Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Colaborador Z (discussão | contribs)
m Revertidas edições por 187.52.132.184 para a última versão por Luizdl (usando Huggle)
Linha 12: Linha 12:
Unia-se, assim, o sonho de Santos Dumont e o ideal de Montenegro.
Unia-se, assim, o sonho de Santos Dumont e o ideal de Montenegro.


Alexsandro Jonathan


==O DCTA no processo de urbanização==
==O DCTA no processo de urbanização==

Revisão das 19h21min de 25 de abril de 2012

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial , outrora Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial, é um "Grande Comando" do Comando da Aeronáutica, sendo um centro de referência mundial em pesquisas aeroespaciais, instalado na cidade paulista de São José dos Campos.

Fundado em 1953, é uma organização da Força Aérea Brasileira, que tem por finalidade a realização das atividades técnico-científicas relacionadas com o ensino, a pesquisa e o desenvolvimento aeroespaciais de interesse do Ministério da Defesa.

Origem

Lagoa do ITA, um dos produtos do planejamento urbanístico-arquitetôtico que deu origem ao CTA

Seu projeto remonta aos tempos de Santos Dumont, que num de seus livros, já havia notado que a região seria um local ideal para um centro que pudesse agregar conhecimento científico e técnico para uma escola que abrigasse seus próprios alunos.

Após a Segunda Guerra Mundial se iniciou um surto de industrializações no país. Nesta época, Casimiro Montenegro Filho estudou nos Estados Unidos e imaginou dotar o Brasil de um centro de estudos e tecnologia como o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussets). Desta visão, surgiu a idéia de criação, na década de 40, do CTA.

Unia-se, assim, o sonho de Santos Dumont e o ideal de Montenegro.


Alexsandro Jonathan

O DCTA no processo de urbanização

O fenômeno urbano no Vale do Paraíba foi mais evidenciado, a partir dos anos 50, em São José dos Campos.

Aeroporto de São José dos Campos com a cidade ao fundo

Graças à pesquisa dentro do então CTA, surgiu um produto de interesse do mercado, o que causou, em 1969, a fundação da EMBRAER para fabricar em série o avião “Embraer_EMB-110_Bandeirante”. Por conta disso e de outras pesquisas, várias outras indústrias se estabeleceram no município como fornecedoras de componentes para a grande indústria aeronáutica. Esta se fortaleceu devido à grande presença/disponibilidade de mão-de-obra qualificada, como os engenheiros formados pelo ITA.

Embraer-190, Produto da indústria aeronáutica nacional.

Neste contexto, o DCTA, o ITA e a indústria aeronáutica, de maneira geral, contribuíram para a industrialização de São José dos Campos na medida em que induziu o surgimento de novos bairros e o adensamento populacional nos bairros mais antigos. Isto por conta de uma migração de mão-de-obra vinda de várias partes do país para trabalhar diretamente na indústria aeronáutica ou em setores sob sua influência, além de outras indústrias de São José dos Campos.

Vocação na produção de tecnologia

O DCTA não tem vocação somente para a indústria aeronáutica, o conhecimento e a tecnologia gerada serve também à indústria em geral, podendo ser aplicada a vários campos do conhecimento.

Exemplos clássicos: motor a gás, motor a álcool para aviões, a urna eletrônica, o radar meteorológico, entre outros.

Institutos

IAE - Instituto de Aeronáutica e Espaço

Desenvolve atividades de pesquisa e desenvolvimento no campo aeroespacial. Com ênfase às áreas de materiais, foguetes de sondagem, sistemas bélicos, sistemas aeronáuticos, ciências atmosféricas, ensaios em vôo e ensaios de componentes aeroespaciais.

ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Ministra a educação e o ensino, necessários à formação de profissionais de nível superior nos setores da Ciência e da Tecnologia, nas especialidades de interesse da aviação em geral e do Comando da Aeronáutica, em particular. O Instituto mantém cursos de graduação, de especialização e extensão universitária e de pós-graduação. Promove, através do ensino e da pesquisa, o progresso da Ciência e da Tecnologia, relacionados com as atividades do Setor Aeroespacial.

IEAv - Instituto de Estudos Avançados

Desenvolve estudos e pesquisas em diversas áreas das ciências puras e aplicadas, tais como: física de alta energia, física nuclear, física de plasma, física molecular e atômica, física óptica, laser, desenvolvimento de software e eletrônica digital.

IFI - Instituto de Fomento e Coordenação Industrial

Atua em programas de apoio e de infra-estrutura industrial, para melhoria da qualidade e capacitação da indústria brasileira. O Instituto responde pela certificação militar e espacial de produtos da indústria aeroespacial, cuidando de programas de padronização, metrologia, qualidade industrial e de transferência de tecnologia, além de estar credenciado a fornecer às indústrias o certificado ISO 9000.

GEEV - Grupo Especial de Ensaios em Vôo

Ativado em 10 de fevereiro de 2006, sua finalidade é a execução das Atividades de Ensaios em Voo, a formação de pessoal especializado em Ensaios em Voo e Recebimento de Aeronaves, bem como a coordenação do quadro de tripulantes do DCTA na capacitação e execução das missões de apoio administrativo.

Unidades hóspedes

ICEA - Instituto de Controle do Espaço Aéreo

CCASJ - Centro de Computaçao da Aeronáutica de São José dos Campos

Ligações externas

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial
Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.