Dracula (1979)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Dracula é um filme anglo-americano de 1979 do gênero Horror dirigido por John Badham com fotografia de Gilbert Taylor. A canção original é de John Williams. Como ocorreu com o filme de 1931 com Bela Lugosi, o roteiro dessa adaptação da novela de Bram Stoker se baseou na peça teatral Dracula de Hamilton Deane e John L. Balderston. Com destaques para o ator Frank Langella (o mesmo protagonista do filme e que foi indicado para o Tony Award) e também para o cenário "Eduardiano" de Edward Gorey, a nova montagem da peça foi representada na Broadway em 900 ocasiões, durante outubro de 1977 e janeiro de 1980.

Elenco Principal[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem
Frank Langella Conde Drácula
Laurence Olivier Abraham Van Helsing
Donald Pleasence Dr. Jack Seward
Kate Nelligan Lucy Seward
Trevor Eve Jonathan Harker
Jan Francis Mina Harker
Janine Duvitski Annie
Tony Haygarth Milo Renfield
Teddy Turner Swales
Sylvester McCoy Walter

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Durante uma tempestade, o navio "Demeter" sofre um naufrágio no litoral de Whitby, Inglaterra, por volta dos anos de 1920. Apenas o passageiro Conde Drácula da Transilvânia é encontrado vivo, ajudado por Mina Van Helsing, uma frágil mulher que visitava sua amiga Lucy Seward, filha do médico de um manicômio local. Logo depois o Conde é convidado para jantar com Mina e seus amigos, Lucy e o pai dela, Dr. Jack Seward, na mansão que serve de manicômio. Durante o jantar, o Conde impressiona Lucy, provocando os ciúmes de seu namorado, Jonathan Harker, o procurador de Drácula e que o auxiliara na compra da propriedade da Abadia de Carfax.

Pouco depois Mina morre, causando remorsos em Lucy que acha que não ajudara a amiga doente. O Dr. Jack chama então à Inglaterra o pai de Mina, o Professor Abraham Van Helsing. O professor investiga os acontecimentos e logo suspeita de que Mina foi vítima de um vampiro.

Premiação[editar | editar código-fonte]

Venceu o Saturn Award de 1979 como "melhor filme de Horror".

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Em 1979, três grandes filmes sobre Drácula foram lançados: Nosferatu de Werner Herzog, o Drácula de John Badham e a comédia Love At First Bite. O sucesso da comédia pode ter sido responsável pela bilheteria modesta do filme de Badham, que desapontou o Estúdio. Não obstante, alguns consideraram a performance do ator Frank Langella como a melhor no papel desde Bela Lugosi.
  • O filme teve locações na Inglaterra: os interiores foram filmados no Shepperton Studios e em Black Park, Buckinghamshire. As cenas exteriores foram na Cornualha (para a cidade de Whitby), Tintagel (o manicômio de Seward) e o Monte St Michael (Abadia de Carfax).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]