypageantnews.com. Visitado em 2013-09-14.
  19. Miss Lithuania 2013 www.globalbeauties.com. Visitado em 2013-09-14.
  20. Truong Thi May is a new Miss Universe Vietnam 2013 beautypageantnews.com (2013-09-21). Visitado em 2013-09-21.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]