Nova Lacerda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Município de Nova Lacerda
Bandeira indisponível
Brasão indisponível
Bandeira indisponível Brasão indisponível
Hino
Aniversário 26 de dezembro
Fundação 1995
Gentílico nova-lacerdense [1][2]
Prefeito(a) Valmir Moretto (DEM)
(2009–2012)
Localização
Localização de Nova Lacerda
Localização de Nova Lacerda em Mato Grosso
Nova Lacerda está localizado em: Brasil
Nova Lacerda
Localização de Nova Lacerda no Brasil
14° 28' 33" S 59° 36' 32" O14° 28' 33" S 59° 36' 32" O
Unidade federativa  Mato Grosso
Mesorregião Sudoeste Mato-Grossense IBGE/2008 [3]
Microrregião Alto Guaporé IBGE/2008 [3]
Municípios limítrofes Comodoro, Vila Bela da Santíssima Trindade, Conquista d'Oeste, Campos de Júlio
Distância até a capital 530 km
Características geográficas
Área 4 734,162 km² [4]
População 5 469 hab. Censo IBGE/2010[5]
Densidade 1,16 hab./km²
Altitude 190 m
Clima Tropical
Fuso horário UTC−4
Indicadores
IDH-M 0,719 elevado PNUD/2000 [6]
PIB R$ 61 239,424 mil IBGE/2008[7]
PIB per capita R$ 11 905,02 IBGE/2008[7]
Página oficial

Nova Lacerda é um município brasileiro do estado de Mato Grosso. Localiza-se a uma latitude 14º28'34" sul e a uma longitude 59º36'31" oeste, estando a uma altitude de 190 metros. Segundo o censo do IBGE de 2007,o município conta com 4.949 habitantes. Possui uma área territorial de 4.734 km².

História[editar | editar código-fonte]

Nova Lacerda foi criado pela desmembração dos territórios dos municípios de Comodoro e Vila Bela da Santíssima Trindade pela Lei Estadual nº 6.722 de 26 de dezembro de 1995,sendo que o ano de instalação do município foi em 1997.

Nova Lacerda é um município de grande extensão territorial, com população rural significativa, em crescimento populacional e econômico.

No setor elétrico o município é auto-suficiente na produção de energia elétrica e até exporta energia, pois possui (03) três PCHs em funcionamento e alguns outros projetos para novas construções.

Os munícipes mantêm-se informados através dos jornais Folha Regional, de Pontes e Lacerda e O Diário de Comodoro, além dos sinais abertos de Televisão, onde são retransmitidos os sinais da Rede Globo e Rede Record.

O município conta atualmente com uma agência dos Correios que atende a toda a população do município, mas sem sistema de entrega domiciliar de correspondências, e sem os serviços bancários usualmente oferecidos pelo Banco Postal.

A infraestrutura bancária de Nova Lacerda conta hoje com uma Agência do Banco Cooperativo Sicredi e um posto avançado do Bradesco, além de uma Casa Lotérica e dois outros correspondentes bancários (Sicredi/Bradesco) para pagamentos de boletos diversos.

Os serviços Municipais, Estaduais e Federais, são responsáveis por uma parcela importante de empregos oferecidos no município, tendo como principais órgãos a Prefeitura, Câmara, Agência Fazendária, INDEA-MT, Polícia Militar, Escola Estadual, Escola Municipal, e Correios.

Na esfera educacional a cidade possui Escolas Públicas Municipais de Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), no Ensino Médio possui uma Escola Pública Estadual, a escola Hermes José da Silva[8], uma Escola Técnica que oferta Educação Profissional Técnica de Nível Médio: a UNIDEP (Instituto Unificado de Educação e Pesquisa[9]), que oferta os cursos Técnico em Agropecuária, Técnico em Edificações, Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Segurança do Trabalho, uma extensão da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT[10]) que oferta o curso de Ciências Contábeis, e uma unidade do ICEV (Instituto e Consultoria Educacional de Vilhena[11]) que oferta diversos cursos de Graduação, Pós-Graduação Latu Sensu, Cursos de Mestrado e Cursos de Doutorado.

Atualmente importantes empregadores estão instalados nos arredores do município, tais como a Apoena (empresa mineradora) e a Usimat (usina de álcool), o que possibilita emprego e renda a grande parcela da população e faz com que o município receba um grande número de trabalhadores oriundos de todas as partes do país, o que gera uma população flutuante de cerca de 5% (cinco por cento) além do número oficial divulgado pelo IBGE.

Nesse contexto cumpre ressaltar que o agronegócio no Brasil responde há mais de uma década por uma parcela significativa do Produto Interno Bruto nacional, a região do Vale do Guaporé, onde se situa a cidade de Nova Lacerda, possui o terceiro maior rebanho bovino do estado de Mato Grosso, sendo que hoje o estado de Mato Grosso possui o maior rebanho do país.

Além disso o estado de Mato Grosso pela primeira vez na história se tornou, em 2011, o maior produtor de grãos do país, tendo neste contexto, evoluído significativamente a participação da cidade e da região do Vale Guaporé neste resultado.

Em sua sexta administração político-administrativa o Município vem se desenvolvendo em todos os setores da administração pública e conta com uma população de 5.469 habitantes, segundo o IBGE/2010. O setor turístico apresenta grande potencial, uma vez que pessoas vindas de várias regiões podem desfrutar de pescaria nos vários rios, banho na Cascata Uirapuru, Cascata da Funai, banho no Rio Guaporé, sem mencionar que o município possui vários lugares onde poderão ser desenvolvidas trilhas e passeios rurais, sempre acompanhados de várias paisagens, seja no cerrado ou em partes da floresta amazônica.

O município possui também outras atividades econômicas, sendo seu setor mais forte a pecuária de corte. Sua produção é vendida para os municípios vizinhos que abastece os frigoríficos da região. O comércio apresenta alguns supermercados de médio porte e lojas comerciais que atendem a população nas suas necessidades básicas.

As atividades agrícolas e o extrativismo vegetal e mineral, a criação de gado leiteiro de forma extensiva vem ampliando sua representatividade na economia do município. A sojicultura, bem como o plantio de grãos em geral, vem ganhando espaço e crescendo de forma bastante satisfatória, principalmente no cerrado, nas proximidades da Serra dos Parecis.

Com relação à saúde o atendimento é regular e satisfatório. A população é atendida no Centro de Saúde por 02 PSFs – Unidade de Saúde da Família, que contam com médicos, dentistas, enfermeiros, auxiliares e assistentes de enfermagem. A população rural também é atendida neste Centro de Saúde e os casos mais graves são encaminhados às unidades médicas do município de Pontes e Lacerda, Cáceres e Cuiabá, uma vez que a prefeitura firmou consórcio para atendimento a população.

Referências

  1. http://www.novalacerda.mt.gov.br/Historia/ Prefeitura de Nova Lacerda
  2. https://dicionarioegramatica.com.br/publicacoes-fixas/gentilicos-brasileiros/
  3. a b «Divisão Territorial do Brasil». Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  5. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  6. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  7. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 
  8. escolas. «Escola - Ee Hermes Jose Silva - Nova Lacerda - MT». Escol.as. Consultado em 28 de outubro de 2017 
  9. «Cursos». www.unidep.com.br. Consultado em 28 de outubro de 2017 
  10. «UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso». UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO. Consultado em 28 de outubro de 2017 
  11. «Verificação de segurança necessária». www.facebook.com. Consultado em 28 de outubro de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Mato Grosso é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.