Santo Antônio do Leste

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Município de Santo Antônio do Leste
[[Ficheiro:
Bandeira Oficial de Santo Antonio do Leste
|125px|none|border|Bandeira de Santo Antônio do Leste]]
[[Ficheiro:
Brasão oficial de Santo Antonio do Leste
|85px|none|Brasão de Santo Antônio do Leste]]
Bandeira Brasão
Hino
Aniversário 28 de janeiro
Fundação 1.998
Gentílico santoantoniense
Prefeito(a) Miguel José Brunetta (PDT)
(2013–2016)
Localização
Localização de Santo Antônio do Leste
Localização de Santo Antônio do Leste no Mato Grosso
Santo Antônio do Leste está localizado em: Brasil
Santo Antônio do Leste
Localização de Santo Antônio do Leste no Brasil
14° 48' 21" S 53° 36' 21" O14° 48' 21" S 53° 36' 21" O
Unidade federativa  Mato Grosso
Mesorregião Nordeste Mato-Grossense IBGE/2008 [1]
Microrregião Canarana IBGE/2008 [1]
Municípios limítrofes Novo São Joaquim, Primavera do Leste, Paranatinga e Campinápolis.
Distância até a capital 367 km
Características geográficas
Área 3 596,798 km² [2]
População 3 757 hab. Censo IBGE/2010[3]
Densidade 1,04 hab./km²
Clima Não disponível
Fuso horário UTC−4
Indicadores
PIB R$ 234 915,716 mil IBGE/2008[4]
PIB per capita R$ 68 729,00 IBGE/2008[4]
Página oficial

Santo Antônio do Leste é um município brasileiro do estado de Mato Grosso. Sua população estimada em 2010 era de 3.757 habitantes.

História de Santo Antônio do Leste[editar | editar código-fonte]

A História de Santo Antonio do Leste- MT é relativamente recente levando- se em conta que as primeiras ocupações branca da região, segundo relatos que se tem é de um pouco mais de quatro décadas.

O que temos conhecimento é de que por volta do ano de 1960 já habitavam nesta região as famílias de Elias de Tal, Justino Farias este havia vindo da região onde hoje é conhecido por Paredão próximo de General Carneiro – MT e é parente do atual(2009) prefeito de Barra do Garças Sr. Vanderlei Farias, bem como do prefeito de Novo São Joaquim – MT, Leonardo Farias(2009); Senhor Camilo de Tal, vindo de Batuvi, município de Poxoréu - MT, esposo de Dona Brandina.

Já no ano de 1962 chega o senhor Angelino Adão Emiliano e sua esposa Gregoria Emiliana de Jesus, conhecida como dona Santa vindo da região onde hoje está a Vila Itaquerê Município de Novo São Joaquim - MT.

No ano de 1962 chega o casal Sr.Manoel Alves de Oliveira (Sr. Baiano) e Dona Maria Sebastiana de Jesus (In memória), desta feita, oriundos do Estado da Bahia vindo da região hoje conhecida como vila Itaquere, mais precisamente morador perto do córrego conhecido na época como “Chibante” afluente do rio das mortes.

Em1962 veio o Sr. Marculino depois de algum tempo residindo na região vendeu a propriedade para o senhor João Gabriel e dona Elça Nogueira Borges e chegaram aqui por volta do ano de 1963 vindo de Ponte Branca- MT, depois de alguns anos João Gabriel indo embora permanece dona Elça na terra e que mais tarde contraiu matrimonio com Sr. Flory Gomes da Silva (in memória) estabeleceram na região.

Assim que chegam, as famílias iniciam em condições precárias a exploração principalmente das atividades pecuária com umas poucas cabeças de gados, e praticam uma agricultura rudimentar de subsistência.

Era grande as restrições destes pioneiros, muitas dificuldades quanto a questão do deslocamento, para adquirir os gêneros alimentícios que não produziam tinha que ir muitas vezes a pé ou a cavalo até o povoado de Toriquejo distante aproximadamente 120 Km às margens do Rio das Mortes gastando dias de viagens.

Geografia[editar | editar código-fonte]

DEPENDÊNCIA GENEALÓGICA 


O município de Cuiabá deu origem ao município de Araguaya (depois extinto), que deu origem ao município de Registro do Araguaya (depois extinto), que deu origem ao município de Araguayana (depois extinto), do qual originou-se o município de Barra do Garças, que deu origem ao município de Novo São Joaquim, de onde se originou o município de Novo São Joaquim, que deu origem ao município de Santo Antonio do Leste.

DENOMINAÇÃO DOS HABITANTES Santo-antoniense-do-leste  LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA Mesorregião Nordeste mato-grossense, Microrregião Canarana.

FISIOGRAFIA

O município está localizado no Planalto Central, com altitudes entre 600 e 700 metros.. O solo varia entre arenoso e argilo-arenoso, de média fertilidade e coloração evoluindo de vermelha (menor parte) até amarela. A vegetação tipicamente é dominada por cerrado baixo (maior parte) e campos, em geral substituídos por lavouras.

RECURSOS HÍDRICOS

Santo Antônio do Leste encontra-se exatamente no divisor de águas Xingu/Araguaia, sendo que, na realidade, a sede municipal hoje está toda contida na Bacia do rio Araguaia, sub-bacia Rio das Mortes, mas futuras áreas de expansão da sede municipal poderão estar inseridas na Bacia do rio Xingu. Os cursos d’água de maior importância no contexto municipal são o ribeirão Quinze de Agosto e rio Kuluene, na Bacia Xingu; e o córrego Buriti e rio Suspiro, na Bacia Araguaia. Quanto ao aqüífero subterrâneo, os resultados obtidos com poços profundos já perfurados na cidade indicam vazões da ordem de 36 m3/h, com aproximadamente 150 metros de profundidade.


ELEITORES

Em Agosto/2012 conforme fonte do TSE existem 2.676 eleitores no Município de Santo Antonio do Leste, confira no link

LIMITES GEOGRÁFICOS

O Município de Santo Antonio do Leste faz fronteira a Leste com Primavera do Leste, ao Norte com Paranatinga, a oeste com Campinápolis, sudoeste com Novo São Joaquim e ao sul com Poxoréu.

RELEVO

O relevo é composto por grandes áreas planas, ocupadas principalmente por lavouras e vales com depressões, que formam os cursos d’água.

COORDENADAS GEOGRÁFICAS

Latitude : 14º49’09’’ Longitude: 53º37’09’’

EXTENSÃO TERRITORIAL

A extensão territorial do Município e Santo Antonio é de 4.147 km2.

BACIA HIDROGRÁFICA

Grandes Bacias do Amazonas e Tocantis.

FORMAÇÃO GEOLÓLICA

Coberturas não dobradas do Fanerozóico, sub-bacia ocidental do Paraná. 

HINO DO MUNICÍPIO DE SANTO ANTONIO DO LEST –MT[editar | editar código-fonte]

O TEU SOLO TEM  FERTILIDADE

E TEU CLIMA É PRIMAVERIL

QUE PRODUZ ALIMENTOS À VONTADE

AOS PATRÍCIOS DO NOSSO BRASIL.

RECEBIDOS DE BRAÇOS ABERTOS

DERRAMANDO SEU NOBRE SUOR

O IMIGRANTE FORJOU O PROGRESSO

COM A FOICE O MACHADO O TRATOR.

REF.:   SANTO ANTONIO DO LESTE QUERIDO

NOSSA TERRA MEU BERÇO MEU LAR.

CUJO LEMA É DE UM POVO AGUERRIDO

TRABALHAR, TRABALHAR, TRABALHAR.

SÃO PESSOAS  DE TANTOS ESTADOS

QUE CHEGARAM COM A MESMA INTENÇÃO

CONSTRUIR O SEU SONHO DOURADO

DE FARTURA DE PAZ E DE UNIÃO.

TRANSFORMANDO O NATIVO CERRADO

NUM CELEIRO DE GRANDE EXPRESSÃO, 

COM MILHÕES DE CABEÇA DE GADO

MILHO, SOJA, ARROZ E ALGODÃO.

REF.:   SANTO ANTONIO DO LESTE QUERIDO

NOSSA TERRA MEU BERÇO MEU LAR.

CUJO LEMA É DE UM POVO AGUERRIDO

TRABALHAR, TRABALHAR, TRABALHAR.

Referências

  1. a b «Divisão Territorial do Brasil». Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008. 
  2. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010. 
  3. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010. 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010. 
Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Mato Grosso é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.