Bósons W' e Z'

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou seção está a ser traduzido. Ajude e colabore com a tradução.


Bósons W′ e Z′
Composição: Partícula elementar
Família: Bóson
Grupo: Bóson de gauge
Interação: Extensão do Modelo Padrão[1]
Estado: hipotético (não descoberto)
Carga elétrica: W′: ±1 e
Z′: 0 e
Spin: 1[1]

Em física de partículas, es bósons W′ e Z′ (ou bósons W-prime e Z-prime) referem-se a hipotéticos bósons de gauge novos, que provêm de extensões simetria eletrofraca do Modelo Padrão. Eles são nomeados em analogia com os bósons W e Z.

Tipos[editar | editar código-fonte]

Tipos de bósons W′[editar | editar código-fonte]

Os bósons W′ surgem em modelos como um bóson extra do grupo de gauge SU(2). SU(2) × SU(2) [e espontaneamente quebrado para o subgrupo diagonal SU(2)W que corresponde ao eletrofraco SU(2). De modo mais geral, nós podemos ter n copias do SU(2), que são quebrados para uma diagonal SU(2)W. Isso dá origem aos bósons n−1 W+′, W′ and Z′. Esses modelos surgema partir do Diagrama quiver, por exemplo. A fim de que os bósons W′ tenham isospin par,, o SU(2) extra e o SU(2) do Modelo padrão devem misturar-se; uma cópia do SU(2) deve quebrar em torno da escala TeV ( para obter W′ com massa de TeVs_ deixando um segundo SU(2) para o Modelo Padrão. Isso ocorre em modelos de Little Higgs que contêm mais de uma cópia de SU(2). Devido ao fato que o W′ vem da quebra de um SU(2), isso é genericamente acompanhado por um bóson Z′ com (quase) a mesma massa.

Outro modelo com o W′ mas sem o fator adicional SU(2) é o chamado Modelo 33 com β = ± 1/3. A cadeia de quebra da simetria SU(3)L × U(1)W → SU(2)W × U(1)Y leva a um par de bósons W′± e três bósons Z′.

W′ também aparecem nas teorias de Kaluza–Klein com SU(2) no bulk.

Tipos de bósons Z′[editar | editar código-fonte]

Vários modelos de física além do Modelo Padrão predizem diferentes formas de bósons Z′.

  • Modelos coma nova simetria de gauge U(1). O Z′ é o bóson de gauge (quebrado) de simetria U(1).
  • Modelos E6. Esse tipo de modelo contêm dois bósons Z′, que podem misturar-se em geral.
  • Topcolor e Top Seesaw Models of Dynamical Electroweak Symmetry Breaking tem os bósons Z′ para selecionar a formaçã de condensados particulares.
  • Modelos Little Higgs. Esses modelos tipicamente incluem um largo setor de gauge, que é quebrado pelo simetria de gauge na escala TeV do Modelo padrão. Em adição a um ou mais Z′, esses modelos frequentemente contêm bósons W′.
  • Modelos Kaluza–Klein . Os bósons Z′ são os modos excitados de uma simetria de calibre grosso neutra.
  • Extensões Stueckelberg (veja ação Stueckelberg).


Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b J. Beringer et al. (Particle Data Group) (2012). «Review of Particle Physics». Notes in the Gauge and Higgs Boson Listings. Physical Review D. 86. 010001 páginas. Bibcode:2012PhRvD..86a0001B. doi:10.1103/PhysRevD.86.010001 

Leituras posteriores (em inglês)[editar | editar código-fonte]

Mais avançados:

Ligaçĩoes externas[editar | editar código-fonte]