Andréa Veiga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Andréa Veiga
Nome completo Andréa Mendes Veiga
Nascimento 9 de agosto de 1969 (50 anos)
Rio de Janeiro, RJ
Nacionalidade brasileira
Ocupação Atriz, modelo e ex-Paquita
Página oficial

Andréa Mendes Veiga (Rio de Janeiro, 9 de agosto de 1969) é uma atriz, modelo e ex-Paquita brasileira.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Desde pequena até aos quatorze anos, sempre trabalhou como modelo, até passar pela Rede Manchete, onde conheceu Marlene Mattos.

Aos dez anos de idade, ia com frequência aos ensaios das peças do teatro Tablado, levada por sua tia Maria Lúcia Veiga, que era assistente de direção de Maria Clara Machado. Assim, acabou por ser convidada para o elenco de uma montagem de Platonov, de Tchekov.

Em seguida, por indicação de Maria Clara Machado, começou aulas de teatro no Tablado, fazendo o musical As Cigarras e os Formigas aos onze anos.

Aos doze anos, através de contatos familiares, procurou Maurício Sherman, diretor artístico da extinta Rede Manchete. Na Manchete, chamou a atenção da produtora Marlene Mattos, que a convidou para participar de um programa novo chamado Manchete TV Boxe, onde Andrea anunciava, com placas, os rounds das lutas.

Em seguida, Andréa fez um teste para ser assistente de palco da apresentadora Xuxa no programa Clube da Criança, tendo sido admitida. No programa, foi batizada com o apelido de Paquita, namorada de um papagaio marionete que participava do programa e que se chamava Paquito. Posteriormente paquita deixou de ser nome próprio e passou a designar todas as assistentes da apresentadora Xuxa.

Andréa foi a primeira auxiliar de palco, da Xuxa e permaneceu no Xou da Xuxa de 30 de junho de 1986 e saiu em 19 de março de 1988, ficando 1 ano e 9 meses no total. Logo após deixar de ser paquita, para tentar alavancar sua carreira, Andréa Veiga posou nua para a revista Playboy em setembro de 1988. Em seguida, mudou-se para São Paulo, onde foi convidada pela Rede Record para apresentar o programa infantil Pintando o Sete.

Em 1990, voltou para o Rio de Janeiro, onde estreou como atriz na minissérie O Portador, com direção de Herval Rossano. Na mesma época, foi também uma das apresentadoras do programa musical Babilônia, também da Rede Globo, e em 1990 participou do seu primeiro longa-metragem, Sonho de Verão, ao lado de Sérgio Malandro e das paquitas. Em 1992, Andrea apresentou o quadro "Competições da Xuxa", do Xou da Xuxa.

Mais tarde, participou de mais dois filmes com a grife Xuxa: Xuxa Requebra (1999) e Xuxa Popstar (2000).

Na TV, Andréa Veiga participou ainda das telenovelas Gente Fina, da Rede Globo, do programa Os Trapalhões, fazendo o papel da namorada de Renato Aragão, da telenovela Salomé, do especial Fronteiras do Desconhecido, da Rede Manchete, e de alguns capítulos de Malhação, na Rede Globo.

No teatro, atuou em Os Saltimbancos, sob a direção de Rogério Fabiano; Ali Babá e os 40 Ladrões, direção de Wolf Maia; Band Age, direção de Cininha de Paula; A Família do Cão, direção de Marcelo Saback; A Fera e a Bela, direção de Guilherme Karan; Lamartine 2, O Resgate, direção de Antônio De Bonis; Aladim e o Gênio Maravilhoso, direção de Marcelo Saback; Aldeia dos Ventos, direção de Oswaldo Montenegro e o Terror na Praia, direção de Anselmo Vasconcelos e Luca de Castro.

Entre 1999 e 2002, participou do programa Planeta Xuxa, na Rede Globo, tendo feito uma pausa na carreira artística para ser mãe.

Em 2003, formou-se em jornalismo e lançou, com Cláudia Rodrigues, o livro Mãe na Linha.

Juntas escreveram um livro, que concedeu a participação de algumas artistas falando de gravidez.

Em 2004, Xuxa chamou-a para participar do desfile da Caprichosos de Pilares, e Andréa recusou, magoando Xuxa. Começou a trabalhar com rádio, estreando na rádio Nativa FM, passando pela Rádio Tupi, onde ficou até janeiro de 2006. Nesse mesmo ano, a ex-paquita rompeu uma grande amizade com a apresentadora Xuxa quando esta se absteve de dar um depoimento ao livro "Mãe na Linha". Andréa não foi convidada ao especial "Xuxa 20 Anos". Foi o triste fim de uma amizade de mais de duas décadas, destruído por coisas tolas.

Em 2007 Andréa Veiga Esteve na Rede CNT com o programa "Gente como você" e foi repórter do programa "Mais Você" da Rede Globo.

Em 2017, as duas se reencontram no show Xuchá e se emocionam, decidindo reatar assim, uma grande amizade, que começou nos anos 80 e que chegou ao fim em 2004.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Emissora Personagem
1982-1983 Manchete TV Boxe Rede Manchete Ela mesma
1984-1986 Clube da Criança Rede Manchete Paquita
1986-1988 Xou da Xuxa Rede Globo Paquita
1988-1990 Pintando o Sete Rede Record Apresentadora
1990 Babilônia Rede Globo Apresentadora
1990 Gente Fina Rede Globo Suzy
1991 Salomé Rede Globo Carmem
1990-1991 Fronteiras do Desconhecido Rede Manchete Ela mesma
1991 O Portador Rede Globo Eliane
1992 Os Trapalhões Rede Globo Andréa
1992 Xou da Xuxa Rede Globo Apresentadora do quadro "Competições da Xuxa"
1992 Xuxa Park Tele 5 Paquita
1995 Malhação Rede Globo Ela mesma
1999-2001 Xuxa Park Rede Globo Repórter
1999-2002 Planeta Xuxa Rede Globo Repórter
2007 Gente Como Você CNT Ela mesma
2007-2008 Mais Você Rede Globo Repórter
2011 Fina Estampa Rede Globo Participação Especial

Cinema[editar | editar código-fonte]

Título Ano Personagem
Sonho de Verão 1990 Jam
Xuxa Requebra 1999 Andréa
Xuxa Popstar 2000 Repórter
O Paciente 2018

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Caras (27 de Agosto de 2011). «Andrea Veiga participa de novela». Consultado em 03 de Maio de 2012  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)