Centro Universitário Cândido Rondon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde março de 2018). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Centro Universitário Cândido Rondon
UNIRONDON
Fundação 1988
Tipo de instituição Privada sem fins lucrativos
Localização Cuiabá, Mato Grosso
Página oficial www.unic.br

O Centro Universitário Candido Rondon (UNIRONDON) foi uma instituição de ensino superior privada da cidade de Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. Em 2016, o Centro Universitário foi incorporado à Universidade de Cuiabá (UNIC).

História[editar | editar código-fonte]

A Instituição Faculdades Integradas Cândido Rondon , é constituída, em dezembro de 1988, com a unificação da Faculdade de Ciências Econômicas e Contábeis Cândido Rondon e Faculdade Cândido Rondon, mantidas pela Associação Educacional Cândido Rondon e Associação Educacional Presidente Dutra respectivamente, ambas sediadas em Cuiabá, Estado de Mato Grosso. Por oportuno, registra-se que os associados das duas associações são os mesmos e que a Associação Educacional Presidente Dutra passa a ser a mantenedora da unificada.

Referida unificação se deu através da Portaria MEC nº 1.496, de 29 de dezembro de 1988, que aprova a unificação e o novo Regimento da unificada - Faculdades Integradas Cândido Rondon.

Os cursos oriundos da Faculdade de Ciências Econômicas e Contábeis Cândido Rondon - Ciências Econômicas e Ciências Contábeis, já tem mais de uma década de vida, vez que foram autorizados em 24 de agosto de 1988 e instalados em dezembro do mesmo ano.

Os cursos da Faculdade Cândido Rondon são mais recentes, datam de 1995, ano em que foram implantados os cursos de Administração, Tecnologia em Processamento de Dados, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Ciências Contábeis e Pedagogia.

Em 1996 começa a funcionar o curso de Ciências Sociais e em 1998 são autorizados mais quatro cursos: Turismo, Secretariado Executivo, Biblioteconomia e Direito.

A instalação dos cursos de Turismo e Secretariado Executivo, representam uma decisão de vanguarda uma vez que somente a análise geoeducacional seria insuficiente para determinar a opção. Para a mesma contou, sobretudo os determinantes desenvolvimentistas do Estado de Mato Grosso: sua vocação turística e o incremento empresarial, ambos decorrentes de políticas públicas.

O curso de Direito destaca-se por seu eixo organizacional dialético. Aos alunos é oportunizado conhecimentos acerca das várias linhas do Direito, bem como fóruns de debates sobre assuntos intrínsecos e extrínsecos ao curso.

Em 1999 é a primeira Instituição de ensino Superior do Estado de Mato Grosso a implantar os Cursos Seqüenciais por campo de saber, de diferentes níveis de abrangência, abertos a todas as pessoas que desejam obter qualificação técnica para ingresso mais rápido no mercado de trabalhos.

Desde 1996 vem consolidando sua Pós-graduação lato sensu. Em 2000 foram oferecidos com sucesso, os cursos de Análise e Auditoria Contábil; Perícia, Mediação e Arbitragem, Administração Contábil para Tomada de decisão e Planejamento e Gestão em Eventos e Turismo. Outros estão em andamento.

Confirmando o seu pioneirismo em 10 de maio de 2000 inaugurou o primeiro mestrado em Mato Grosso na área de Ciência da Computação em Convênio com a Universidade Federal de Santa Catarina e mais recentemente, agosto 2000 em convênio com CFC/FIPECAFI/FEA/USP e CRC-MT, implanta o curso de mestrado em Controladoria e Contabilidade, cujas aulas tiveram início dia 11 de setembro de 2000.

Em 2001, início do curso de graduação em Gestão Imobiliária. Parceria com a CFC/FIPECAFI/FEA/USPP e CRC-MT oferece o Programa de Mestrado em Controladoria e Contabilidade.

No ano de 2004, Credenciamento do Centro Universitário Cândido Rondon (Portaria MEC 3.607, de 8/11/2004).

Em 2016, o Centro Universitário Candido Rondon foi extinto, vindo a ser incorporado Universidade de Cuiabá (UNIC)[1] e sendo transformado em Centro Universitário de Cuiabá (UNIC)[2] [3]. A Faculdade Cândido Rondon foi vendida antes de extinção do Centro Universitário Cândido Rondon e passa ser controlada pela Sociedade Educacional Enes Nascimento[4].


Referências