Anacronismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Orfeu, personagem da mitologia da Grécia Antiga, representado por Cesare Gennari com um violino, instrumento que não existia antes do século XVI.

Anacronismo (do grego ἀνά "contra" e χρόνος "tempo") é um erro em cronologia, expressada na falta de alinhamento, consonância ou correspondência com uma época. Ocorre quando pessoas, eventos, palavras, objectos, costumes, sentimentos, pensamentos ou outras coisas que pertencem a uma determinada época são erroneamente retratados noutra época.

Anacronismos podem ocorrer num relato narrativo ou histórico, numa pintura, filme ou qualquer meio real ou de ficção. Alguns exemplos poderiam ser um filme encenado no século XIX em que aparecesse um computador, ou utensílios modernos como no desenho animado Os Flintstones, da Hanna-Barbera. Nesse caso, dir-se-ia que os utensílios modernos na Pré-História são um anacronismo. Outro exemplo é o caso do filme Blazing Saddles, de 1974, situado no Velho Oeste americano (1845 a 1890), mas tendo o xerife a usar jeans novos da Gucci e também um automóvel ao invés dos cavalos de então.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre sociologia ou um sociólogo é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.