Saltar para o conteúdo

Georgino Avelino: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
bot: revertidas edições de 189.124.163.154 ( erro : -25), para a edição 24794624 de Fasouzafreitas
Linha 1: Linha 1:
{{sem-fontes|Brasil=sim|sociedade=sim|data=junho de 2009}}
<livro de batismo de Angicos></ref>{{sem-fontes|Brasil=sim|sociedade=sim|data=junho de 2009}}
'''José Georgino Alves e Sousa Avelino''', mais conhecido como '''Georgino Avelino''' ([[Angicos]], [[31 de julho]] de [[1888]] — [[Rio de Janeiro (cidade)|Rio de Janeiro]], [[2 de abril]] de [[1959]]), foi advogado, jornalista, banqueiro, diplomata e [[político]] [[brasil]]eiro.
'''José Georgino Alves e Sousa Avelino''', mais conhecido como '''Georgino Avelino''' ([[Angicos]], [[31 de julho]] de [[1886<ref><ref><ref><ref><ref><ref>inserir fonte aqui</ref>inserir fonte aqui</ref>inserir fonte aqui</ref>inserir fonte aqui</ref>inserir fonte aqui</ref>inserir fonte aqui</ref>]] — [[Rio de Janeiro (cidade)|Rio de Janeiro]], [[2 de abril]] de [[1959]]), foi advogado, jornalista, banqueiro, diplomata e [[político]] [[brasil]]eiro.
Foi braço direito do Presidente Dutra, responsável por escrever seus discursos, além de ter sido também Diretor de Turismo e Propaganda da Universidade do DF.
Foi braço direito do Presidente Dutra, responsável por escrever seus discursos, além de ter sido também Diretor de Turismo e Propaganda da Universidade do DF.



Revisão das 13h51min de 7 de março de 2012

<livro de batismo de Angicos></ref>

José Georgino Alves e Sousa Avelino, mais conhecido como Georgino Avelino (Angicos, 31 de julho de [[1886Erro de citação: Elemento de fecho </ref> em falta para o elemento <ref>inserir fonte aqui</ref>inserir fonte aqui</ref>inserir fonte aqui</ref>inserir fonte aqui</ref>inserir fonte aqui</ref>]] — Rio de Janeiro, 2 de abril de 1959), foi advogado, jornalista, banqueiro, diplomata e político brasileiro. Foi braço direito do Presidente Dutra, responsável por escrever seus discursos, além de ter sido também Diretor de Turismo e Propaganda da Universidade do DF.

Foi deputado federal de 1924 a 1926 e, em 1945, foi interventor no Rio Grande do Norte.

Posteriormente foi eleito senador, com sucessivos mandatos de 1946 a 1955 e de 1955 a 1959. Durante o primeiro mandato foi um dos signatários da Constituição de 1946, vindo a falecer no exercício do segundo.

Quando exercia a função de Adido Consular em Gênova, Itália, casou-se com Maria Astengo Avelino, com quem teve quatro filhos: Pedro, Georgina, George e Fernando.

Apesar de potiguar, esteve ligado diretamente à implementação do projeto de loteamento inicial, em 1958 e 1959, que deu origem ao bairro carioca do Recreio dos Bandeirantes, através da Companhia Recreio dos Bandeirantes.

Em sua homenagem, foi criado o município de Senador Georgino Avelino no Rio Grande do Norte.

Precedido por
Antônio Fernandes Dantas
Governador do Rio Grande do Norte
1945
Sucedido por
Miguel Seabra Fagundes