Andréa Veiga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Andréa Veiga
Nome completo Andréa Mendes Veiga
Nascimento 9 de agosto de 1969 (54 anos)
Rio de Janeiro, RJ
Nacionalidade brasileira
Ocupação
Página oficial

Andréa Mendes Veiga (Rio de Janeiro, 9 de agosto de 1969) é uma apresentadora de TV e atriz brasileira.[1]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Aos dez anos de idade, ia com frequência aos ensaios das peças do teatro Tablado, levada por sua tia Maria Lúcia Veiga, que era assistente de direção de Maria Clara Machado. Assim, acabou por ser convidada para o elenco de uma montagem de Platonov, de Tchekov. Em seguida, por indicação de Maria Clara Machado, começou aulas de teatro no Tablado, fazendo o musical As Cigarras e os Formigas aos onze anos. Aos doze anos, através de contatos familiares, procurou Maurício Sherman, diretor artístico da extinta Rede Manchete. Na Manchete, chamou a atenção da produtora Marlene Mattos, que a convidou para participar de um programa novo chamado Manchete TV Boxe, onde Andrea anunciava, com placas, os rounds das lutas. Em seguida, Andréa fez um teste para ser assistente de palco da apresentadora Xuxa no programa Clube da Criança, tendo sido admitida. No programa, foi batizada com o apelido de Paquita, namorada de um papagaio marionete que participava do programa e que se chamava Paquito. Posteriormente paquita deixou de ser nome próprio e passou a designar todas as assistentes da apresentadora Xuxa.

Andréa foi a primeira auxiliar de palco, da Xuxa e participou dos programas Clube da Criança (1984–86) e Xou da Xuxa (1986–88), ficando por quase 4 anos no total. Logo após deixar de ser paquita, para tentar alavancar sua carreira, Andréa Veiga posou nua para a revista Playboy em setembro de 1988. Em seguida, mudou-se para São Paulo, onde foi convidada pela Rede Record para apresentar o programa infantil Pintando o Sete, que após mudanças transformou-se no programa A Casa Mágica. Em 1990, voltou para o Rio de Janeiro, onde estreou como atriz na minissérie O Portador, com direção de Herval Rossano. Na mesma época, foi também uma das apresentadoras do programa musical Babilônia, também da Rede Globo, e em 1990 participou do seu primeiro longa-metragem, Sonho de Verão, ao lado de Sérgio Malandro e das paquitas. Em 1992, Andrea apresentou o quadro "Competições da Xuxa", do Xou da Xuxa. Mais tarde, participou de mais dois filmes com a grife Xuxa: Xuxa Requebra (1999) e Xuxa Popstar (2000).

Na TV, Andréa Veiga participou ainda das telenovelas Gente Fina, da Rede Globo, do programa Os Trapalhões, fazendo o papel da namorada de Renato Aragão, da telenovela Salomé, do especial Fronteiras do Desconhecido, da Rede Manchete, e de alguns capítulos da terceira temporada do seriado adolescente Malhação, na Rede Globo. No teatro, atuou em Os Saltimbancos, sob a direção de Rogério Fabiano; Ali Babá e os 40 ladrões, direção de Wolf Maia; Band Age, direção de Cininha de Paula; A Família do Cão, direção de Marcelo Saback; A Fera e a Bela, direção de Guilherme Karan; Lamartine 2, O Resgate, direção de Antônio De Bonis; Aladim e o Gênio Maravilhoso, direção de Marcelo Saback; Aldeia dos Ventos, direção de Oswaldo Montenegro e o Terror na Praia, direção de Anselmo Vasconcelos e Luca de Castro. Entre 1999 e 2002, participou do programa Planeta Xuxa, na Rede Globo, tendo feito uma pausa na carreira artística para ser mãe.

Em 2003, formou-se em jornalismo e lançou, com Cláudia Rodrigues, o livro Mãe na Linha. Juntas escreveram um livro, que concedeu a participação de algumas artistas falando de gravidez. Em 2003 começou a trabalhar com rádio, estreando na rádio Nativa FM, passando pela Rádio Tupi, onde ficou até janeiro de 2006. Em 2006 Andréa Veiga Esteve na Rede CNT com o programa "Gente como você" e foi repórter do programa Mais Você da Rede Globo.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem / Cargo Notas
1983–84 Manchete TV Boxe Ring Girl (assistente de palco)
1984–86 Clube da Criança Paquita (assistente de palco)
1986–88 Xou da Xuxa
1988–90 Pintando o Sete Apresentadora
1990 Babilônia
Gente Fina Suzy
1991 Fronteiras do Desconhecido Luísa Episódio: "A Rua do Salto"
Salomé Carmem
O Portador Eliane
1992 Xuxa Park (Espanha) Paquita (assistente de palco)
Xou da Xuxa Repórter
1997 Malhação Célia Participação: Temporada 3
1999 Você Decide Sandrinha Episódio: "O Califa de Caruaru"
1999–01 Xuxa Park Repórter
1999–02 Planeta Xuxa
2006–07 Gente Como Você Apresentadora
2007–10 Mais Você Repórter
2011 Fina Estampa Luciana Episódios: "29 de agosto–16 de setembro"
2017 Questão de Família Clara Episódio: "Sintoma"
2021 Tô de Graça Cleonice Participação 5ª Temporada
2023 Reis Golda Fase: A Consequência

Cinema[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem
1990 Sonho de Verão Jam
1999 Xuxa Requebra Andréa
2000 Xuxa Popstar Repórter da TV
2018 O Paciente - O Caso Tancredo Neves Sara
2023 O Porteiro Dona Regina[2]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Caras (27 de Agosto de 2011). «Andrea Veiga participa de novela». Consultado em 3 de maio de 2012 
  2. «O Porteiro». adorocinema.com. Consultado em 21 de fevereiro de 2024