Merodaque-Baladã II

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Merodach Baladan)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Merodaque-Baladã II
Nascimento Século VIII a.C.
Morte Século VIII a.C.
Cidadania Babilônia
Ocupação soberano

Merodaque-Baladã, Marduque-Baladã ou Berodaque-Baladã II (em acádio: ESMES.A.SUM-na; transl.: Marduk-apla-iddina II , "Marduque ofereceu um filho") foi um rei caldeu que governou uma tribo chamada Bite-Iaquim por um tempo e depois se tornou rei da Babilônia entre os anos de 722 a.C. à 710 a.C. e, em seu segundo reinado, entre 703 a.C. à 701 a.C..[1] Foi filho de Baladã.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Durante seu primeiro reinado, Merodaque-Baladã II se aliou aos elamitas, pois queria se livrar da Assíria. Porém, o rei assírio Sargão II (r. 722–705 a.C.) ficou sabendo sobre esta rebelião, então não teve escolha senão depor os elamitas para sua terra Elão, em Arã e em Israel e tirar o rei caldeu do trono babilônico em 710 a.C., e assim a Babilônia ficou sob o poder assírio.

Em 703 a.C., enquanto os babilônios estavam guerreando contra os assírios, liderado por Senaqueribe (r. 705–681 a.C.), Merodaque-Baladã II conseguiu entrar na Babilônia e se declarar novamente rei. Durante seu segundo reinado, Merodaque-Baladã soube da doença de Ezequias (r. 726–697 a.C.), rei de Judá, e então enviou servos à Jerusalém. Após Ezequias ter mostrado aos servos o palácio inteiro e inclusive o templo, o profeta Isaías avisa que Judá seria tomada pelos babilônios, liderados por Nabucodonosor II (r. 605–562 a.C.), rei posterior de Merodaque-Baladã, e os três últimos reis seriam os escravos dele.[2] Ao passar 9 meses, em 701 a.C., Merodaque-Baladã II guerreou contra os assírios em Quis, mas foi derrotado, e foi em Elão para sobreviver.[3] Ele faleceu no exílio em 700 a.C..

Precedido por
Salmanaser V
Rei da Babilônia
722 a.C. - 710 a.C.
Sucedido por
Sargão II
Precedido por
Marduquezaquirsumi II
Rei da Babilônia
703 a.C. - 701 a.C.
Sucedido por
Belibni

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Empresa cooperativa americana-israelense, Merodach-Baladan Biblioteca Virtual Judaica, acesso em 12 de maio de 2018.
  2. II Reis 20:17
  3. Jean-Jacques Glassner, Mesopotamiam Chronicles , Atlanta, 2004, p. 197