Saltar para o conteúdo

Primavera do Leste: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m coloquei o brasão e a bandeira
Etiquetas: Imagem externa Editor Visual
Linha 74: Linha 74:


==Educação==
==Educação==
No que tange a qualidade educacional do município é um tanto quanto relativo dado o bom número de escolas ligadas a diferentes redes de ensino. Na esfera municipal, temos aproximadamente 8 Centros Municipais de Educação Básica, e aproximadamente 6 escolas municipais que oferecem a população os chamados "Ensino Fundamental I e II". Quanto a escolas privadas, há 3: Instituto Educacional Nova Geração, da rede COC, Escola Mãe da Divina Providência; ensino anglo, e o Centro Educacional Primavera, conveniado ao Sistema Positivo de Ensino. Ofertam desde do ensino fundamental ao ensino médio. Há também escolas e berçários pertencentes a iniciativa privada. Já no que se refere a instituições de ensino superior há a UNIC, pertencente ao Grupo Kroton. Por fim, existe um campus do [[Instituto Federal de Mato Grosso]], o IFMT. Inaugurado em 2014, oferece cursos técnico integrado ao ensino médio em Eletrotécnica e Eletromecânica, e em 2015 começou a ofertar os cursos de Informática e Logística.
No que tange a qualidade educacional do município é um tanto quanto relativo dado o bom número de escolas ligadas a diferentes redes de ensino. Na esfera municipal, temos aproximadamente 8 Centros Municipais de Educação Básica, e aproximadamente 6 escolas municipais que oferecem a população os chamados "Ensino Fundamental I e II". Quanto a escolas privadas, há 3: Instituto Educacional Nova Geração, da rede COC, Escola Mãe da Divina Providência; ensino anglo, e o Centro Educacional Primavera, conveniado ao Sistema Positivo de Ensino. Ofertam desde do ensino fundamental ao ensino médio. Há também escolas e berçários pertencentes a iniciativa privada. Já no que se refere a instituições de ensino superior há a UNIC, pertencente ao Grupo Kroton. Por fim, existe um campus do [[Instituto Federal de Mato Grosso]], o IFMT. Inaugurado em 2014, oferece cursos técnico integrado ao ensino médio em Eletrotécnica e Eletromecânica, e em 2015 começou a ofertar os cursos de Informática e Logística, Em 2016 foi inaugurado as novas instalações, ofertando os cursos superiores de Automação comercial e Analise e Desenvolvimento de Sistemas


{{Referências}}
{{Referências}}

Revisão das 19h20min de 23 de maio de 2016

Primavera do Leste
  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de Primavera do Leste
[[1]]
Brasão de armas de Primavera do Leste
[de armas]
Hino
Lema "Cultivando novos dias"
Gentílico primaverense
Localização
Localização de Primavera do Leste em Mato Grosso
Localização de Primavera do Leste em Mato Grosso
Localização de Primavera do Leste em Mato Grosso
Primavera do Leste está localizado em: Brasil
Primavera do Leste
Localização de Primavera do Leste no Brasil
Mapa
Mapa de Primavera do Leste
Coordenadas 15° 31' 40" S 54° 20' 45" O
País Brasil
Unidade federativa Mato Grosso
Municípios limítrofes Paranatinga, Santo Antônio do Leste, Poxoréu, Dom Aquino, Campo Verde, Planalto da Serra e Nova Brasilândia.
Distância até a capital 240 km
História
Fundação 13 de maio de 1986
Administração
Prefeito(a) [Érico Piana Pinto Pereira] (2013–2016)
Características geográficas
Área total [1] 5 472,207 km²
População total (Estimativa IBGE/2015[2]) 57 452 hab.
Densidade 10,5 hab./km²
Clima Tropical subúmido (Aw)
Altitude 636 m
Fuso horário Hora do Amazonas (UTC−4)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [3]) 0,805 muito alto
PIB (IBGE/2011[4]) R$ 2 605 748,162 mil
PIB per capita (IBGE/2011[4]) R$ 49 161,35

Primavera do Leste é um município brasileiro do estado de Mato Grosso. Localiza-se a uma latitude 15º33'32" sul e a uma longitude 54º17'46" oeste, estando a uma altitude de 636 metros. Equipara-se a cidades como Lucas do Rio Verde, Campo Verde, cidades estas que apresentam um grande desenvolvimento em virtude da economia baseada no agronegócio.

História

Na década de 1960, a cidade chamava-se Bela Vista das Placas. A modificação para o atual nome ocorreu no dia 26 de setembro de 1979, com o apoio do pioneiro Edgard Cosentino, responsável por criar o projeto urbano na região.

Com um vertiginoso crescimento populacional, já no ano de 1981, face ao seu franco desenvolvimento, Primavera do Leste é elevada a categoria de Distrito, pertencente ao Município de Poxoréo, começando assim, a dar os primeiros passos em busca de sua independência política. A partir daí, vislumbrando um futuro promissor, uniram-se às forças representativas e lideranças do Distrito e, em 24 de agosto de 1984, criou-se a Comissão Pró-Emancipação do distrito, composta por vinte e seis abnegados pioneiros que escolheram por unanimidade, Darnes Egydio Cerutti para presidi-la. Como primeira sugestão, a comissão acatou o nome de Primavera D`Oeste, para o novo município pleiteado, nome este rejeitado pela Comissão de Emancipação da Assembleia Legislativa Estadual, pois o mesmo estava incorreto geograficamente em relação a localização no estado. Em vista disto, no dia 27 de junho de 1985 , por maioria simples, definiu-se que o novo Município deveria chamar-se Primavera do Leste, sendo de imediato rejeitadas as demais sugestões como Nova Primavera e Alto Primavera.

Cumpridas todas as demais formalidades legais, burocráticas e políticas que a questão exigia, para felicidade geral da Comissão, de desbravadores e pioneiros, o sonho tornou-se uma realidade. No plebiscito realizado no dia 21 de abril de 1986, de 1.142 eleitores, compareceram 741 eleitores, sendo que 704 votaram à favor da criação do Município de Primavera do Leste. Em 13 de maio de 1986, o então Governador do Estado de Mato Grosso, Júlio Campos, assinou a Lei estadual n°. 5.014, que outorgava ao distrito, a categoria de Município de Primavera do Leste.

Economia

É uma cidade em franco desenvolvimento, com destaque para as atividades ligadas a agricultura e ao comércio. A vocação turística é desprezada, com nenhum incentivo do poder público, porém vem ganhando destaque o investimento em grandes empreendimentos hoteleiros, a despeito da ampla rede já instalada e de não haver nenhum atrativo que justifique. O custo de vida é elevado. Faltam serviços de boa qualidade. Há uma bolha imobiliária na cidade. O preço dos imóveis não refletem a realidade do restante do Pais. Poucas famílias detêm enormes áreas no entorno da Cidade, forçando a elevação dos custos para construção civil. Alguns bairros, tem, seus terrenos com preços duplicados em questão de meses, apenas pela altíssima especulação. Há ainda um exagerado boom imobiliário que já começa a apresentar sinais claros de saturação, com grande quantidade de imóveis á venda, e muitos imóveis para locação em estagio final de construção, demonstrando que o volume de novas construções começou a superar a demanda real.

Em 2008 iniciou-se acelerado processo de industrialização no município, com o início da instalação de uma indústria esmagadora e refinadora de soja da multinacional Cargill, que industrializa grande parte da produção regional de soja, e mercantiliza a nível nacional o óleo de soja refinado Liza. A empresa mineira Granja Mantiqueira, a maior do país na produção de ovos, também se instalou no município e hoje possui uma capacidade produtivo de 2 bilhões de ovos por ano.

De acordo com a estimativa do IBGE em 2014, Primavera do Leste possui hoje um total de 56.450 habitantes.

Educação

No que tange a qualidade educacional do município é um tanto quanto relativo dado o bom número de escolas ligadas a diferentes redes de ensino. Na esfera municipal, temos aproximadamente 8 Centros Municipais de Educação Básica, e aproximadamente 6 escolas municipais que oferecem a população os chamados "Ensino Fundamental I e II". Quanto a escolas privadas, há 3: Instituto Educacional Nova Geração, da rede COC, Escola Mãe da Divina Providência; ensino anglo, e o Centro Educacional Primavera, conveniado ao Sistema Positivo de Ensino. Ofertam desde do ensino fundamental ao ensino médio. Há também escolas e berçários pertencentes a iniciativa privada. Já no que se refere a instituições de ensino superior há a UNIC, pertencente ao Grupo Kroton. Por fim, existe um campus do Instituto Federal de Mato Grosso, o IFMT. Inaugurado em 2014, oferece cursos técnico integrado ao ensino médio em Eletrotécnica e Eletromecânica, e em 2015 começou a ofertar os cursos de Informática e Logística, Em 2016 foi inaugurado as novas instalações, ofertando os cursos superiores de Automação comercial e Analise e Desenvolvimento de Sistemas

Referências

  1. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  2. http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=510704&search=mato-grosso  Texto "primavera-do-leste" ignorado (ajuda); Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 

Ligações externas

Predefinição:Hierarquia urbana do Brasil

Predefinição:Mesorregião do Sudeste Mato-Grossense

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Mato Grosso é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.