Blackswan (grupo musical)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Blackswan
Informação geral
Origem Seul
País Coreia do Sul
Gênero(s)
Período em atividade 2020-presente
Gravadora(s) DR Music
Integrantes
  • Fatou
  • Gabi
  • Sriya
  • Nvee
Ex-integrantes Leia, Hyemi, Youngheun, Judy
Página oficial cafe.daum.net/1248.

Blackswan (hangul: 블랙스완; rr: Beullaegseuwan; estilizado como BLACKSWAN e B.S.) é um girl group global com sede na Coréia do Sul, cujo debut foi em 2020, formado pela DR Music. O grupo é composto atualmente por cinco integrantes: Fatou, Sriya, Gabi e Nvee. O grupo fez sua estreia em 16 de outubro de 2020, com o single "Tonight" e o álbum "Goodbye Rania" quando era composta com 5 integrantes.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Antes da estreia[editar | editar código-fonte]

O grupo originalmente foi programado para estrear como a nova geração do grupo Baby V.O.X, também agenciado pela DR Music. No entanto, a empresa decidiu promovê-las como um novo grupo chamado Rania, composto por oito integrantes: Saem,[1] Lucy (mais tarde conhecida como Jooyi), Riko, Joy, Kimdee, Tiyei, Xia e Sarah.[2] Em 2010, a integrante Tiyei foi selecionada para estrear ao lado de Jay Park no filme Hype Nation, obrigando a DR Music adiar a estreia do grupo.[3] Pouco depois, em meados de 2011, a integrante chinesa Sarah decidiu deixar o grupo para seguir sua carreira de modelo, sendo posteriormente substituída por Yijo. Antes da audição de Yijo, as trainees Daeun e Minhee estavam se preparando para sua estreia com o grupo, no entanto Minhee foi proibida pelos pais de estrear por conta de sua idade (ela tinha apenas quinze anos), enquanto Daeun se retirou do grupo por conta própria para seguir sua vida na Tailândia. Resumindo, Sarah deixou o grupo e Daeun e Minhee não foram selecionadas como integrantes do grupo.

2011–2012: Teddy Riley, The First Expansion In Asia e Time To Rock Da Show[editar | editar código-fonte]

Rania realizou sua estreia oficial em 6 de abril de 2011, quando lançaram seu primeiro extended play Teddy Riley, The First Expansion In Asia.[4] Elas realizaram sua primeira apresentação ao vivo no dia seguinte, no programa musical Music Bank, onde elas performaram o single Dr. Feel Good, que originalmente seria dado para a cantora Lady Gaga.[5][6][7] A integrante chinesa Yijo não estava presente nas apresentações ao vivo. Mais tarde, a DR Music afirmou que ela estava tendo problemas com seu visto de trabalho e confirmou sua saída pouco depois. O videoclipe e as performances ao vivo do single Dr. Feel Good causaram controvérsias na Coreia do Sul. Alguns internautas afirmaram que a coreografia da canção e o figurino das integrantes era inapropriado para ser transmitido em canais de televisão.[8] O grupo posteriormente realizou modificações na coreografia e figurino.[9][10] Ou seja, a Yijo decidiu sair do grupo enquanto o grupo continuava com as atividades normalmente. Após o encerramento das promoções do single Dr. Feel Good, o grupo retornou em 4 de junho com o lançamento do single digital Masquerade, que também por escrito por Teddy Riley.[11] Apesar de ter planejado uma estreia americana, Rania não realizou nenhum avanço internacional.[7][12] Logo após o lançamento de Masquerade, Teddy Riley revelou que estaria cortando qualquer tipo de ligação com o grupo. Em um comunicado lançado pelo mesmo, ele afirma que a DR Music estaria usando suas músicas sem dar os devidos créditos.[13][14] Em parte, dizia:

Em 16 de novembro de 2011, Rania realizou seu retorno com seu segundo extended play, intitulado Time To Rock Da Show.[15][16] O videoclipe da faixa promocional Pop Pop Pop, que foi inteiramente produzida por Brave Brothers,[17] foi lançada quatro dias depois.[18] Pouco depois, durante as promoções do single Pop Pop Pop, a DR Music revelou que os pais da integrante tailandesa Joy estavam com problemas financeiros após o dilúvio ocorrido na Tailândia.[19][20] Ela decidiu deixar o grupo. Apesar da DR Music ter afirmado que Joy estaria deixando o grupo para ajudar seus pais, ela publicou algumas mensagens indiretas em sua conta oficial no Twitter, afirmando que havia se desentendido com um representante da DR Music, no entanto, tal informação nunca foi confirmada.[21] O grupo continuou suas promoções com seis integrantes. Resumindo, Joy saiu do grupo por se desentender com um representante da DR Music, enquanto o grupo continuaria fazendo suas atividades normalmente.

Em 30 de maio de 2012, o grupo realizou seu retorno com o single Killer. Elas retornaram em 16 de setembro do mesmo ano com seu segundo single digital Style.[22] O videoclipe foi lançado em 20 de setembro e foi produzido pela YG Entertainment.[23] A integrante Jooyi não esteve presente neste retorno para focar em seus estudos.

2013–2014: Just Go e mudanças na formação[editar | editar código-fonte]

Rania realizou seu primeiro retorno do ano com o lançamento do single Just Go, acompanhado pelo primeiro álbum de estúdio homônimo.[24] Elas também anunciaram sua estreia americana, prevista para o verão de 2013.[25][26] Larry Rudolph e Adam Leber, dois dos gerentes da cantora Britney Spears, decidiram gerenciar todas as promoções do Rania nos Estados Unidos.[27] Em 21 de maio, Rania iniciou sua gravações para o reality show do grupo, previsto para der transmitido pela emissora MTV. O programa mostraria os preparativos das integrantes para sua estreia americana. Também foi anunciado que seu álbum americano teria colaborações com diversos artistas estadunidenses, incluindo Snoop Dogg e 2 Chainz.[28] No entanto, meses depois, foi confirmado que sua tão esperada estreia americana havia sido cancelada.[29] Em vez disso, o grupo gravou um comercial especial para o parque de diversões Woongjin Waterpark Play, e em 5 de julho, lançaram um single intitulado Up, especial para os fãs do grupo.[30][31]

Rania se apresentando no Hyosung Angel Village Festival, em 4 de outubro de 2013

Em 4 de maio de 2014, Rania assinou um contrato com a gravadora espanhola Ingenio Media e confirmou seu retorno previsto para julho, com o single digital Acceleration.[32] A gravadora confirmou que estavam em busca de duas novas integrantes ao grupo para substituir a integrante Riko, que estava ausente desde as promoções do single Just Go.[24][33] No entanto, em 29 de julho, um funcionário da Ingenio Media divulgou uma parte do single de retorno do Rania aos fãs, afirmando que o retorno do grupo estava demorando muito.[34] Na sequência, a gravadora lançou um comunicado afirmando que não estavam mais procurando novas integrantes para a substituição de Riko, e afirmou que qualquer mudança na formação do grupo deve ser feita pela empresa principal do Rania, DR Music.

No final de 2014, a integrante Saem parou de participar das apresentações ao vivo do grupo e desativou suas redes sociais, levando às especulações de que ela havia deixado o grupo, no entanto, nenhum anúncio oficial sobre sua saída foi feito. Logo depois, a DR Music anunciou a saída da integrante Riko, que anteriormente estava inativa, afirmando que ela desejava se focar em seus estudos. Pouco depois, a DR Music anunciou a entrada da nova integrante, Park Sha Ron. Ela havia sido modelo e ganhou diversos concursos de beleza.[35]

2015–2016: Demonstrate e mudança na formação[editar | editar código-fonte]

Em janeiro de 2015, a integrante Jooyi havia parado de se apresentar com o grupo, na qual a DR Music afirmou que ela estava simplesmente inativa. Logo depois, em 30 de abril, a integrante Sharon deixou o grupo para continuar sua carreira como modelo. Em julho, Rania realizou diversas apresentações em festivais com duas estagiárias da DR Music: Seulji e Hyemi. Logo depois, em outubro, o Rania confirmou seu retorno como um grupo de cinco integrantes, com seu terceiro extended play Demonstrate.[36] No dia 3 de novembro, foi confirmado que Seulji e Hyemi haviam se tornado integrantes oficial do grupo. Também foi confirmado que o single Demonstrate teria uma segunda versão com a rapper estadunidense Alex Reid.[37][38] No dia seguinte,[39] foi confirmado que Alex Reid havia se tornado uma integrante oficial do Rania, e no mesmo dia, revelou-se a saída oficial das integrantes Saem e Riko. Alex se tornou a primeira afrodescendente de um grupo feminino sul-coreano.[40] O videoclipe do single Demonstrate foi revelado no dia 4 de novembro. Horas após o lançamento do videoclipe, muitos fãs notaram que Alex não aparecia em nenhum momento no MV, apenas em sua parte. Mais tarde, a DR Music se pronunciou sobre o caso, afirmando que Alex havia tido um problema com seu visto de trabalho e não pôde comparecer às gravações do MV, portanto, as cenas de Alex haviam sido gravadas em dias separados e incluídos no MV.[41] Resumindo, a Sharon deixou o grupo; Seulji (mais tarde conhecida como ZiU), Alex e Hyemi adicionadas ao grupo e Alex sem nenhuma aparição no videoclipe.

Em meados de 2016, a DR Music anunciou que o nome do Rania estaria sendo listado no site MakeStar, onde os fãs podem contribuir financeiramente para as produções dos álbuns de seus artistas favoritos. Também foi informado que o suposto retorno do Rania (previsto para março) teria sido cancelado para agosto e que o grupo estava trabalhando em uma sub-unidade chamada H&X (Hyemi & Alex). Em 13 de junho, um representando do MakeStar anunciou que devido aos frequentes tentativas fracassadas de entrar em contato com um a DR Music sobre o projeto e o comportamento irresponsável e a postura assumida pelo criador do projeto Rania e nossa falta de vontade para ignorar o inconveniente que isso está causando aos participantes do projeto, o nome do Rania seria removido do site e o dinheiro seria devolvido aos fãs.[42]

Em 26 de maio, foi confirmado que as integrantes Kimdee, Tiyei e Xia deixariam oficialmente o Rania para formar um novo grupo chamado ELA8TE, agenciado pela Enter Hama Media.[43] Em 26 de junho, as integrantes restantes realizaram um evento na China com três supostas novas integrantes: Jieun, que havia sido integrante do grupo LPG, Jian e Crystal. No dia 16 de agosto, foi divulgado uma sessão de fotos com todas as seis integrantes para seu suposto retorno.[44] Em 15 de agosto de 2016, Alex confirmou que a liderança do grupo havia sido passada para ela.[45] Resumindo, Kimdee, Tiyei e Xia deixam o grupo e Jieun, Jian e Crystal adicionadas ao grupo.

2017: Start a Fire, Refresh 7TH, mudança na formação e Look At Me[editar | editar código-fonte]

Em 23 de dezembro de 2016, a DR Music revelou uma foto teaser onde todas as sete integrantes estavam sentadas em um sofá com apenas suas silhuetas.[46] No dia seguinte, foi reveleado a imagem de Hyemi e a nova integrante do grupo, Jieun. Em 25 de dezembro, as imagens de ZiU (anteriormente conhecida como Seulji) e Yumin foram reveladas.[47] Em 26 de dezembro, a DR Music revelou as imagens de Alex e a nova integrante chinesa TTabo.[48] Com o decorrer dos dias, surgiram rumores de que uma ex-integrante do grupo havia retornado, usando um novo nome artístico. Em 27 de dezembro, foi revelado as finais imagens de Saem, que havia retornado ao grupo usando seu novo nome artístico Yina.[49] No dia seguinte, o grupo lançou um videoclipe para seu novo single, Star a Fire.[50] Foi confirmado que Rania mudaria seu nome para BP Rania, acrônimo para Black Pearl Rania, insinuando que o grupo é uma existência rara na indústria musical sul-coreana.[51] O single Start a Fire foi lançado em 30 de dezembro, acompanhado pelo seu quarto extended play homônimo.[52] A DR Music anunciou: Através da empresa espanhola do Rania, Ingenio Media, a canção estará disponível em mais de cinquenta países.[53]

Em 10 de fevereiro de 2017, foi revelado que BP Rania irá iniciar suas promoções para o single Make Me Ah, incluída no extended play Start a Fire.[54] Também foi revelado que a líder Alex participará de toda a coreografia do single.[55] Dias depois, em 21 de fevereiro, um representante da DR Music revelou que a empresa foi abordada por uma agência de atuação dos Estados Unidos, estabelecendo uma oportunidade de atuação para a integrante Alex. Eles também declararam que esperavam que os fãs pudessem entender os benefícios dessa oportunidade e que permitiria que o grupo ganhasse exposição e ajuda ao sucesso de BP Rania expandindo sua base de fãs internacionais. A DR Music assegurou aos fãs do grupo que Alex continuaria sendo integrante do BP Rania e retornaria às promoções com o grupo em breve.[56]

BP Rania indo para as gravações do programa musical Music Bank, em 15 de setembro de 2017.

Em meados de março, a integrante Yina parou de se apresentar com o grupo nas apresentações ao vivo. A DR Music afirmou que ela estava focada em sua carreira de modelo e retornaria às promoções com o grupo no mês seguinte. Em 8 de junho, Yina anunciou sua saída oficial do grupo em uma publicação em sua conta no Instagram. A DR Music confirmou sua saída logo depois.[57][58]

Em 12 de agosto, o grupo retornou com o lançamento de seu quinto extended play Refresh 7TH, acompanhado pela faixa promocional Beep Beep Beep.[59] Houve controvérsias durante as promoções do single pois muitos fãs notaram que Alex tinha poucas linhas na canção, e esteve parada em todas as apresentações ao vivo enquanto as outras integrantes dançavam e cantavam normalmente.[60] Dias depois, em 19 de agosto, a DR Music revelou que Alex havia deixado o grupo para seguir uma carreira solo.[61][62] O grupo continuou suas promoções com cinco integrantes. No dia 13 de setembro, o grupo iniciou as promoções para o single Breathe Heavy, faixa do extended play Refresh 7TH.[63] [64]

Em 27 de dezembro, o grupo lançou a canção Look At Me como parte da trilha sonora do drama coreano da SBS, Happy Sisters.[65]

2018: Retorno como Rania, mudança na formação e Saida de Yumin e Ttabo[editar | editar código-fonte]

No dia 25 de janeiro de 2018, a DR Music revelou através de suas redes sociais que as integrantes do BP Rania iniciaram seus preparativos para seu retorno com um novo álbum.[66][67] Poucos dias depois, muitos fãs do grupo notaram a ausência da integrante TTabo em algumas aparições do Rania. Mais tarde, a DR Music emitiu um comunicado afirmando que TTabo estava na China para as gravações de um filme.[68][69][70]

Em 31 de maio, a DR Music lançou uma declaração revelando informações sobre o próximo álbum do grupo, previsto para ser lançado em junho de 2018. Confirmou-se também que o álbum consiste em três novas canções e cinco regravações de canções anteriores do grupo. Após o lançamento, o grupo irá realizar turnês na Malásia e Brasil, embora o retorno do grupo em junho tenha sido adiada. O grupo também irá lançar Rania Best Album em agosto. Também foi revelada a saída da integrante Yumin, que deixou o grupo por "estar enfrentando recentemente circunstâncias que tornam cada vez mais difícil para ela seguir o cronograma extremamente exigente do grupo".[71][72] Em 28 de junho, a DR Music anunciou a entrada da nova integrante tailandesa ao grupo, Namfon. Ela realizou sua primeira aparição oficial na turnê do grupo na Malásia.[73]

No dia 7 de novembro, quando perguntada via SNS, TTabo afirmou que ela é um “ex-ídolo”. Após a descoberta de que todos os membros restantes do grupo tinham removido "Rania" de suas contas de mídia social e que a empresa tinha desdobrado alguns dos membros, começaram a circular rumores de que a DR Music, enquanto empresa, tinha falido e não podia prosseguir as suas atividades do grupo, o que resultaria numa dissolução não oficial.[74][75][76][77][78]

2019: mudanças na formação, situação de Jieun e ZiU[editar | editar código-fonte]

Em 18 de agosto de 2019, Rania anunciou que eles vão se apresentar na Roménia a partir de setembro 4-5 através de sua conta oficial Instagram, com três novas membros confirmadas. É desconhecido se Ziue Jieun deixaram o grupo oficialmente. Em 28 de agosto, a conta oficial Rania YouTube carregou um vídeo confirmando o desempenho da Romenia, bem como revelando os três novos membros para ser SeungHyun, e YoungHeun.[79]

Rania se apresentando no Multicultural Festival, em 21 de setembro de 2011

Em 28 de agosto de 2019, o girl group Rania anunciou sua nova formação para se apresentar em um festival na Romênia, contendo Hyeme e três novas integrantes: Youngheun, ex-integrante do girl group Stellar, Seunghyun, e a ex-trainee da Pledis Entertainment, Larissa. Em 2020, foi anunciado através das mídias coreanas que DR Music decidiu dissolver o Rania estreando um novo grupo, o Blackswan, uma versão reformulada do Rania, com três das cinco integrantes da última formação, juntamente adicionando duas novas trainees: Fatou e Judy. Seunghyun decidiu não se juntar ao Blackswan. A estreia do grupo foi adiada diversas vezes por causa da Pandemia de Covid-19, com a DR Music sofrendo com problemas financeiros. Em 7 de agosto de 2020 ocorreu uma apresentação do grupo no PyongChang Peace Music Festival, aonde o grupo apresentou as canções "Tonight" e "Demonstrate" do grupo RANIA.

2020: Re-debut[editar | editar código-fonte]

Em 16 de outubro de 2020 o grupo debutou com a música Tonight" e o álbum Goodbye Rania, que traz três músicas inéditas e antigos singles do dissolvido Rania. No dia 10 de Novembro de 2020, Dr. Music revelou por nota oficial que o contrato de Hyeme havia expirado em 7 de novembro de 2020, e que a mesma optava por não renová-lo. Hyeme assinou seu contrato como membro do Rania em 2015, e com um período de contrato de seis meses restante, ela concordou em se juntar ao Black Swan até que a primeira atividade do grupo terminasse. Informou a gravadora. Também foi comunicado a pausa temporária nas atividades do grupo a partir de 11 de novembro de 2020.[80][81]

2021: Retorno e Nova Formação[editar | editar código-fonte]

Em 6 de março de 2021, foi revelado que Blackswan iniciou uma série de viagens coreanas em colaboração com o Centro Cultural Coreano da Bélgica.[82]

Em 10 de maio de 2021, a DR Music anunciou audições para adição de novas integrantes. Juntamente com isso um comeback previsto para mês de agosto sendo incluindo no mesmo essas novas integrantes.[83][84][85][86]

2022: Nova Formação[editar | editar código-fonte]

Em 26 de maio de 2022 foi anunciado a entrada de duas novas integrantes para o grupo, Gabi Dalcin e Sriya Lenka, sendo Sriya a primeira indiana a debutar em um grupo de kpop, fazendo com que o grupo fique com 6 integrantes em sua formação.

Dia 31 de julho de 2022, a DR Music anuncia a saída das duas integrantes coreanas, Judy e Youngheun, anunciando que o grupo seguiria promovendo novamente com 4 membros.[87]

Em 26 de dezembro de 2022, a DR Music anunciou a entrada da nova integrante NVee, nascida nos Estados Unidos da América, fazendo com que o grupo fique com 5 integrantes em sua formação. Apesar disso, segundo a DR Music, Leia está no Brasil em hiato, para cuidar de sua saúde mental.

2023–Presente:[editar | editar código-fonte]

Em 10 de maio de 2023, foi anunciado que Blackswan estaria lançando seu segundo álbum single "That Karma", em 19 de maio de 2023[88] Nesse período, Fatou afirmou através do aplicativo Veeper que a formação atual - consistindo de apenas quatro integrantes - se manteria inalterada, implicando que Leia não seria mais considerada uma membro do grupo: "Eu tenho visto que alguns de vocês estão preocupados quanto à adição de membros novos ao BLACKSWAN, mas acredite, nós quatro [Gabi, Nvee, Fatou e Sriya] somos a formação final do BLACKSWAN." [89]

Integrantes[editar | editar código-fonte]

  • Fatou (파투) (2020–presente)
  • Gabi (가비) (2022–presente)
  • Sriya (스레야) (2022–presente)
  • NVee (엔비) (2022–presente)

Ex-Integrantes[editar | editar código-fonte]

  • Yijo (이조) (2011)
  • Joy (조이) (2011–2012)
  • Riko (리코) (2011–2013)
  • Jooyi (주이) (2011–2015)
  • Sharon (샤론) (2014–2015)
  • Di (디) (2011–2016)
  • T-ae (티애) (2011–2016)
  • Xia (시아) (2011–2016)
  • Yina (이나) (2011–2014, 2016–2017)
  • Alexandra (알렉산드라) (2015–2017)
  • Yumin (유민) (2016–2018)
  • Ttabo (따보) (2016–2018)
  • Zi.U (지유) (2015–2019)
  • Jieun (지은) (2015–2019)
  • Namfon (남폰) (2018–2020)
  • Seunghyun (승현) (2019–2020)
  • Hyeme (혜미) (2015–2020)
  • Youngheun (영흔) (2019–2022)
  • Judy (주디) (2020–2022)
  • Leia (레아) (2019–2022)

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Discografia de BP Rania

Extended plays[editar | editar código-fonte]

  • The First Expansion In The Asia (2011)
  • Time To Rock Da Show (2011)
  • Demonstrate (2015)
  • Start A Fire (2016)
  • Refresh 7th (2017)

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

  • Just Go (2013)
Lista de álbuns, com posições nas paradas selecionadas
Álbum Detalhes Melhores posições Vendas
COR
Goodbye Rania

Singles[editar | editar código-fonte]

Lista de singles, com posições nas paradas selecionadas
Canção Ano Melhor posição Álbum
COR
[90]
COR
Hot

[91]
"Karma" 2023 That Karma
"Tonight" 2020 Goodbye Rania
"Close to Me" 2021 Close to Me
"—" denota títulos que não entraram nas paradas ou não foram lançados no país.

Videografia[editar | editar código-fonte]

Título Ano Diretor(es)
"Karma" M/V 2023 Sagan Lee
"Karma" (Vídeo Performance)
"Tonight" M/V 2020 Sagan Lee
"Tonight" (Vídeo Performance)
"Close to Me" M/V 2021
"Cat & Mouse" M/V Sagan Lee

Referências

  1. «Rookie Girl Group Rania Reveals Their leader». 26 de julho de 2010 
  2. «Rookie girl group Rania to debut in August». Allkpop.com. 25 de julho de 2010. Consultado em 29 de junho de 2012 
  3. «그룹 라니아의 티애, 박재범과 '하이프네이션' 출연 확정» [Rania's T-ae And Jay Park Confirmed To Appear In Hype Nation]. Korea Economic Daily (em coreano). 15 de junho de 2010 
  4. «Rookie Girl Group Rania To Hold Debut Showcase On April 6th». Allkpop.com. 30 de março de 2011. Consultado em 29 de maio de 2012 
  5. «[Update: MV] Rania Releases Debut Single, "Dr Feel Good"». Allkpop.com. 5 de abril de 2011. Consultado em 29 de junho de 2012 
  6. «Rania Adds New Member Yijo And Releases New Version Of "Dr Feel Good"». Allkpop. 17 de abril de 2011. Consultado em 17 de abril de 2011 
  7. a b «걸그룹 라니아 국내 최초로 한미 동시 데뷔» [Upcoming girl group Rania to debut in both America and Korea]. Heraldcorp.com (em coreano). 27 de setembro de 2010. Consultado em 28 de março de 2015 
  8. «Rania's Cheap Outfits And Sexy Choreography Are... "Schocking Visual"» (em coreano). Asiae. Consultado em 28 de setembro de 2017 
  9. «4Minute And Rania To Make Changes To Their Choreography And Outfits» (em coreano). Yonhap News. 12 de abril de 2011. Consultado em 28 de março de 2015 
  10. «Rania Revamps Choreography And Outfits, Adds 25 Second High note part». Allkpop. 15 de abril de 2011 
  11. «Rania To Return With Masquerade For Follow Up Promotions». Allkpop. 4 de junho de 2011 
  12. «Rania Unleashes Plans for U.S. And Asian Advancement». Allkpop. 3 de maio de 2011 
  13. «So Teddy And Rania Are Now Kaput. And now what?». Seoul Beats. 26 de maio de 2011 
  14. «Teddy Riley Leaves Rania». Allkpop.com. Consultado em 27 de setembro de 2017 
  15. «Rania Releases Second Extended Play, "Time To Rock Da Show"». Allkpop.com. 16 de novembro de 2011. Consultado em 19 de junho de 2012 
  16. «Rania | Time To Rock Da Show» (em coreano). Naver. 16 de novembro de 2011 
  17. «Rania To Make Comeback With Brave Brothers This Year». Allkpop.com. 3 de outubro de 2011. Consultado em 29 de junho de 2012 
  18. «RaNia Reveals "Pop Pop Pop" Music Video». Allkpop.com. 20 de novembro de 2011 
  19. «RaNia's Thai Member Joy Indefinitely Leaves Group; Brother Still Missing From Thai Floods». Mwave. 12 de junho de 2012 
  20. «Rania's Agency Explains Joys Absence» (em coreano). 12 de junho de 2012 
  21. «Has Joy Left Rania?». Wowkpop. 4 de abril de 2012 
  22. «Rania To Return As Five Members With New Single». Mwave. 20 de setembro de 2012 
  23. «Yang Hyun Suk Revealed To Be The Producer Bahind Rania's Comeback». Allkpop. 22 de setembro de 2012. Consultado em 22 de setembro de 2012 
  24. a b «[Video] RaNia Releases New MV and Explains Riko's Absence». Mwave. 8 de março de 2013 
  25. «Rania Signs With Empire Records To Begin Entry Into American Music Market». Mwave. 26 de outubro de 2012 
  26. «Rania To Start Promotions In The US During The Summer». Allkpop. Consultado em 27 de dezembro de 2017 
  27. «RaNia To Team Up With Britney Spears' Managers For Their U.S. Promotions». Allkpop. 28 de março de 2013 
  28. «RaNia to Collaborate with Snoop Dogg and 2 Chainz». Mwave. 2 de abril de 2013 
  29. «RaNia Plans Seven Country Promotional Tour + US Advancement Delay». 8 de julho de 2013 
  30. «The Ladies of RaNia Embrace The Warm Weather In Their Sexy 'Woongjin Play Doci' CF + Making Film». 12 de junho de 2013 
  31. «RaNia Splash Around In Bikinis For "Up" MV + Free Song Download». 4 de julho de 2013 
  32. «RaNia To Make Comeback In July With 'Acceleration' + Spanish Intro Added To 'Style' MV». 4 de maio de 2014 
  33. «RaNia To Hold An Audition To Recruit Another Members». Allkpop. 5 de maio de 2014 
  34. «Question About Rania To INGENIOmedia» (em espanhol). Facebook. 29 de julho de 2014 
  35. Drighk (24 de setembro de 2014). «[직캠] 140924 라니아 RANIA | Just Go (샤론)». Drighk. YouTube. Consultado em 24 de setembro de 2014 [ligação inativa]
  36. «RaNia To Demonstrate Strong Return After Two year Hiatus». Allkpop. 29 de outubro de 2015 
  37. «RaNia Drop Ton Of Teaser Images + Introduce New Members». Allkpop. 3 de novembro de 2015 
  38. «RaNia Demonstrate What They've Got In MV Teaser ft. American Rapper And Possibly New Member?». Allkpop. 3 de novembro de 2015 
  39. «라니아, 美 흑인 래퍼 알렉산드라 합류 '화려한 이력'» (em coreano). 4 de novembro de 2015 
  40. «RaNia To Promote With First Ever Official African American Member In K-Pop». 4 de novembro de 2015 
  41. «Rania Unveil Demonstrate MV Including New Member Alex». Allkpop. 11 de novembro de 2015 
  42. «Makestar is refunding the backers of RaNia's project, so they are literally cancelled». Asian Junkie. 13 de julho de 2017 
  43. «Members Leave RaNia And Company To Form New Girl Group?». Allkpop. 26 de maio de 2016 
  44. «Picture Of The Brand New RaNia Leaks». Allkpop. 16 de agosto de 2016. Consultado em 16 de agosto de 2016 
  45. «RaNia's Alex Confirms She's The New Leader Of Rania». Allkpop. 14 de agosto de 2016 
  46. «Rania Teasers For Comeback». Allkpop. 22 de dezembro de 2016 
  47. «Rania Drop Teaser Images For Zi.U And Youmin». Allkpop. 24 de dezembro de 2016 
  48. «Rania Drop Teaser Images For Alex And New Member Ttabo!». 25 de dezembro de 2016. Consultado em 27 de dezembro de 2017 
  49. «Rania Introduces The Final Member Of Group Before Comeback». Allkpop. 26 de dezembro de 2016 
  50. «RaNia 'Start a Fire' In Upcoming MV Teaser As BP Rania». Allkpop. 27 de dezembro de 2016 
  51. «라이브엔» (em coreano). 20 de janeiro de 2017. Consultado em 16 de fevereiro de 2017 
  52. «라니아, 7인조 완전체 컴백...BP라니아 로 본격 활동» (em coreano). Hankooki. 29 de dezembro de 2016 
  53. «Watch: BP RANIA Gets Ready To "Start A Fire" With Revamped Group In Comeback MV». Soompi. 29 de dezembro de 2016 
  54. «2월 스케줄이 업데이트 되었습니다 | 2월 14일 SBSMTV 더쇼 (Make Me Ah)». BP Rania Official (em coreano). Twitter. 10 de fevereiro de 2017 
  55. «ALEX WILL BE INCLUDED IN THE WHOLE COREOGRAPHY FOR MAKE ME AH». A1STSherlock (em coreano). Twitter. 10 de fevereiro de 2017 
  56. «DR MUSIC WAS APPROACHED BY A WELL ESTABLISHED PRODUCTION COMPANY WITH ACTIN OPPORTUNITY FOR ALEX». BP RANIA (em coreano). Facebook. 21 de fevereiro de 2017 
  57. «Yina announces her departure from BP RaNia». Allkpop. 8 de junho de 2017 
  58. «BP Rania Announces Yina Will Not Take Part In Next Comeback». Soompi. 8 de junho de 2017 
  59. «Update: BP Rania Shares "Beep Beep Beep" MV Teaser». Soompi. 12 de agosto de 2017 
  60. «BP Rania Perform "Beep Beep Beep", Which Has Alex Standing In Yhe Corner». Asian Junkie. 7 de agosto de 2017 
  61. «Alex From BP Rania Opens Up About Her Departure From Group». Soompi. 21 de agosto de 2017 
  62. «DR Music Announces Departure Of Alexandra From BP Rania». Soompi. 19 de agosto de 2017 
  63. «섹시 걸그룹 BP라니아, 신곡 Breathe Heavy 로 컴백» (em coreano). Sports Donga. 13 de setembro de 2017. Consultado em 27 de dezembro de 2017. Arquivado do original em 22 de dezembro de 2017 
  64. https://sucodemanga.com.br/bp-rania-e-a-nova-geracao-do-k-pop-suco-apresenta/
  65. «BP 라니아 SBS 아침 드라마 해피씨스터즈 OST 참가하다» (em coreano). Moreunikka. 30 de novembro de 2017. Consultado em 14 de abril de 2018 
  66. A1STSherlock (25 de janeiro de 2018). «THE LEGENDS ARE STARTING TO COMEBACK» (em inglês). Twitter. Consultado em 25 de janeiro de 2018 
  67. By yckim124 (25 de janeiro de 2018). «BP RANIA SHARE VIDEO OF THE MEMBERS RECORDING NEW ALBUM» (em inglês). Allkpop. Consultado em 25 de janeiro de 2018 
  68. «DR Music Says Once Again That Ttabo Is Not Leaving The Group». Allkpop. 5 de março de 2018. Consultado em 14 de abril de 2018 
  69. «DR Music Addresses Rumors of Ttabo Leaving Rania». Allkpop. 28 de janeiro de 2018. Consultado em 14 de abril de 2018 
  70. «RaNia Fans Wonder if Ttabo is Leaving The Group After All». Allkpop. 3 de março de 2018. Consultado em 14 de abril de 2018 
  71. «RaNia fans wonder if Yumin has left the group». Allkpop. 27 de maio de 2018. Consultado em 17 de junho de 2018 
  72. «Rania Announces Yumin's Departure And June Comeback». Soompi. 30 de maio de 2018. Consultado em 30 de maio de 2018 
  73. A1ST Central (28 de junho de 2018). «BP Rania will make their comeback in august» (em inglês). Facebook. Consultado em 28 de junho de 2018 
  74. «Ttabo Reported to Have Left RaNia for Good? • Kpopmap». 28 de novembro de 2018 
  75. «Ttabo left Rania». allkpop 
  76. «RaNia Disbanding? Members missing? Fanbases confused». allkpop 
  77. «Bizarre RaNia Social Media Behavior Has Fans Talking Disbandment & Disappearances». KpopMap. 13 de fevereiro de 2019 
  78. «Rania member ZiU says "Forget me not" ZiU in farewell message». allkpop 
  79. https://www.instagram.com/p/B1Utn0Unkkf/
  80. «'사기혐의 피소' 블랙스완 혜미, 법적 맞대응 "A씨 잠자리 요구했다"». 디스패치 | 뉴스는 팩트다! (em coreano). 10 de novembro de 2020. Consultado em 10 de novembro de 2020 
  81. «[한국언론의 세대교체 ◆브레이크뉴스◆] 블랙스완 혜미, "잠자리 등 과도한 요구에 기피..빌린 돈은 500만원 뿐"». 한국언론의 세대교체 ◆브레이크뉴스◆. 10 de novembro de 2020. Consultado em 10 de novembro de 2020 
  82. http://news.heraldcorp.com/view.php?ud=20210305000822
  83. https://sucodemanga.com.br/black-swan-esta-procurando-por-uma-nova-integrante-internacional/
  84. https://www.allkpop.com/video/2021/05/black-swan-to-hold-auditions-for-new-member
  85. https://revistaquem.globo.com/Entretenimento/kpop/noticia/2021/05/blackswan-anuncia-audicao-global-para-buscar-nova-integrante-do-grupo-de-k-pop.html
  86. https://entertain.v.daum.net/v/20210630100008757
  87. «Coreanas do Blackswan deixam grupo, que continuará com duas brasileiras, uma indiana e uma senegalesa». Extra Online. 1 de agosto de 2022. Consultado em 24 de dezembro de 2022 
  88. «BLACKSWAN reveal 'That Karma' track list & comeback schedule». ALLKPOP. 9 de maio de 2023. Consultado em 11 de maio de 2023 
  89. «Fatou Addresses BLACKSWAN's "Final Line-Up," Seemingly Confirming Leia's Departure From The Group». Koreaboo (em inglês). 31 de julho de 2023. Consultado em 20 de fevereiro de 2024 
  90. «Gaon Digital Chart!». gaonchart.co.kr. Consultado em 21 de outubro de 2020 
  91. «Billboard K-Pop Hot 100». www.billboard.co.kr (em coreano). Consultado em 21 de outubro de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]