Contenda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Contenda
  Município do Brasil  
Portal na entrada da cidade
Portal na entrada da cidade
Portal na entrada da cidade
Símbolos
Bandeira de Contenda
Bandeira
Brasão de armas de Contenda
Brasão de armas
Hino
Gentílico contendense
Localização
Localização de Contenda no Paraná
Localização de Contenda no Paraná
Localização de Contenda no Paraná
Contenda está localizado em: Brasil
Contenda
Localização de Contenda no Brasil
Mapa
Mapa de Contenda
Coordenadas 25° 40' 33" S 49° 32' 06" O
País Brasil
Unidade federativa Paraná
Região metropolitana Curitiba
Municípios limítrofes Araucária, Balsa Nova, Lapa, Mandirituba, Quitandinha
Distância até a capital 46 km[1]
História
Fundação 1951 (73 anos)
Administração
Prefeito(a) Antônio Adamir Digner (Mostarda)[2] (UNIÃO [3], 2021 – )
Vereadores 9
Características geográficas
Área total [5] 299,037 km²
População total (censo 2022) [6] 19 128 hab.
Densidade 64 hab./km²
Clima subtropical (Cfb)[4]
Altitude [7] 908 m
Fuso horário -3 (UTC−3)
CEP 83730-000
Indicadores
IDH (PNUD/2010) [8] 0,681 médio
Gini (2010) [9] 0.4787
PIB (IBGE/2008[10]) R$ 141 791,72 mil
PIB per capita (IBGE/2020[10]) R$ 23 892,21
Sítio contenda.pr.gov.br/ (Prefeitura)
camaracontenda.pr.gov.br (Câmara)

Contenda é um município brasileiro do estado do Paraná, situado na Região Metropolitana de Curitiba com uma área de pouco menos de trezentos quilômetros quadrados.[11] Sua população, segundo dados do censo demográfico do Brasil de 2022, é de 19.128 habitantes.[12]

Diante do cultivo significativo de batatas na região que ocorre desde o início da fundação do município, Contenda ficou conhecida como a Capital da Batata,[13][14][15][16] título dado pelo Governo Federal na década de 1960.[17] Algumas famílias contendenses ainda mantêm a tradição do plantio de centenas de hectares do produto a cada ano, tanto dentro do perímetro municipal, como em municípios próximos, a exemplo de Lapa, Porto Amazonas, Campo do Tenente e Antônio Olinto.[18]

Etimologia[editar | editar código-fonte]

De origem geográfica, constituindo-se em referência ao Ribeirão Contenda, o qual banha o território municipal, Contenda é designação de luta, guerra ou esforço para se conseguir algo. Supõe-se que a denominação seja originária de uma disputa de terras às margens do Ribeirão Contenda que, na zona norte do município, faz barra no Rio Izabel Alves, próximo do distrito de Serrinha. Tal denominação é conhecida a partir do final do século XIX.

Também há o indício de que o nome do município deu-se em virtude de uma disputa ocorrida na região entre as famílias Padilha e Moreira. Ainda assim, há controvérsia quanto a isso, pois moradores antigos da região afirmavam que o nome “Contenda” era utilizado muito antes dessa contenda entre duas famílias.[19] O próprio Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, por exemplo, narra outra situação de contenda que teria dado origem ao nome do município. O Instituto afirma que poloneses que chegaram ao país foram encaminhados para o leste do município de Lapa, limítrofe a atual Contenda, e ali estabeleceram uma colônia. Contudo, encontraram no local diversos posseiros e, em efeito disso, a região foi palco de contendas pela posse das terras.[20]

História[editar | editar código-fonte]

A partir de meados do século XVIII, esta região passou a ser movimentada por conta da seção de sesmarias. Em torno de 1772, João Pereira Braga e sua mulher Josefa Gonçalves da Silva, donos de extensas áreas de terra na freguesia de Santo Antônio da Lapa, legaram ao seu filho, padre João da Silva Reis, para imensa propriedade rural, que produzia gado, milho e feijão. Este religioso, que era vigário em São José dos Pinhais, para ficar mais perto de sua fazenda pediu transferência para a Lapa, sendo, por conseguinte, seu primeiro pároco.

Mais tarde, o padre vendeu parte de suas terras a João da Cruz, o qual veio a estabelecer-se nesta região. João da Cruz tornou-se o primeiro grande proprietário de terras nesta região, após a subdivisão de sesmarias. Foi ainda patriarca de numerosa família, pai de de Amélia, casada com Bertoldo Nepomuceno, e de Abílio de Souza Pinto. De Amélia, João da Cruz teve os seguintes netos: Bento, Francisco, Ermelino, Antônio, Emílio, Placidina e Sebastião Nepomuceno Pinto. De Abílio de Souza Pinto e sua mulher nasceram: João, Francisca, que casou-se com Frederico Good Sobrinho e Juvêncio de Camargo e Souza, casado com Luzia Cordeiro.

Quando já existia um pequeno núcleo de povoação, chegaram João Soares Franco e seu irmão Constantino Soares da Silva, que graças ao trabalho desempenhado, à sua índole política e poder de liderança, muito contribuíram para o fortalecimento social e econômico do lugar. Há quem atribua a estes dois irmãos a fundação do núcleo, sendo que outras fontes afirmam ser obra de imigrantes poloneses e alemães e outras de ucranianos a poloneses.

O que deu consistência à povoação de Contenda foi o advento Estrada do Imperador, que recebeu esta denominação após a visita do Imperador D. Pedro II à cidade da Lapa, em 1880. Esta via, conhecida por Estrada da Mata encontrava-se em péssimas condições de trafegabilidade, antes da vinda de sua majestade, sendo que sua melhoria foi autorizada pelo próprio Imperador, que desejava conhecer as terras paranaenses.

Em 1878, o engenheiro inglês Walter Joslin, em companhia de seu concunhado Jaimes Good, deram início aos trabalhos de restauração da estrada. Nesta época residiam nas imediações, além de João Cruz, a família de Manduca Padilha e Moreira Pinto, mais tarde chegou o padeiro Pedro Mildemberger.

O território do município foi citado quando a Lapa se tornou freguesia, não como Contenda, mas sim como Lagoa das Almas “…foi erecta a 13 de junho de 1769. O seu Orago é o sr. Santo Antônio a quem se dedicou sua Igreja. Começa o seu limite no Ribeirão chamado de Izabel Alz'q, e está junto a Lagoa das Almas…”. E também na descrição da viagem do Imperador Pedro II ao Paraná, feita por Sebastião Ferrarini “…O único incidente ocorrido na viagem pelo Paraná foi quando, ao passar por Lagoa das Almas (no dia 2 de maio de 1880), tombou uma carruagem, pisando-lhe o cocheiro”.

Em 1895, colonos alemães e poloneses fundaram próximo ao rio Iguaçu o núcleo colonial de Contenda. Algum tempo após a fundação, a Colônia Contenda transformou-se em Distrito Administrativo no município da Lapa. Romário Martins nos diz que “…em 1932, o distrito possuía 15.000 habitantes, era próspero e aspirava constituir-se em município autônomo”.

A Lei Estadual n° 790, de 14 de novembro de 1951, sancionada pelo governador Bento Munhoz da Rocha Netto, criou o município de Contenda, com território desmembrado do município da Lapa. A instalação oficial deu-se no dia 14 de dezembro de 1952. O primeiro prefeito municipal foi Estanislau Szczypior.

Geografia[editar | editar código-fonte]

A zona rural de Contenda é compreendida, em sua maior parte, por lavouras. Também é o local onde muitos produtores rurais contendenses fixam residência. Alguns dos principais bairros rurais do município são Serrinha, Catanduvas do Sul, Campestre, Pocinho, Poço Grande, Fundo do Mato, São Pedro, Mato Dentro, Rio do Cacho, Passo da Cruz, Passa Passa, Lagoa das Almas e Vila Vernick.

O perímetro urbano do município consiste em sua maior parte, em bairros que levam o prefixo “Jardim” como termo inicial de seus nomes, como é o caso de Jardim Cionek, Jardim São João, Jardim Elizabete, Jardim Paraná, Jardim Dona Anita, Jardim Ana Franco Cordeiro, Jardim Santana, Jardim Santa Isabel, Jardim Esplanada, Jardim Ernesto Luiz Piel, Jardim Itapitubá e Jardim Planalto. Além do Centro, outro bairro do perímetro urbano é Pepes. No entanto, devido ao aumento da população contendense nos últimos anos, tem ocorrido um fenômeno que leva a bairros outrora distantes do Centro a vir a pertencer, ao menos em parte, ao perímetro urbano, como é o caso de Serrinha, Campestre e Lagoa das Almas, listados como bairros rurais.

Economia[editar | editar código-fonte]

Anterior ao período de sua fundação, a economia da região contava com a produção de erva-mate como fonte principal. Camponeses locais realizavam a secagem dos galhos do produto na fumaça dos fogões, procedendo, a seguir, com a moagem rústica. Tal moagem se dava com o uso de cambau — vara na qual era colocada em uma de suas extremidades um pedaço de madeira fixado numa dobradiça de couro bovino e, havendo o manejo da vara, ocorria a soca da erva-mate — seguida por uma segunda moagem, agora no pilão.[21]

À época da produção ervateira, a batata não era comercializada em decorrência da ausência de compradores desse tubérculo. Foi apenas nos anos de 1940 que ocorreu o início da venda desse produto, o qual vinha a ser transportado até atacadistas de cereais de outros municípios. Na década seguinte, surgiram os primeiros depósitos e grandes cerealistas contendenses.[21]

Na década de 1960, técnicos do Ministério da Agricultura estiveram no município acompanhando as atividades de cerealistas e notaram a expressiva produção de batatas, já superior a cento e vinte mil toneladas.[17] Com isso, Contenda passou a ser denominada de Capital da Batata. No entanto, tal título foi recebido com contrariedade por produtores de outros municípios, uma vez que acabava por prestigiar o produto contendense em detrimento da produção de outras localidades. Até os dias de hoje ocorre tal contrariedade, com o questionamento da validade do título de Contenda. A despeito do dissabor, fato é que o município segue sendo elencado como um grande produtor de batatas. Também há o registro na imprensa de entrevistas feitas com produtores rurais contendenses que, em busca de mais áreas para plantio, deslocam-se a outros municípios e arrendam centenas de hectares a cada safra.[18][22]

A economia contendense segue sendo essencialmente agrícola até os dias e hoje.[23] Nos últimos anos, administrações municipais tem se preocupado com a questão da ausência de outros modelos de negócio e tem estimulado o estabelecimento de indústrias dentro de Contenda, o que vem gradativamente alterando a realidade do contendense, que hoje conta com empregos sendo gerados em indústrias dentro do próprio município.

De um modo geral, o povo contendense ainda é composto em parte significativa por agricultores e trabalhadores rurais que, apesar das dificuldades que o ofício apresenta a cada dia e da baixa valorização e reconhecimento a esse tipo de atividade,[24][25] persistem a empregar suas forças no trabalho com a terra, buscando abastecer tanto os cidadãos contendenses, como os grandes centros consumidores vizinhos.[17]

Transporte[editar | editar código-fonte]

O município de Contenda é servido pelas seguintes rodovias:[26]

Referências

  1. «Distâncias entre a cidade de Curitiba e todas as cidades do interior paranaense». EmSampa. Consultado em 22 de setembro de 2017 
  2. «Candidatos a vereador Contenda-PR». Estadão. Consultado em 24 de junho de 2021 
  3. «Representantes». União Brasil. Consultado em 29 de setembro de 2022 
  4. «Análise Temática Integrada» (PDF). Prefeitura Municipal de Contenda. Consultado em 14 de fevereiro de 2023 
  5. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 
  6. «População no último censo [2022]». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 28 de junho de 2023. Consultado em 3 de julho de 2023 
  7. «Dados Gerais». Prefeitura Municipal de Contenda. Consultado em 14 de fevereiro de 2023 
  8. «Contenda (PR) - Cidades e Estados - IBGE». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 14 de fevereiro de 2010 
  9. «Dados Gerais». ÍNDICE DE GINI DA RENDA DOMICILIAR PER CAPITA - PARANÁ. Consultado em 14 de fevereiro de 2023 
  10. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  11. «Contenda - Informações sobre o município e a prefeitura». www.cidade-brasil.com.br. Consultado em 15 de fevereiro de 2023 
  12. «População de Contenda (PR) é de 19.128 pessoas, aponta o Censo do IBGE | Paraná | G1». g1 – Paraná. 28 de junho de 2023. Consultado em 3 de julho de 2023 
  13. Buiatti, Renato. «Nossa História». Prefeitura Municipal de Contenda - PR. Consultado em 14 de fevereiro de 2023 
  14. Londrina, Folha de (11 de julho de 2014). «Paraná concentra grandes produtores de batata | Folha de Londrina». Consultado em 15 de fevereiro de 2023 
  15. Administrador (12 de maio de 2015). «Capital das capitais». Dante Mendonça. Consultado em 15 de fevereiro de 2023 
  16. «Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos» (PDF). Prefeitura Municipal de Curitiba. 2015. Consultado em 14 de fevereiro de 2023 
  17. a b c MOREIRA, Hildemar Cardoso (1995). Contenda: Sua História e Sua Gente. Lapa: Gráfica Autêntica. p. 222 
  18. a b Bernardes, Flávio. «Eles são ‘polacos batateiros’, com muito orgulho, e estão faturando milhões». Gazeta do Povo. Consultado em 15 de fevereiro de 2023 
  19. «SAIBA MAIS - Confira a origem dos nomes de alguns municípios da RMC». Folha de Londrina. 14 de junho de 2007. Consultado em 29 de março de 2023 
  20. «Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - Contenda Paraná - PR - Histórico». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 29 de março de 2023 
  21. a b MOREIRA, Hildemar Cardoso (1995). Contenda: Sua História e Sua Gente. Lapa: Gráfica Autêntica. p. 221 
  22. Londrina, Folha de (27 de março de 2021). «Segundo maior produtor, Paraná responde por um quinto da batata cultivada no País | Folha de Londrina». Consultado em 15 de fevereiro de 2023 
  23. «Agricultores buscam a agregação de valor e renda dentro das pequenas propriedades». Portal O Vale. 21 de abril de 2016. Consultado em 15 de fevereiro de 2023 
  24. «Batata dá rasteira previsível no produtor | Rural Centro». ruralcentro.com.br. Consultado em 15 de fevereiro de 2023 
  25. «PR volta a sofrer com queda no preço da batata». Portal Agrolink. Consultado em 15 de fevereiro de 2023 
  26. «Sistema Rodoviário Estadual 2021» (PDF). 2021. Consultado em 14 de fevereiro de 2023 
  27. «Sistema Rodoviário Estadual». Departamento de Estradas de Rodagem. Consultado em 15 de fevereiro de 2023 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • FERREIRA, João Carlos Vicente (1996). O Paraná e Seus Municípios. Maringá: Editora Memória Brasileira. pp. 246–247 
  • MOREIRA, Hildemar Cardoso (1995). Contenda: Sua História e Sua Gente. Lapa: Gráfica Autêntica 
  • ROCHA, Sedinei Sales (2012). Contenda: Aspectos Gerais da Formação, Criação e Evolução do Munícipio. Contenda: Prefeitura Municipal de Contenda 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]