Aeroporto Internacional de Dubai

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Aeroporto Internacional de Dubai
Aeroporto
IATA: DXB - ICAO: OMDB
Características
Tipo Civil
Administração Dubai Airports Company
Serve Dubai,  Emirados Árabes Unidos
Localização Al Garhoud, Dubai
Inauguração 1959 (58 anos)
Coordenadas 25° 15' 10" N 55° 21' 52" E
Altitude 19 m (62 ft)
Passageiros 70,475,636 milhões de passageiros
Carga 2,367,574
Aéreo 357,339
Capacidade anual 160 milhões de passageiros/ano[2]
Website oficial Página oficial
Mapa
DXB está localizado em: Emirados Árabes Unidos
DXB
Pistas
Cabeceira(s) Comprimento Superfície
12R/30R 4 000 m (13 123 ft) Asfalto
12L/30L 4 310 m (14 140 ft) Asfalto

O Aeroporto Internacional de Dubai (em árabe: مطار دبي الدولي) (IATA: DXBICAO: OMDB) é um aeroporto internacional que serve Dubai, a maior cidade dos Emirados Árabes Unidos.[3] É um importante hub da aviação no Oriente Médio, e é o principal aeroporto do Oriente Médio. Em 2007, o aeroporto concentrou mais de 29% de todos os voos que entram e saem do Oriente Médio, África e região envolvente.

O aeroporto é operado pelo Departamento de Aviação Civil e é a sede da companhia aérea internacional de Dubai, a Emirates Airlines e Emirates SkyCargo, bem como de serve como um hub secundário para o Kuwait baseia na Jazeera Airways. Outros pequenos passageiros e de carga aéreas utilizam o aeroporto como um hub e estas incluem Dolphin Air e Falcon Express Cargo Airlines. Companhias aéreas com hubs secundária no aeroporto incluem Royal Jordanian, British Gulf International Airlines, o Iran Aseman Airlines, DAS Air Cargo, Air Blue, o Iran Air e a African Express Airways. É um foco para a cidade, incluindo um número de companhias aéreas; Singapore Airlines, Yemenia, BIMAN Bangladesh Airlines, a Air India, Pakistan International Airlines, e Jubba Airways. A partir de 2015, existem mais de 7700 voos semanais operados por 140 companhias aéreas e mais de 260 destinos.

O aeroporto opera voos de Dubai para a América do Norte, Europa, América do Sul, Sueste Asiático, Sudeste da Ásia, Ásia Meridional, Oceânia e África. O Aeroporto Internacional de Dubai será complementada pelo Aeroporto Internacional Al Maktoum, um novo aeroporto de 140 km² que o irá ajudar a lidar com o fluxo de viajantes no futuro, com capacidade para 120 milhões de passageiros por ano.

Em 2007, o aeroporto manipulou um recorde de passageiros de 34 348 110, um aumento de 18,3% durante o ano fiscal de 2006. Isto tornou-o no 27.º mais movimentado aeroporto do mundo e, com mais de 73 milhões de passageiros por ano, é o 6.º aeroporto do mundo, em termos de tráfego internacional de passageiros. Além de ser uma importante plataforma de tráfego de passageiros, o aeroporto é um dos mais agitados em termos de carga do mundo, a movimentação de 1,668 milhões de toneladas de carga em 2007. O novo Terminal 3 com custo estimado de S$ 4.5 bilhões tem início em 14 de outubro de 2008, e o Terminal 2 será atualizado. Concourse 3 também faz parte do Terminal 3, e se espera que seja concluída até 2011. O Terminal 3 é uma nova adição ao maciço do aeroporto, e vai adicionar 1,5 km².

Desde 1998, o aeroporto ganhou mais de 300 prêmios e distinções.

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

Terminal de Passageiros[editar | editar código-fonte]

Terminal 1[editar | editar código-fonte]

Com 1 km (0,62 mi) de comprimento o Terminal Sheikh Rashid (terminal 1) tem uma capacidade global de 40 milhões de passageiros. Ele é usado por 113 linhas aéreas. Ela está conectado a um Concourse 2 por um túnel de 300 metros (980 pés). O Terminal 1 oferece 221 balcões check-in, com uma seção autónoma para passageiros da classe executiva e primeira classe. Nas chegadas há controle de passaportes são 40 balcões e 14 cintos de reivindicação de bagagem.

Concourse 1[editar | editar código-fonte]

Concourse 1 é parte do Terminal 1 está sendo usado por todas as companhias aéreas internacionais. Inaugurado em 2000, que costumava ser a parte principal do Aeroporto de Dubai antes de abrir o Terminal 3. Ele incorpora mais de 60 portas, e 50 pontes aéreas. As atuais instalações incluem restaurantes, salões, um hotel 5 estrelas, um centro empresarial, uma academia, e uma área de vendas duty-free de 5400 m². Outras instalações incluem salas para oração e um centro médico.

Terminal 2[editar | editar código-fonte]

Terminal 2 é o mais antigo no Aeroporto Internacional de Dubai e tem uma capacidade de 3 milhões de passageiros. É utilizada principalmente pelas linhas aéreas que operam na região. A maioria dos voos são operados para o Irão, Paquistão e Afeganistão. O terminal também está sendo expandido, como nos últimos anos tornou-se extremamente congestionado e mais lotado. O terminal oferece 22 balcões check-in, e 1440 m² de lojas duty-free.

A expansão já está começada, e espera-se estar concluída até 2010.

Terminal 3[editar | editar código-fonte]

Duty-Free Shop no Aeroporto Internacional de Dubai

O Terminal 3 é o maior terminal aeroportuário em todo o mundo, com mais de 1,5 km² de espaço. O terminal tem uma capacidade anual de 60 milhões de passageiros. Ele está localizado abaixo da superfície taxiway no aeroporto e está diretamente ligado ao pátio 2. Terminal 3 difere do Terminal 1 quanto há menos distâncias a pé. Esta é a principal diferença entre o terminal 1, que está ligada ao pátio (Terminal Sheikh Rashid), com um túnel. O Terminal 3 tem a forma da asa de um avião e tem 1 km de comprimento.

O Terminal 3 inclui uma estrutura multi nível subterrâneo, em primeiro lugar a classe executiva e lounges, restaurantes, 180 balcões de check in e 2.600 lugares para estacionamento subterrâneo. O terminal irá, através da adição 15.000 m² (160.000 pés²), o dobro da quantidade de espaço comercial no Aeroporto Internacional de Dubai.

As partidas e chegadas nos salões do novo terminal está localizado a 10 metros (33 pés) no subsolo os taxiway.

O terminal incorpora dois níveis de estacionamento para os veículos e era totalmente aberto até 14 de Outubro de 2008.

Concourse 2[editar | editar código-fonte]

Concourse 2 está diretamente ligado ao terminal 3, e é um comprimento de 950 m (3.100 pés), o concourse que se dedica exclusivamente a Emirates Airlines. O edifício inclui atualmente uma estrutura multi-nível para partidas e chegadas no Aeroporto e inclui 27 portões de contato e 59 pontes embarque de passageiros.

Também existe uma ligação direta ao Terminal Sheikh Rashid situada sob a torre de controle uma estrutura através de passarelas. Existem também 300 quartos de hotel e um health club, que incluirá ambos quartos cinco e quatro estrelas. Têm mais 10.000 m² de espaço comercial e será adicionado aos atuais no Aeroporto. Concourse 2 inclui confluência de cinco pontes aéreas que são capazes de gerir o novo Airbus A380.

O Terminal de imigração em si contém 52 contadores, 14 carrosséis de bagagem, e 12 portões de embarque.

O pátio tem capacidade para processar 23 milhões de passageiros, e em um dia normal, tem uma capacidade de 17000 pessoas por hora.

Concourse 3[editar | editar código-fonte]

O Concourse 3 será uma versão menor do pátio 2, e está prevista para ter lounges de temperatura controlada. Ela terá 27 portões contato, dos quais 12 serão exclusivamente para o Airbus A380. Os dois concourses serão conectados com autocarros elétricos. Concourse 3 também será conectado ao público com 3 níveis de terminais automatizados impulsionador de pessoas e também um serviço de transferência do túnel para mais bagagem. A construção teve início no Concourse 3 no início de 2008, e espera-se que seja totalmente concluída até 2011.

Operações[editar | editar código-fonte]

Rotas Internacionais agitadas fora do Aeroporto Internacional do de Dubai (2007)[carece de fontes?]
Ordem Aeroporto Voo Semanal fora de Dubai
1 Aeroporto Internacional do Bahrain 184
2 Aeroporto Internacional do Kuwait 167
3 Aeroporto Internacional de Tehran Imam Khomeini 137
4 Aeroporto Internacional de Mascate 132
5 Aeroporto de Londres Heathrow 131
6 Aeroporto Internacional Rainha Alia 77

Linhas Aéreas e Destinos[editar | editar código-fonte]

DXB Destinations.svg

Linhas aéreas e destinos[editar | editar código-fonte]

Etihad Airways (Abu Dhabi)

Cargas[editar | editar código-fonte]

  • Air France
  • Cathay Pacific
  • DAS Air Cargo
  • Dragon Air
  • EVA Air Cargo
  • Emirates SkyCargo
  • Falcon Express Cargo Airlines
  • FedEx
  • KLM
  • MASkargo (Malaysia Airlines Cargo)
  • Polar Air Cargo
  • Qatar Airways
  • Royal Airlines
  • Scandinavian Airlines System
  • Shaheen Air International
  • Singapore Airlines Cargo
  • Star Air
  • Tarom Cargo
  • UPS

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Aeroporto Internacional de Dubai

Referências

  1. «Dubai Airports/DXB PASSENGER TRAFFIC 2013/14». Dubai Airports. Consultado em 29 de Junho de 2015 
  2. «Building For The Future Pg 10» (PDF). dubaiairports. Consultado em 29 de Junho de 2015 
  3. Iyer, Srinivasan (30 December 2014). «Dubai International is world's busiest airport». The National. Consultado em 4 January 2015  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)