Méson eta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Eta meson)
Ir para: navegação, pesquisa

O Méson eta (η) e Méson eta prime (η′) são mésons feitos por uma mistura de quark up, quark down e quark estranho e seus antiquarks. O méson eta encantado (η
c
e o méson eta inferior (η
b
) são formas de quarkônio; eles têm o mesmo spin e paridade (física) paridade como o eta leve mas são feitos de quarks charms e quarks bottoms respectivamente. O quark top é tão pesado para formar o teórico méson eta superior, η
t
, devido ao seu rápido decaimento.


Composição de quark[editar | editar código-fonte]

As partículas η pertencem aos mésons pseudo-escalar com momento angular total igual a zero e paridade negativa, hipercarga, isospin e estranheza igual a zero também. Cada quark que aparece em um méson eta, é acompanhado pelo seu antiquark correspondente, por causa disso ele não têm sabor e todos os seus números quânticos são iguais a zero[1] [2].

A simetria básica SU(3) teoria de quarks para os três quarks mais leves, que apenas leva em consideração a interação forte prevê apenas as partículas correspondentes:

, e
.


Os subscritos referem-se ao fato que o η1 pertence a um singleto (que é totalmente antissimétrico)e η8 é parte de um octeto. Contudo nesse caso a interação fraca e a interação eletromagnética, que podem transformar um sabor de quark em outro, causa uma significante, porém pequena, mistura de valor próprio ( que mistura de ângulo igual à θP = -11.5), portanto a verdade composição de quark é uma combinação linear de três fórmulas[3]. Que são:


.

O nome não subscrito η refere-se a real partícula que na verdade foi observada e que é perto da η8. O η′ é a partícula observada parecida perto da η1.

As partículas η e η′ estão mais intimamente relacionadas com o mais conhecido píon neutro π0
, onde

.

De fato π0, η1 e η8 são três combinações lineares ortogonais dos pares quark up-antiquark up, quark down-antiquark down e quark strange-antiquark strange; eles estão todos no centro do mésons pseudo escalares, com números quânticos iguais a zero.

Geral[editar | editar código-fonte]

O Eta foi descoberto em colisões entre píons e núcleons no Bevatron em 1961 por A. Pevsner em um tempo em que a proposta do caminho óctuplo foi usado para previsões e descobertas de novas partículas das considerações de simetria.

A diferença entre massa do η e do η' é maior do que o Modelo Padrão por naturalmente explicar. Esse quebra-cabeça η-η' é resolvido por instantons.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. [1]
  2. [2]
  3. O Wikipedia meson articledescreve SU(3) pseudo-escalar mésons como η e η′.