Confresa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Confresa
  Município do Brasil  
De cima para baixo, da esquerda para a direita: visão noturna do estádio Camilão entre as avenidas Brasil e Centro Oeste, Visão diurna do estádio Camilão entre as avenidas Brasil e Centro Oeste, entrada do IFMT e visão noturna da cidade.
De cima para baixo, da esquerda para a direita: visão noturna do estádio Camilão entre as avenidas Brasil e Centro Oeste, Visão diurna do estádio Camilão entre as avenidas Brasil e Centro Oeste, entrada do IFMT e visão noturna da cidade.
De cima para baixo, da esquerda para a direita: visão noturna do estádio Camilão entre as avenidas Brasil e Centro Oeste, Visão diurna do estádio Camilão entre as avenidas Brasil e Centro Oeste, entrada do IFMT e visão noturna da cidade.
Símbolos
Bandeira de Confresa
Bandeira
Brasão de armas de Confresa
Brasão de armas
Hino
Gentílico confresense
Localização
Localização de Confresa em Mato Grosso
Localização de Confresa em Mato Grosso
Localização de Confresa em Mato Grosso
Confresa está localizado em: Brasil
Confresa
Localização de Confresa no Brasil
Mapa
Mapa de Confresa
Coordenadas 10° 38' 38" S 51° 34' 08" O
País Brasil
Unidade federativa Mato Grosso
Municípios limítrofes Vila Rica, Santa Terezinha, Porto Alegre do Norte, São José do Xingu e Santa Cruz do Xingu.
Distância até a capital 1 180 km
História
Fundação 29 de julho de 1978 (45 anos)
Emancipação 20 de dezembro de 1991 (32 anos)
Administração
Prefeito(a) Ronio Condão Barros Milhomem[1] (PP, 2021 – 2024)
Vereadores 11
Características geográficas
Área total [2] 5 801,945 km²
População total (est. IBGE/2020[3]) 31 510 hab.
Densidade 5,4 hab./km²
Clima Equatorial
Altitude 240 m
Fuso horário Hora do Amazonas (UTC−4)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [4]) 0,668 médio
PIB (IBGE/2018[5]) R$ Aumento 844 124,24 mil
PIB per capita (IBGE/2018[5]) R$ 27 815,74

Confresa é um município brasileiro do estado de Mato Grosso. Localiza-se a uma latitude 10º38'38" sul e a uma longitude 51º34'08" oeste, estando a uma altitude de 240 metros.

História[editar | editar código-fonte]

Fundação[editar | editar código-fonte]

A primeira denominação do núcleo de povoação que originou o município de Confresa foi Vila Tapiraguaia, uma fusão dos termos Tapirapé e Araguaia. Tratava-se de referência geográfica aos Rios Tapirapé e Araguaia, tributários formadores da Bacia do Tocantins.O termo Confresa é referência à Colonizadora Frenova Sapeva. Esta empresa era proprietária das Fazendas Reunidas Nova Amazônia, que abrangiam inúmeras propriedades agropecuárias, além de uma destilaria. Atualmente a empresa denomina-se Frenova Agropecuária Ltda.

A Colonizadora Confresa era dirigida por José Carlos Pires Carneiro e José Augusto Leite de Medeiros, mineiros estabelecidos em São Paulo. Vislumbraram, na década de setenta, o surgimento de uma cidade na região.

Com o passar do tempo, a Vila Tapiraguaia foi mudando de nome. As pessoas chamavam o local de Confresa, numa alusão à colonizadora, consolidando essa denominação, que posteriormente foi acatada oficialmente.

Formação administrativa[editar | editar código-fonte]

Confresa foi criada como distrito de Santa Terezinha, em 17 de abril de 1990. Foi elevada a município em 20 de dezembro de 1991, incorporando também pequenas áreas de Luciara e Porto Alegre do Norte. O distrito sede foi instalado em 1 de janeiro de 1993 e, em 19 de março de 1997, é criado o distrito de Veranópolis.

Geografia[editar | editar código-fonte]

A população atual é de aproximadamente 39.770 habitantes, sendo o município mais populoso da Microrregião Norte do Araguaia. Em 2013, a população era de 35.000 habitantes, distribuídos em 5.801,945 km², representando uma densidade demográfica de 5,23 hab./km². Estudos demográficos da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) mostraram uma taxa de crescimento urbano de cerca de 4,7% ao ano.

Relevo[editar | editar código-fonte]

A região de Juína está em território de grandes planaltos com declividade próxima a zero, embora algumas áreas possuam relevo ondulado. Em seu território, encontram-se a Depressão Araguaia e a Planície Bananal.

Clima[editar | editar código-fonte]

O clima da região de Juína é Equatorial quente e úmido, com 3 meses de seca (junho a agosto) e 3 de alta precipitação (janeiro a março), com precipitação anual de 2.000 mm. A temperatura média anual atinge 28°C, com máxima 41°C e mínima 15°C.

Vegetação[editar | editar código-fonte]

O território de Confresa se localiza em uma área de transição entre o Cerrado e a Floresta Amazônica.

Aeroporto[editar | editar código-fonte]

O aeroporto de Confresa foi construído em 14 de setembro de 1999 e entrou em operação em 23 de maio de 2005. Tem pista de terra com 1.120 metros de comprimento, sendo adequada apenas para aeronaves pequenas, e atendendo demandas de casos de urgências de saúde. O aeroporto é operado pela Asta Linhas Aéreas, que oferece voos para a capital Cuiabá, com escalas em São Félix do Araguaia e Água Boa.

Comunicação[editar | editar código-fonte]

Os principais meios de comunicação de Confresa são a televisão, telefones, celulares, o rádio e a internet.

Emissoras de TV[editar | editar código-fonte]

  • TV Confresa (canal 21) - Emissora de TV, afiliada ao Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).

Repetidoras de TV[editar | editar código-fonte]

Rádios FM[editar | editar código-fonte]

  • Rádio Confresa (FM 87.9).
  • Rádio Conti (FM 88.5).
  • Rádio Big (FM 90.3).

Rodovias[editar | editar código-fonte]

  • MT-430
  • MT-432
  • MT-437
  • MT-413
  • BR-158

Educação[editar | editar código-fonte]

Em nível escolar, o município sedia três CMEI's, 12 escolas municipais (Central, Tapiraguaia,Vida e Esperança, Agamenon Magalhães, Valdemiro Nunes, Santa Marta, Branca de Neve, Nova Bridão, Jacaré Valente, Tancredo Neves, Novo Planalto, Pau Brasil) e 9 estaduais (29 de Julho, Teotônio Carlos da Cunha, Waldir Bento, Sol Nascente, Militar Tiradentes Cabo PM José Martins de Moura, Antonio Alves Dias, Santo Antonio). Além disso, a Escola Creuslhi de Souza Ramos que oferece escola em tempo integral, pela manhã e à tarde, e um Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), à noite. Em 2017, foi construída a Escola Militar Tiradentes.

Em nível superior, Confresa sedia um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) com cursos técnicos em Agroindústria e em Agropecuária, quatro cursos superiores (Agronomia, Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Química, Licenciatura em Biologia e Licenciatura em Física) e Especialização em Ensino de Ciências e em Educação do Campo. E um campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Saúde[editar | editar código-fonte]

Em Confresa, está localizado o Hospital Municipal de Confresa (HMC), que é referência regional na região do Norte Araguaia. E uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) está em fase de construção.

Economia[editar | editar código-fonte]

A economia do município é ligada ao agronegócio, agricultura pecuária, serviços e comércio. Sedia uma unidade frigorifico do Grupo JBS, Unidades de Armazenamento de cereais. Nos últimos anos tem se instalado no município unidades de multinacionais do agronegócio que originam soja e milho e exportam para outros continentes.

Possui uma extrema relação comercial com a cidade de Goiânia, visto que, a maioria da população procura a capital goiana, por ser mais próximo do que a capital mato-grossense, Cuiabá.

Entre 1995 e 2013, o município registrou 1392 trabalhadores libertados de situações análogas à escravidão, o maior índice de todo o Brasil.[6] O município também registrou a maior libertação de escravos da história do Brasil numa única operação, com mais de 1,2 mil pessoas sendo resgatadas em 17 de junho de 2005.[7]

Referências

  1. Prefeito e vereadores de Confresa tomam posse Portal G1 - acessado em 2 de janeiro de 2021
  2. IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 
  3. «Estimativa Populacional de 2020». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Consultado em 15 de outubro de 2020 
  4. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  5. a b «Produto Interno Bruto de Confresa». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 31 de Janeiro de 2021 
  6. «Trabalho escravo contemporâneo». Escravo, nem pensar! - Uma abordagem sobre trabalho escravo contemporâneo na escola e na comunidade. [S.l.]: Repórter Brasil. 2015. ISBN 8561252235. Consultado em 3 de maio de 2015 
  7. Sakamoto, Leonardo (17 de junho de 2005). «1.200 escravos são libertados no MT; Severino fez lobby pela destilaria». Repórter Brasil. Consultado em 27 de maio de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Mato Grosso é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.