Catedral de Tui

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Abril de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Fachada ocidental gótica da Catedral
Tímpano gótico da portada ocidental que representa a Adoração dos Reis Magos
A Catedral dominando Tui
Claustro gótico da Catedral

A Catedral de Santa Maria de Tui está situada na cidade de Tui, na Galiza. Pertence à Diocese de Tui-Vigo. Durante a dominação sueva da Península Ibérica, Tui converteu-se em sede episcopal e a construção da catedral foi iniciada no século XII, aproximadamente em 1120 e foi terminada em 1180, em plena época do estilo românico. Neste estilo conserva-se a planta, a portada norte e a iconografia dos capitéis. Também contém elementos de estilo gótico na fachada principal, datada aproximadamente de 1225. Este dado tem importância, já que seria a primeira construção de estilo gótico de toda a Península Ibérica.

A catedral é o máximo expoente do patrimônio artístico de Tui. Situa-se na parte mais alta da cidade, na coroa do antigo castro de Tide, que deve ter existido antes do início da era cristã.

Pórtico Real[editar | editar código-fonte]

Situado na fachada oeste, com iconografia de meados do século XIII. Tem oito pares de colunas com estátuas de São João, São Pedro, Isaías, Moisés, Daniel, Jeremias (ou talvez Berenguela) e Fernando I (ou Fernando II) e Urraca de Portugal.

No tímpano desta fachada podem ser contempladas as seguintes cenas (Ver imagem à direita):

Interior[editar | editar código-fonte]

No interior da catedral pode-se ver:

Estes dois últimos são do século XVIII.

Capelas[editar | editar código-fonte]

  • Maior
  • Do Sacramento
  • De San Telmo

Galeria de imagens[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Catedral de Tui