ß

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Palavra utilissimæ escrita com o eszett num livro de 1541.

ß, denominado de eszett ou scharfes S (cujas pronúncias - dos dois nomes alternativos da letra - em AFI são, respectivamente, ['εstsεt] e [ʃarfəs εs]),[nota 1] é uma letra do alfabeto gótico incorporada ao alfabeto alemão, de base latina.[1] É esteticamente semelhante, embora não idêntica, à letra beta (Β, β) do alfabeto grego, mas não deve ser confundida com esta última, por representarem sons diferentes.[2]

Características[editar | editar código-fonte]

A letra escrita em maiúscula na capa de um dicionário de 1957

O eszett representa o fonema [s] em palavras como Straße (rua) ou Fuß (pé). Sua origem tipográfica não é a ligatura das letras que hoje representa em alemão (s longo medial e s curto final), mas sim a ligadura na escrita gótica das letras "s" e "z", vindo daí a origem de seu nome (eszett no idioma alemão significa "s-z"). Existe tanto na forma maiúscula como minúscula, caso for escrito em caps lock, a palavra inteira.[3] Outro exemplo é a letra antigamente usada na língua guandesa, kra (ĸ). Recentemente significa e foi substituída por dois 'ss'.

É utilizada unicamente na língua alemã, embora na Suíça e em Liechtenstein não seja nem oficial nem extraoficialmente utilizada, utilizando-se em seu lugar usa-se o "ss" ou o "sz".[4] Com a reforma ortográfica da língua alemã em 1996, o ß desapareceu em posição depois de vogal tónico convertendo-se em ss, como em Schloß, transformado em Schloss (castelo) e bißchen, que se tornou bisschen (pouquinho).

No teclado em português[editar | editar código-fonte]

No teclado configurado para português, o eszett é obtido pressionando Alt+0223 ou Alt+225 (Windows) ou Ctrl+Shift+U 1E9E (Linux).

Notas

  1. Também escrito esszett.[1]

Referências

  1. a b Karen Cheng (2006). Designing Type. [S.l.]: Laurence King Publishing. 232 páginas. ISBN 9781856694452 
  2. Deutsche Rechtschreibung: Regeln und Wörterverzeichnis ; amtliche Regelung. [S.l.]: Gunter Narr Verlag. 2006. 287 páginas. ISBN 9783823362708 
  3. «Das ß wird groß». Notícias (em alemão). Spiegel Online. 29 de junho de 2017. Consultado em 5 de julho de 2017 
  4. Die deutsche Rechtschreibung. [S.l.]: Duden: Mannheim-Dudenverlag. 2009. 93 páginas 
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre ß
Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.