Entre Douro e Minho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Abril de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo.
Entre-Douro-e-Minho, uma das seis províncias portuguesas durante a Idade Média

O Entre-Douro-e-Minho foi uma província do Norte Atlântico de Portugal, composta pelos atuais distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e parte dos distritos de Aveiro, Viseu e Vila Real, no tempo da monarquia portuguesa. Esta província foi donde surgiu a nacionalidade de Portugal e possui um forte perfil e coesão identitários, em termos físicos, naturais, humanos e sociais, sendo uma nomenclatura recorrente usada por vários demógrafos para referir o Noroeste de Portugal (Minho e Douro Litoral). As suas principais cidades eram o Porto e Braga.

Foi também uma das regiões administrativas da proposta de regionalização feita no referendo de 1998 e uma das sete regiões propostas durante o século XXI.

Composição[editar | editar código-fonte]

Distrito de Aveiro: Arouca, Castelo de Paiva, Espinho, Santa Maria da Feira.

Distrito de Braga: Amares, Barcelos, Braga, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Esposende, Fafe, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Terras do Bouro, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão, Vila Verde.

Distrito do Porto: Amarante, Baião, Felgueiras, Gondomar, Lousada, Maia, Marco de Canaveses, Matosinhos, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel, Porto, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia.

Distrito de Viana do Castelo: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte do Lima, Valença, Viana do Castelo, Vila Nova de Cerveira.

Distrito de Vila Real: parte do atual concelho de Montalegre, outrora pertencente ao extinto concelho de Ruivães.

Distrito de Viseu: Cinfães, Resende.

Municípios recentemente formados: Vizela (no distrito de Braga) e Trofa (no distrito do Porto).

História[editar | editar código-fonte]

Foi Regedor de justiça Real nesta Comarca Vasco Martins de Resende, que era do conselho do rei Afonso IV de Portugal e que foi, também, senhor da terra de Resende.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]