Saltar para o conteúdo

Conquista

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja Conquista (desambiguação).

Conquista
  Município do Brasil  
Panorama da cidade de Conquista, vista do Parque do Cristo Redentor (2013).
Panorama da cidade de Conquista, vista do Parque do Cristo Redentor (2013).
Panorama da cidade de Conquista, vista do Parque do Cristo Redentor (2013).
Símbolos
Bandeira de Conquista
Bandeira
Brasão de armas de Conquista
Brasão de armas
Hino
Lema Pro Conquista fiant eximia

do Latim: "Por Conquista, faça-se o melhor"

Gentílico conquistense
Localização
Localização de Conquista em Minas Gerais
Localização de Conquista em Minas Gerais
Localização de Conquista em Minas Gerais
Conquista está localizado em: Brasil
Conquista
Localização de Conquista no Brasil
Mapa
Mapa de Conquista
Coordenadas 19° 56′ 13″ S, 47° 32′ 31″ O
País Brasil
Unidade federativa Minas Gerais
Municípios limítrofes Uberaba, Sacramento, Delta, Rifaina (SP) e Igarapava (SP)
Distância até a capital 486 km
História
Fundação 12 de outubro de 1911 (112 anos)
Administração
Distritos
Prefeito(a) Véra Lucia Guardieiro ([Sem partido], 2021–2024)
Vereadores 9 vereadores

Presidente da Câmara: Rodrigo Zara Faria (Partido Novo)

Características geográficas
Área total [2] 618,363 km²
População total (Estimativa IBGE/2024[3]) 6 864 hab.
Densidade 11,1 hab./km²
Clima temperado
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
CEP 38195-000 a 38199-999[1]
Indicadores
IDH (PNUD/2000[4]) 0,779 alto
PIB (IBGE/2010[5]) R$ 98 358,121 mil
PIB per capita (IBGE/2010[5]) R$ 30 933,72
Sítio www.conquista.mg.gov.br (Prefeitura)
www.camaraconquista.mg.gov.br (Câmara)

Conquista é um município na microrregião de Uberaba, no Interior de Minas Gerais, no Brasil. Sua população estimada em 2024 era de 6.864 habitantes. A área é de 618,0 quilômetros quadrados e a densidade demográfica, de 9,09 habitantes por quilômetro quadrado.

O município de Conquista é essencialmente agrícola. Porém, diagnósticos, estudos e levantamentos apontam sua forte vocação para o turismo, fator importante que, num futuro bem próximo, pode ser a redenção econômica e social, com geração de emprego e renda aos seus munícipios.

Seus limites são Uberaba a noroeste e norte, Sacramento a leste e Rifaina e Igarapava (estes em São Paulo) a sul.

Apesar de pequena, com cerca de sete mil habitantes, é conhecida como "Um Cantinho da Itália em Minas", por sua riqueza, beleza e qualidade de vida e ainda por ter siso adensada populacionalmente principalmente, por imigrantes italianos. É uma cidade com raízes na cultura europeia (portuguesa e italiana), onde se pode observar rios de águas limpas e encantar-se com o verde exuberante por toda a cidade. Ouvir o canto dos pássaros. Você pode observar ainda a beleza da arquitetura e o colorido dos jardins. Servir-se de comida farta e com qualidade. A herança dos imigrantes está presente na organização, na força do trabalho, no casario, na hospitalidade e na simpatia do povo.

Tem, como conterrânea conhecida nacionalmente, a autora de telenovelas Janete Clair, famosa por escrever Irmãos Coragem, Selva de Pedra, Pecado Capital, entre outras.

Domingos Vilela de Andrade, fundador do município.

A região era ocupada, até o século XVIII, por várias etnias indígenas, como os caiapós, bororos, parecis, carajás e araxás. Com a descoberta de ouro na capitania de Goiás no início desse século, a região passou a ser ocupada por aventureiros em busca de ouro. Nesse processo, foram exterminados não apenas os índios que existiam na região, mas também os inúmeros quilombos que aí existiam.[6]

A cidade de Conquista, localizada no Triângulo Mineiro, nasceu com as expedições que, no início do Século XIX, vieram explorar a região. As terras que formam o município foram doadas ao português Manuel Bernardes Nazianzeno da Silveira. Elas passaram por vários donos e, em 1888, o coronel Francisco Meireles do Carmo aqui se instalou, criando um armazém para fornecer mercadorias aos trabalhadores que construíam a estrada de ferro Mogiana

Em 1894, o doutor Crispiniano Tavares, baiano de Ilhéus, fez a planta do povoado, traçando e demarcando as ruas. Conquista tornou-se distrito de Sacramento em 1892, desmembrando-se do mesmo em 1911, consoante a divisão administrativa do Brasil. 

Conquista, antigo distrito criado em 1892 e 1901, tornou-se vila pela Lei Estadual nº 556, de 30 de agosto de 1911, sendo desmembrado do município de Sacramento. Conquista foi fundada por Domingos Vilela de Andrade, em 30 de agosto de 1911; porém, há um seleto grupo de pesquisadores historiadores que atribui tal feito ao coronel Antônio Alves da Silva, grande benemérito da cidade. Em 10 de setembro de 1925, Conquista foi elevada à categoria de cidade.[7][8]

Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes

[editar | editar código-fonte]

Terminada em 1927, revela os traços de uma comunidade exigente quanto aos detalhes, além de ser uma das mais belas da Arquidiocese de Uberaba. Encontra-se em destaque no centro da cidade, ornamentada frontalmente pela praça central, na qual encontramos uma fonte dedicada à Nossa Senhora de Lourdes. Também possui uma gruta ao lado, onde há uma cascata de água corrente.

A paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, foi criada em 1908, um ano após a fundação da Arquidiocese de Uberaba, da qual é integrante. Durante este período, muitos benfeitores são causa da situação atual, uma vez que a Igreja está totalmente restaurada e preservada em sua maior parte no aspecto original. O edifício da Igreja foi tombado em 2003 (Decreto nº 301/2003) pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural do município possuir importância tanto religiosa quanto arquitetônica e reconhecido o tombamento pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais - IEPHA em 2007. Um restauro foi executado pelo antigo pároco José dos Reis Naves, que realizou grandiosas obras na paróquia, obtendo destaque no serviço à comunidade, e reinaugurada em 1999, pelas mãos de dom Aloísio Roque Oppermann, arcebispo metropolitano de Uberaba.

Recebe destaque também, quando nos referimos à Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e à Comunidade Católica de Conquista, a pessoa de cônego Pedro Magalini, nascido em Guaxima, distrito integrante do Município de Conquista. O conhecido padre Pedro, iniciou logo na juventude os estudos destinados ao serviço do altar e, destacando-se, foi encaminhado para Roma, na Itália, quando terminou sua formação, sendo ordenado sacerdote da Sanctae Eclesiae Romanae na Basílica Papal de São Pedro, na Cidade do Vaticano. Também cursou em Roma seu Doutorado em Teologia. Voltando ao serviço arquidiocesano de Uberaba, após concluir seus estudos em Roma, assumiu a paróquia de sua terra natal, Conquista. Durante este lapso de tempo, passou a integrar o corpo docente da Escola Estadual Dr. Lindolfo Bernardes, onde logo assumiu a direção por inegável prestígio da comunidade, como por sua competência intelectual. Interrompeu seu frutífero trabalho após sofrer um acidente vascular cerebral, que deixou algumas sequelas, como diminuição dos movimentos, porém, mesmo assim, não entregou totalmente os serviços paroquiais. Por outro lado, foi compelido a deixar os trabalhos acadêmicos junto à escola. Faleceu em Conquista no ano de 2003, e ainda contribuía ativamente nos serviços paroquiais- embora não fosse mais o pároco da Santa Casa de Conquista e do Asilo São Vicente de Paula.

Na comunidade rural de Santa Maria, na divisa de Conquista e Sacramento, foi fundado o primeiro centro espírita rural do Brasil pelo grande médium conhecido como Tio Sinhô Mariano, e continuado o trabalho pelo também médium e humanitário Eurípedes Barsanulfo.

A região foi citada várias vezes pelo médium Chico Xavier como uma região de grande elevação espiritual, de "boas energias".

Conquistenses ilustres

[editar | editar código-fonte]

Entre os nascidos em Conquista, destaca-se a célebre escritora brasileira Janete Clair, autora de várias telenovelas de sucesso.

Referências

  1. Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. «Busca Faixa CEP». Consultado em 1 de fevereiro de 2019 
  2. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  3. «ESTIMATIVAS DA POPULAÇÃO RESIDENTE NOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS COM DATA DE REFERÊNCIA EM 1º DE JULHO DE 2015» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Consultado em 20 de janeiro de 2016 
  4. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  5. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2008_2010». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 
  6. Prefeitura de Sacramento. Disponível em http://turismosacramento.wixsite.com/turismosacramento/historico. Acesso em 15 de outubro de 2017.
  7. «Prefeitura Municipal de Conquista - Cidade - Fundação». conquista.mg.gov.br. Consultado em 23 de junho de 2012 
  8. «IBGE - cidades@ - Histórico - CONQUISTA (mg)». ibge.gov.br. Consultado em 23 de junho de 2012 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]