Aeroporto Internacional Rei Abdulaziz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde junho de 2015). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Airport symbol comercial.png
Aeroporto Internacional Rei Abdulaziz
em árabe: مطار الملك عبدالعزيز الدولي
Mathar Al-Malik Abdulazīz Ad-Dowaliy
IATA: JED - ICAO: OEJN
Características
Tipo Público/Militar
Administração Autoridade Geral de Aviação Civil
Serve Gidá
Localização Gidá, Arábia Saudita
Inauguração 31 de maio de 1981 (35 anos)
Coordenadas 21° 40' 46" N 39° 09' 24" E
Altitude 15 m (49 ft)
Passageiros 26,581[1] passageiros
Carga 467.181[1] toneladas
Aéreo 187.446[1] aeronaves
Capacidade anual 30 milhões de passageiros/ano [2]
Website oficial Página oficial
Mapa
JED está localizado em: Arábia Saudita
JED
Pistas
Cabeceira(s) Comprimento Superfície
3
16L/34R 4 000 m (13 123 ft) Asfalto
16C/34C 3 299 m (10 823 ft) Concreto
16R/34L 3 800 m (12 467 ft) Asfalto

O Aeroporto Internacional Rei Abdulaziz (em árabe: مطار الملك عبدالعزيز الدولي) (IATA: JEDICAO: OEJN), conhecido também como KAIA (do nome inglês Kingdom Abdulaziz International Airport) é um aeroporto situado ao norte de Gidá[3][4][5] (Djeddah) na Arábia Saudita. É o maior aeroporto da Arábia Saudita em número de passageiros transportados anualmente. Além de Gidá, mais importante porto e segunda maior cidade do país, atende as cidades sagradas de Meca e Medina, contando com um terminal específico para os "agis"[6][7], peregrinos muçulmanos de todo o mundo que se deslocam aos milhões anualmente à cidade de Meca.

O "Terminal Hajj" do aeroporto de Gidá é o quarto maior terminal aéreo do mundo e uma mesquita dentro do aeroporto foi inaugurada em agosto de 2015, com capacidade para até 80.000 visitantes.[8]

Descrição[editar | editar código-fonte]

"Terminal Hajj", especialmente para os agis (peregrinos religiosos destinados a Meca)

A construção do aeroporto Rei Abdulaziz começou em 1974, na cidade portuária de Gidá (em inglês, Jeddah, donde a sigla internacional do aeroporto, JED), e foi finalizada em 1980. Em 31 de maio de 1981, o aeroporto abriu para o serviço.[9]

Devido à proximidade entre Gidá e Meca, a cidade santa do Islã, o aeroporto tem uma característica em particular: o "Terminal Hajj", especialmente construído para lidar com estrangeiros peregrinos destinados a Meca para tomar parte nos rituais anuais associados ao Hajj. Muitas companhias aéreas de países muçulmanos e não muçulmanos têm utilizado o Terminal Hajj, fornecendo a capacidade necessária para transportar peregrinos para a Arábia Saudita. Ele foi concebido pela empresa arquitetônica Skidmore, Owings and Merrill[10]

O Terminal Norte do aeroporto em Gidá é utilizado por todas as linhas aéreas estrangeiras. O Terminal Sul foi reservada para uso exclusivo da Saudi Arabian Airlines até 2007, quando as empresas Flynas e Sama passaram usar este terminal. O Aeroporto de Gidá (JED ou KAIA) serve como uma importante plataforma para a companhia Saudia.

O Terminal Hajj possui 465.000 m², é o quarto maior terminal aéreo do mundo após Aeroporto Internacional de Pequim, Aeroporto Internacional de Dubai, e Aeroporto Internacional de Hong Kong. É conhecido por sua tenda em forma de telhado. O telhado do Terminal 3 não é realmente uma tenda, mas feito de fibra de cor branca. Aos peregrinos do Terminal Hajj, o terminal possui uma mesquita que pode acomodar 80.000 viajantes ao mesmo tempo.

Linhas Aéreas e Destinos[editar | editar código-fonte]

Terminal Norte[editar | editar código-fonte]

Terminal Sul[editar | editar código-fonte]

  • Nas Air (Saudi Arabia) (Abu Dhabi, Alexandria, Beirute, Gassim, Riyadh, Sharjah)
  • Sama Airlines (Alexandria, Dammam, Sharjah)
  • Saudi Arabian Airlines (Abha, Abu Dhabi, Adis Abeba, Alahsa, Al Baha, Alexandria, Algiers, Amman, Arar, Asmara, Athens, Bahrain, Bangkok-Suvarnabhumi, Beijing-Capital, Beirut, Bisha, Cairo, Casablanca, Chennai, Colombo, Dakar, Damascus, Dammam, Dawadmi, Delhi, Dhaka, Doha, Dubai, Frankfurt, Gassim, Geneva, Gurayat, Hafr Al-Batin, Hail, Hong Kong, Hyderabad, Islamabad, Istanbul-Atatürk, Jakarta, Jizan, Johannesburg, Jouf, Kano, Karachi, Kochin, Kuala Lumpur, Kuwait City, Lahore, London-Heathrow, Madinah, Malaga, Manchester, Manila, Milan-Malpensa, Mumbai, Munique, Mascate, Najran, Nairóbi, New York-JFK, Nice, Paris-Charles de Gaulle, Peshawar, Qaisumah, Rafha, Riyadh, Rome-Fiumicino, Sanaa, Sharjah, Sharurah, Singapura, Tabuk, Taif, Tehran-Imam Khoemeini, Tunis, Turaif, Wadi al Dawasir, Washington-Dulles, Wedjh, Yanbu).


Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c d «Gaca Statictics YearBook» (PDF). Gaca.gov. Consultado em 25 de junho de 2015. 
  2. «King Abdulaziz International Airport». Atkins global. Consultado em 26 de junho de 2015. 
  3. Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa
  4. Vocabulário Onomástico da Língua Portuguesa
  5. «Reino da Arábia Saudita». www.itamaraty.gov.br. Consultado em 2015-09-22. 
  6. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa: peregrino que faz o hajj
  7. LTDA-EPP, Lexikon Editora Digital. «Significado de agi». www.aulete.com.br. Consultado em 2015-09-22. 
  8. «Airport Mosque in Jeddah - Rahe Kraft GmbH Akustikbüro | acoustic consultants | Berlin, Germany - experience in acoustics». Consultado em 2015-09-22. 
  9. «KING ABDULAZIZ INTERNATIONAL AIRPORT. PLATFORM DEVELOPMENT». adp-i. Consultado em 26 de junho de 2015. 
  10. «King Abdul Aziz International Airport – Hajj Terminal». Skidmore, Owings and Merrill. Consultado em 26 de junho de 2015. 

Ligação externa[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Aeroporto Internacional Rei Abdulaziz
Ícone de esboço Este artigo sobre um aeroporto, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.