Refilmagem

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Regravação)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde agosto de 2012). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Refilmagem (em inglês: remake , "refazer") corresponde a novas produções e regravações de filmes, telenovelas, jogos, seriados ou outras produções do gênero de ficção. É quando se produz novamente uma história já conhecida do público e que já tivera uma produção anterior, ou mesmo mais de uma com ajustes mais modernos e tecnológicos. Os casos mais comuns são os de regravação de filmes (também chamado de refilmagem[1][2]), de telenovelas e de videogames.

Quando se faz um remake (que pode ser traduzido como "nova versão" ou "regravação"), não quer dizer que tudo tenha de ser exatamente como o original, segundo os profissionais de ficção na TV e no cinema. Assim sendo, é comum a troca de nome dos personagens, de ambientação das tramas, caracteres que são incluídos ou tirados, em comparação de uma versão com outra. São as chamadas "regravações atualizadas".

Televisão[editar | editar código-fonte]

Na televisão brasileira, alguns exemplos de refilmagem são:

Na televisão portuguesa a refilmagem é um fenômeno recente, sendo o primeiro caso o de Vila Faia, remake da primeira novela portuguesa, a homônima Vila Faia de 1982 tendo sido ambas produzidas para e exibidas na RTP1.

Cinema[editar | editar código-fonte]

No cinema mundial, apesar de ocorrerem remakes de produções que foram sucesso de público e crítica no passado, muitas vezes ocorrem regravações de filmes lançados há poucos meses ou anos, ou de filmes de países diferentes. Um exemplo disso é The Ring (br: O Chamado; pt: O Aviso), de 2002, cujo original Ringu foi produzido no Japão em 1998. Outro exemplo cinematográfico desse fato é Nunca Mais Outra Vez, de 1983, uma refilmagem do filme de Thunderball, este pertencente à série oficial de James Bond (007). Nunca Mais Outra Vez é, na realidade, um filme não-oficial do 007. Outro exemplo de remake é Além da Escuridão - Star Trek é um remake de Star Trek II: The Wrath of Khan .O filme japonês Gojira fora refilmado em 1998 por Roland Emmerich, e a versão de Emmerich fora também refilmada em 2014, um caso denominado reboot.

Séries de animação[editar | editar código-fonte]

Séries de animação também são refeitas, baseando-se nas histórias originais, como é o caso de Power Rangers, um remake surgido na década de noventa da série japonesa super sentai  está última surgiu em 1975 Dragon Ball Kai, remake da série japonesa Dragon Ball Z, e ThunderCats, reboot do original.[3]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências