Estreito da Dinamarca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Não confundir com Estreitos Dinamarqueses.
Localização do estreito da Dinamarca.

Designa-se por estreito da Dinamarca (em dinamarquês: Danmarksstrædet, em islandês: Grænlandssund) a parte oceânica situada entre a Gronelândia e a Islândia, ligando o Mar da Groenlândia ao Mar de Irminger.[1][2] Apesar da sua designação, não está situado na Dinamarca como o nome sugere.

Tem cerca de 480 km de comprimento e 290 km de largura, sendo a máxima profundidade 650 m. A Corrente da Groenlândia Oriental passa pelo estreito, transportando água fria e inúmeros icebergs do Oceano Glacial Ártico para o Oceano Atlântico. É uma importante área de pesca.[3]

Referências

  1. Rasmus Ole Rasmussen. «Irmingerhavet» (em dinamarquês). Den Store Danske – Grande Enciclopédia Dinamarquesa. Consultado em 27 de agosto de 2015. 
  2. Vidar Hisdal. «Danmarkstredet» (em norueguês). Store Norske Leksikon - Grande Enciclopédia Norueguesa. Consultado em 27 de agosto de 2015. 
  3. «Havbundens geologi i Nordatlanten - fra Færøerne til Østgrønland» (em dinamarquês). GEUS. Consultado em 27 de agosto de 2015. 
Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia em geral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.