Ibirama

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ibirama

Municipio de Ibirama

  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de Ibirama
Bandeira
Brasão de armas de Ibirama
Brasão de armas
Hino
Lema Trabalho e Progresso
Gentílico ibiramense
Localização
Localização de Ibirama em Santa Catarina
Localização de Ibirama em Santa Catarina
Localização de Ibirama em Santa Catarina
Ibirama está localizado em: Brasil
Ibirama
Localização de Ibirama no Brasil
Mapa
Mapa de Ibirama
Coordenadas 27° 03' 25" S 49° 31' 04" O
País Brasil
Unidade federativa Santa Catarina
Municípios limítrofes Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, José Boiteux, Lontras, Presidente Getúlio e Rio do Sul
Distância até a capital 220 km
História
Fundação 8 de novembro de 1897 (126 anos)
Emancipação 1934
Administração
Distritos
Prefeito(a) Jucélio José de Andrade[1] (MDB, 2023 – 2024)
Vereadores 11
Características geográficas
Área total [2] 246,705 km²
População total (IBGE/2022[3]) 19,862 pessoas hab.
Densidade 80,38 hab./km²
Clima Subtropical
Altitude 150 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
CEP 89140-000
Indicadores
IDH (2010) [4] 0,737 alto
PIB (2020) [5] R$ 193873.454 mil
PIB per capita (IBGE/2020[5]) R$ 25 468,05
Sítio www.ibirama.sc.gov.br (Prefeitura)
www.camaraibirama.sc.gov.br (Câmara)

Ibirama é um município do estado de Santa Catarina, no sul do Brasil. Está a uma latitude 27º03'25" sul e a uma longitude 49º31'04" oeste, e altitude de 150 metros.

Localizada no centro do Vale do Itajaí, nas margens do Rio Hercílio, a cidade é acessada pela BR-470 e sua população estimada em 2022 era de 19 862 habitantes.

Atualmente é comandada pelo prefeito inteirino Jucélio José de Andrade, após o prefeito eleito Adriano Poffo ser afastado do Cargo

Topônimo[editar | editar código-fonte]

"Ibirama" é uma palavra tupi que significa "terra da fartura".

História[editar | editar código-fonte]

Até o século XVI, a região onde se localiza a cidade situava-se na fronteira entre o território tradicional dos índios carijós, no litoral e o território tradicional dos índios caingangues[6], no interior. A partir desse século, com a chegada dos exploradores europeus, as populações indígenas nativas passaram a ser perseguidas por estes para servirem de mão de obra escrava.

A atual cidade de Ibirama foi fundada em 8 de Novembro de 1897 com o objetivo de colonizar as terras catarinenses; o nome da sede da cidade, na época, era Hamônia. Seus colonizadores foram basicamente alemães e italianos.

Em 30 de março de 1897 foram doadas à Sociedade Colonizadora Hanseática terras de Santa Catarina destinadas à colonização. Essas terras eram localizadas entre os rios Hercílio e Itapocu. Essa sociedade foi criada em Hamburgo, na Alemanha.

No dia 7 de novembro de 1897 saíram da Subida (em Apiúna, Santa Catarina), o presidente da Sociedade Colonizadora Hanseática, A. W. Sellin; o engenheiro Emil Odebrecht; seis operários brasileiros e um cozinheiro alemão, em canoas subindo o Rio Itajaí-Açu até chegarem à confluência com o Rio Itajaí do Norte, onde pernoitaram.

No dia seguinte (8 de novembro de 1897) chegaram à Barra do Ribeirão Taquaras, onde foi oficializada a fundação. Foram feitas explorações, achou-se o lugar ideal para a sede da nova cidade, Hamônia.

Economia[editar | editar código-fonte]

As principais atividades econômicas do município são:

  • Agricultura;
  • Comércio;
  • Confecção de têxteis;
  • Pequenas e médias empresas;
  • Setor Moveleiro;
  • Turismo.

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

Educação[editar | editar código-fonte]

Ibirama possui um campus da Udesc, o Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), que oferece os cursos de Ciências Contábeis, Engenharia Civil e Engenharia de Software, assim como um campus do Instituto Federal Catarinense, ambos localizados no bairro Bela Vista.

Saúde[editar | editar código-fonte]

Localizado no centro da cidade, o Hospital Dr. Waldomiro Colautti faz parte da rede de hospitais públicos de Santa Catarina e atende toda a região do Alto Vale do Itajaí. A cidade também é provida de uma corporação de bombeiros voluntários que atendem a região desde 1983 e hoje operam juntamente com uma ambulância do tipo USB do SAMU.

Turismo[editar | editar código-fonte]

Ibirama é localizada no interior do Vale do Itajaí. Suas riquezas naturais são inestimáveis. Lá encontram-se belos rios e riachos, mata atlântica virgem e belas paisagens em geral. Conhecida como a cidade dos belos panoramas, possui também o título de Capital Catarinense do Turismo de Aventura.

Entre suas atrações ecológicas pode-se destacar:

Em parte do município de Ibirama está localizada a Floresta Nacional de Ibirama, que abrange também os municípios de Apiúna e Ascurra. A FLONA de Ibirama, como é conhecida, é uma unidade de conservação federal com área de 570 hectares, ocupada principalmente por florestas nativas e exóticas. Na unidade, são realizadas atividades de visitação, pesquisa científica, educação ambiental, fiscalização e desenvolvidos projetos envolvendo as comunidades do entorno, principalmente a de Ribeirão Taquaras, onde fica a sede e o acesso principal à unidade de conservação.

Periodicamente acontece na cidade a festa natalina Weihnachtsmarkt (Mercado de Natal), geralmente no primeiro fim de semana de dezembro, com shows artísticos, exposição de artesanato, gastronomia típica e o tradicional desfile de lanternas e alegorias.

Esporte[editar | editar código-fonte]

O clube de futebol da cidade, o Atlético Hermann Aichinger, disputa com frequência a primeira divisão do Campeonato Catarinense, tendo sido vice-campeão em 2004 e 2005, o que lhe permitiu disputar a Copa do Brasil em 2005 e 2006. A equipe disputa suas partidas no Estádio da Baixada, que tem capacidade para 6.000 pessoas.

Ibirama também se destaca no cenário estadual e nacional com vários atletas de downhill, badminton e atletismo, entre outros.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. [1] em ibirama.sc.gov.br
  2. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 
  3. https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/sc/ibirama.html  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  4. https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/sc/ibirama.html)  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  5. a b https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/sc/ibirama.html)  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  6. Demarquet, Sonia de Almeida. 1983. Os Xokleng de Ibirama (uma comunidade indígena de Santa Catarina). Boletim do Museu do Índio. Rio de Janeiro: Museu do Índio (Funai). Documentação n. 3, 64 p.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Ibirama


Ícone de esboço Este artigo sobre municípios de Santa Catarina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.