Hagiológio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Hagiologia)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2018). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Hagiológio é o nome que se dá à descrição, estudo e tratado sobre a vida dos santos, no cristianismo, ciência também conhecida como hagiologia. O autor de hagiológios é conhecido como hagiólogo.

Numa hagiografia, ao contrário da biografia, o hagiológio não tem a preocupação com o registro histórico de fatos, e sim da vida religiosa do biografado. Isso significa uma preocupação maior com os fenômenos da , e uma valoração das tradições e lendas tanto quanto dos fatos históricos propriamente ditos.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

No dia 8 de dezembro de 2004 foi fundada em Fortaleza, nordeste do Brasil, a Academia Brasileira de Hagiologia (ABRHAGI), para o estudo dos santos e dos candidatos à beatitude. Instalada em 11 de fevereiro de 2005, a academia é formada por 40 membros, sendo metade deles do estado do Ceará e a outra metade do restante do país.[1][2][3][4]


Referências

  1. LIRA, José Luis (org.). Academia Brasileira de Hagiologia - ABRHAGI: breve histórico. Sobral: Edições UVA, 2005, p. 16.
  2. Palestra sobre Hagiologia no calendário de atividades dos aposentados. Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. Acesso em 02 jul. 2018
  3. LIRA, José Luis. Brasileiro com alma africana: Antonio Olinto. Brasília: Ministério das Relações Exteriores, 2008, p. 181.
  4. AZEVEDO, Miguel Angelo de. Cronologia Ilustrada de Fortaleza - Roteiro para um turismo histórico e cultural. 2. ed. Fortaleza: Edições UFC, p. 237.
Ícone de esboço Este artigo sobre Catolicismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.