Futebol na França

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Futebol é um dos esportes mais populares da França e tem seus torneios profissionais, masculinos e femininos, organizados pela FFF. A seleção da França é uma das mais tradicionais na modalidade, tendo participado de 13 edições da Copa do Mundo, chegando em 2 finais e vencendo uma em 1998 contra o Brasil. Venceu a Copa das Confederações em 2001 contra o Japão e 2003 contra a seleção de Camarões. Também venceu a Eurocopa em 1984 contra a Espanha e 2000 contra a Itália.

Entre os clubes o Paris Saint-Germain se destacou nos últimos anos após ter se sido comprado pelo empresário e ex jogador de tênis do Catar Nasser Al-Khelaïfi que investiu muito no futebol, trazendo jogadores como Ibrahimovic, Cavani e David Luiz e conquistando o tricampeonato francês, apesar da recente boa fase, a equipe tem somente 5 títulos da Ligue 1, atrás de Saint-Étienne 10 títulos, Olympique de Marseille 9 títulos, Nantes 8 títulos, Lyon e Monaco ambos com 7 títulos, e Bordeaux e Stade de Reims ambos com 6 títulos.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1863, britânicos chegaram à França para praticar o esporte recém inventado em terras inglesas. Mais precisamente ao norte do país, o futebol era praticado predominantemente em escolas e, nos anos 1880, já se tornaria o esporte favorito das crianças.

Competições atuais[editar | editar código-fonte]

Cinco divisões e outras regionais e distritais compõem o futebol na França, atualmente. Embora apenas as duas primeiras e parte da terceira sejam profissionais, o esporte é um dos mais praticados no país.

Profissionais[editar | editar código-fonte]

  • Ligue 1: a primeira divisão francesa, composta por 20 clubes;
  • Ligue 2: a segunda divisão, também composta por 20 clubes;
  • Championnat National: contando com uma parte de clubes profissionais e outra maior parte amadora, é a terceira divisão e é disputada por 20 clubes.

Amadoras[editar | editar código-fonte]

Principais clubes[editar | editar código-fonte]

Nacionalmente, os que se destacam historicamente são Olympique de Marseille, Lyon, Saint-Étienne, Monaco, Nantes, PSG, Girondins de Bordeaux, Stade de Reims, Lille e Nice, estes possuem títulos nacionais múltiplos, tanto da Ligue 1, quanto da Copa da França.

Em âmbito internacional, o futebol francês não é muito tradicional, tendo apenas dois campeões europeus: