Compromisso de 1877

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Compromisso de 1877 foi um suposto acordo informal e não escrito criado pela intensamente disputada eleição presidencial nos Estados Unidos em 1876, que retirou tropas federais da política estadual do Sul e que terminou com a Era da Reconstrução, iniciada após Guerra Civil Americana. Através do compromisso, o republicano Rutherford B. Hayes foi eleito e venceu o democrata Samuel J. Tilden, no entendimento de que Hayes iria retirar as tropas federais, cujo apoio foi essencial para a sobrevivência de governos estaduais republicanos na Carolina do Sul, Flórida e Louisiana. O compromisso envolveu os democratas, que controlavam a Câmara dos Representantes, permitindo que a decisão da Comissão Eleitoral tivesse efeito. O presidente cessante, o republicano Ulysses S. Grant, retirou os soldados da Flórida. Como presidente, Hayes removeu as tropas restantes tropas da Carolina do Sul e Louisiana. Assim que as tropas saíram, muitos republicanos brancos também deixaram esses estado e os democratas "redentores" assumiram o controle. O que exatamente ocorreu ainda é alvo de contestações, visto que a documentação dessa época é escassa. Historiadores afro-americanos às vezes chamam o compromisso de "A Grande Traição".[1]

Referências

  1. Key Events in the Presidency of Rutherford B. Hayes American President: A Reference Resource Miller Center. Visitado em 8 de janeiro de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre os Estados Unidos é um esboço relacionado ao Projeto América do Norte. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.