Assembleia Nacional Francesa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Assembleia Nacional
Assemblée Nationale
Coat of arms or logo
Tipo
Tipo Câmara baixa
Liderança
Presidente da Assembleia Claude Bartolone
Líder da maioria Bruno Le Roux
Líder da minoria Christian Jacob
Estrutura
Membros 577
Diagramme assemblée nationale 2017.svg
Grupos políticos:
Eleições
Última eleição: 18 de Junho de 2017
Sede
Panorama de l'hémicyle de l'assemblée nationale.jpg
Palais Bourbon, França
Site
http://www.assemblee-nationale.fr/
Notas de rodapé
Política da França
Parlamento francês

A Assembleia Nacional Francesa (em francês: Assemblée Nationale) é a câmara baixa do Parlamento da França, ao lado da câmara alta, o Senado (Sénat). A Assembleia, como se apresenta atualmente, teve suas bases lançadas durante a Revolução

A Assembleia Nacional é composta por 577 membros, denominados députés (ou deputados) e eleitos através do sistema a duas voltas, sendo que cada um representa uma circunscrição eleitoral (distrito). Dentre os 577 assentos, 289 são necessários para estabelecer uma maioria da câmara. O partido com maior número de assentos elege o Presidente da Assembleia, que deverá presidir as sessões com o auxílio de uma mesa diretora. Seguindo uma tradição originária da Nacional Constituinte de 1789, os deputados aliados à ideologia esquerdista sentam-se à esquerda da tribuna, enquanto os aliados à ideologia direitista mantém-se à direita da tribuna.

A sede oficial da Assembleia Nacional é o Palais Bourbon, situado às margens do rio Sena, em Paris.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

Os deputados são eleitos por sufrágio universal com sistema a duas voltas para que exerçam mandato de cinco anos, sujeito à dissolução por parte do Presidente da República. Em seu sistema eleitoral, a França é dividida em distritos de 100.000 habitantes, cada um deles.

Ainda de acordo com a lei francesa, a divergência entre o número de habitantes dos distritos não deve execeder 20% da população de um departamento. O número de assentos da Assembleia é diretamente proporcional ao número de distritos, incluindo os distritos das possessões marítimas. O deputado representante de um departamento é chamado "oficial" e para elegê-lo são necessários 5% dos votos do respectivo departamento.

Os 577 deputados, subdividem-se em:

Os grupos parlamentares são divididos de acordo com a idelogia dos partidos eleitos. Na França é frequente a distinção entre partidos "com representação", ou seja, que obtiveram votos para a Assembleia Nacional, e os "partidos regionais". Dentre os grupos parlamentares há também os partidos que não firmam suas alianças, mantendo-se independentes entre si por questões ideológicas.

Sede[editar | editar código-fonte]

O Palais Bourbon foi projetado por Lorenzo Giardini a pedido de Luís XIV como presente para sua filha Luísa Francisca, Duquesa de Bourbon. A obra durou de 1722 a 1728. Após o período da Restauração Bourbon, o palácio tornou-se sede da Assembleia Nacional. De suas escadarias, têm-se uma vista das Tulherias, da Praça da Concórdia (Place de la Concorde) e da Igreja de la Madeleine, todos estes na margem oposta do rio Sena.

A Assembleia Nacional também ocupa outros prédios adjacentes para anexo de gabinetes dos deputados.

Estrutura atual[editar | editar código-fonte]

Grupo Ideologia Espectro Mandatos
Em Marcha! Liberalismo Centro
313 / 577
Os Republicanos Gaullismo Centro-direita
102 / 577
Movimento Democrático Social liberalismo Centro
47 / 577
UDI, Agir e Independentes Liberalismo Centro
32 / 577
Nova Esquerda Social-democracia Centro-esquerda
31 / 577
França Insubmissa Populismo de esquerda Esquerda
17 / 577
Esquerda Democrática e Republicana Socialismo Esquerda
16 / 577
Não-Inscritos - -
19 / 577

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]